sábado, 25 de agosto de 2012

Liga ZON Sagres | FC Porto 4-0 Vit. Guimarães


Esta noite, no Estádio do Dragão, o FC Porto goleou o Vitória de Guimarães por 4-0, num jogo da 2ª jornada da Liga ZON Sagres. Lucho González (2), Hulk e Jackson Martínez (de grande penalidade) apontaram os golos.



Eis a constituição das equipas:

FC Porto



Os dragões empataram a zero em Barcelos diante do Gil Vicente na jornada inaugural do campeonato, depois de terem conquistado a Supertaça diante da Académica.
Emídio Rafael é o único ausente, devido a lesão.


Vitória de Guimarães



Os vimaranenses também registaram um empate sem golos na primeira ronda da Liga ZON Sagres, em casa, frente ao Sporting.
A última vez que o Vitória conseguiu vencer no terreno do FC Porto foi em 1995/96, num triunfo por 3-2, e o derradeiro empate remonta a 2004/05 (0-0).
João Amorim e Dinis estão lesionados.


16’ Lucho tentou um passe para Jackson Martínez, N’Diaye interceptou-o, no entanto, no ressalto a bola voltou ao argentino que à entrada da área apontou um bonito golo.


O FC Porto estava a controlar a partida e a ser dominador, e apesar de não criar grandes situações para marcar, o golo veio acompanhar a tendência do jogo.

Apenas os dragões atacavam, já que os vimaranenses revelavam bastantes dificuldades em chegar ao último terço das poucas vezes que o esférico estava na sua posse.

43’ Os dados eram esclarecedores, os azuis e brancos tiveram a bola em seu poder durante 75% do tempo útil de jogo.

Ao intervalo, Marco Matias rendeu Barrientos.

A formação da cidade-berço estava a ganhar novo fôlego depois do interregno.

64’ Marco Matias, lesionado, cedeu o seu lugar a Lalkovic.

66’ João Moutinho assistiu Hulk que atirou forte de fora da área para o fundo das redes.


Mesmo jogando a um ritmo lento, o FC Porto conseguiu ampliar a vantagem.

71’ Alex Sandro desmarcou Atsu na esquerda, este rematou para defesa de Douglas e na recarga Lucho fez o 3-0.


74’ Rui Vitória trocou Toscano por Leonel Olímpio.

76’ Lucho González e Christian Atsu foram substituídos por James Rodríguez e Varela.

79’ Defendi derrubou João Moutinho na área vimaranense e foi assinalada uma grande penalidade que Jackson Martínez converteu em golo ao estilo de Panenka.


81’ Defour entrou para o lugar de João Moutinho.

82’ James Rodríguez desmarcou Hulk pela direita e este chutou com o seu pior pé a centímetros do poste.

90+3’ Jackson Martínez recebeu a bola de costas para a baliza, rodou e passou por N’Diaye e atirou ao lado.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se uma vitória folgada dos dragões.
O FC Porto superiorizou-se durante toda a partida, e mesmo sem introduzir um ritmo muito alto, por culpa da intensidade que ainda falta sobretudo a João Moutinho e da alguma falta de entrosamento entre alguns jogadores, sobretudo dos que estão à pouco tempo com a equipa, fruto da sua participação nos Jogos Olímpicos, com os reforços, e como Christian Atsu, Hulk, Jackson Martínez, Danilo e Alex Sandro são influentes no processo ofensivo dos azuis e brancos, nunca houve grande aceleração a atacar. Ainda assim, os dragões tiveram sempre o jogo controlado, uma percentagem de posse de bola esmagadora, e aos 16’ já se encontrava em vantagem, por intermédio de Lucho, e mesmo sem criarem muito perigo ou ser avassaladores no ataque, à excepção de pequenos sobressaltos no inicio da segunda parte, a vitória nunca esteve em causa, e com alguma normalidade, mais três golos se seguiram nos últimos 25 minutos.
O Vitória revelou sérias dificuldades em sair para o ataque durante toda a partida, um problema já evidenciado na jornada anterior.

Analisando os atletas em campo, começando pelos do FC Porto…
Helton teve alguns deslizes em saídas mas acabou por nunca ter muito trabalho;
Danilo esteve contido nas subidas; Maicon e Otamendi tiveram uma noite descansada; e Alex Sandro foi activo no apoio ao ataque;
Fernando comprometeu num lance com Ricardo, nos minutos iniciais, mas manteve o seu nível, sempre muito bem posicionado, a tapar linhas de passe, atrasando o ataque adversário sem sequer tocar na bola; João Moutinho ainda não está com a rotatividade que lhe é conhecida, e a equipa ressentiu-se pela falta de aceleração do jogo, mas ainda assim, fez o passe para o 2-0; e Lucho foi o maestro e bisou;
Christian Atsu e Hulk procuraram sempre flectir para zonas interiores, o ganês foi determinante no 3-0 e o brasileiro apontou o segundo golo; e Jackson Martínez nunca se escondeu, recuou para pegar no jogo em vez de se limitar a ser um “9” posicional e ainda marcou à Panenka o “penalty” do 4-0;
James Rodríguez entrou para a posição “10” e fez passes venenosos à procura de alargar a vantagem; e Varela e Defour refrescaram a ala esquerda e o meio-campo, respectivamente.

Quanto aos jogadores do Vitória de Guimarães…
Douglas não teve grandes responsabilidades nos golos sofridos;
Alex esteve exposto no lado direito, com Atsu (por vezes Hulk) e Alex Sandro pela frente; Defendi, sempre bem posicionado e forte no jogo aéreo, cometeu a grande penalidade; N’Diaye foi infeliz ao cortar a bola e esta sobrar para Lucho no 1-0; e Bruno Teles não teve uma das noites mais inspiradas de Hulk pelo caminho, no entanto, teve bastante trabalho;
El Adoua viu o 2-0 ser construído no seu raio de acção; e André André nunca conseguiu ligar os sectores e fazer a equipa sair para o ataque;
Ricardo foi irrequieto, mas o segundo tento dos dragões nasceu numa perca de bola sua; Barrientos apareceu uma vez com espaço a conduzir uma transição rápida mas na generalidade, foi pouco activo; e Toscano esteve apagado;
Soudani foi o mais perigoso nos vimaranenses, sobretudo nos minutos iniciais da segunda parte;
Marco Matias foi infeliz, entrando ao intervalo e saindo por lesão praticamente um quarto de hora depois; Lalkovic teve pouca bola; e Leonel Olímpio entrou para ajudar a evitar um resultado histórico.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Liga ZON Sagres…

2 comentários:

  1. Boas,

    Acabaram as ferias !!!

    Se duvidas existissem sobre VP, Lucho, Moutinho, Hulk Atsu, e o resto da equipa, a exibição do Campeão deita por terra os detractores.
    Contra factos não ha argumentos, VP mexeu na equipa, sairam Miguel Lopes, Mangala e James e acertou na mouche. Para quem gosta de futebol esgte é um jogo para ver e rever e foi um prazer assistir á magnifica exibição do PORTO.
    Se mantivermos esta bitola, esta exigência e esta dedicação temos certamente um futuro risonho.

    Gostei, Gostei, Gostei muito !!!

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    O FC Porto presenteou os seus adeptos com uma exibição consistente, com domínio e controlo absoluto de um adversário impotente para travar a avalanche ofensiva, sob o comando de Lucho, com a classe de Hulk e a magia de Atsu.
    Foram só quatro, mas o Vitória arriscou-se a ser humilhado no Dragão.
    Desde de VP sentou o "cú no mocho", esta foi a melhor exibição da nossa equipa, e porquê?
    Dinâmica, Domínio e Lucho ... e colocou as peças no lugar certo!
    O nosso miolo foi dinâmico, ao contrário do jogo em Barcelos, fizemos circular a bola ao invés de correr com ela.
    Tivemos dois verdadeiros laterais de qualidade, que subiram no corredor, que criaram desequilíbrios. As constantes trocas de posição entre os médios e os extremos, com os laterais em apoio, é a dinâmica que nós portistas ansiávamos à muito.
    Atsu aqui e ali criou lances mágicos, deixando o capitão vimaranense envergonhado perante tal afronta. Atsu é o verdadeiro extremo do plantel. Ao contrário dos seus colegas de sector, não finta e foge para dentro, finta em progressão deixando o lateral adversário como uma barata tonta, pois nas suas costas aparecia Alex Sandro a explorar aquele espaço deixado pelo jovem ganês.
    É no espaço entre o lateral e o central que se criam mais desequilíbrios numa defensiva contrária.
    Uma palavra para Hulk que nos últimos dias tem visto o seu nome nos jornais, mas que tem grande tolinha e demonstrou mais uma vez ser um grande profissional.
    Hulk a sair do nosso Porto merece um clube e um campeonato compatível com a sua qualidade.
    Os adeptos nas bancadas mereceram esta boa exibição.
    Esperámos pois que a equipa agora não caia na bipolaridade patenteada na época passada.
    Temos um excelente plantel, e temos tudo para ser tri campeões, para tal basta humildade e Ser Porto dentro e fora do campo.
    James teve uma pequena lição, ficou no banco e viu Atsu a dizer presente. Não se pode querer o céu rápido demais.
    Faltam poucos dias para o fecho de mercado e para a definição do plantel.
    Iturbe parece ser carta fora do baralho, após mais uma semana de twi"tanso". Nem com o "tutor" Lucho, o jovem argentino aprendeu o que a casa gasta, por conseguinte será salutar o seu empréstimo para que desça à terra.

    Bom domingo.
    Abraço

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...