sexta-feira, 6 de julho de 2012

EURO 2012 (Sub-19) | Portugal 3-3 Espanha




Esta tarde, na Le Coq Arena, em Tallinn, Portugal e Espanha empataram a três, num jogo a contar para o Campeonato da Europa de Sub-19. Bruma, André Gomes e João Mário (g.p.) marcaram para a selecção das quinas, e Jesé Rodríguez, com um “hat-trick”, apontou todos os tentos de “La Roja”.





Eis a constituição das equipas:



Portugal






Na primeira jornada, Portugal derrotou a Estónia por 3-0, com golos de Artur Pikk (p.b.), Betinho e Daniel Martins, e assumiu desse modo a liderança do Grupo A do EURO 2012 de Sub-19.




Espanha






Para chegar a esta fase final, os espanhóis, comandados por Julen Lopetegui, acabaram na liderança do seu grupo na ronda elite, à frente de Itália, Bélgica e Arménia.

Na ronda inaugural do EURO 2012 (Sub-19), “La Roja” bateu a Grécia por 2-1, com tentos apontados por Jesé Rodríguez e Derik.
Espanha já participou nesta competição por oito vezes (falhou apenas duas) e conquistou-a em cinco ocasiões:
Em 2002, com nomes como Andrés Iniesta, Fernando Torres e José Antonio Reyes;
Em 2004, com Raúl Albiol, Juanfran, David Silva e Roberto Soldado;
Em 2006, com Piqué, Javi García, Esteban Granero, Diego Capel, Jeffrén e Juan Mata;
Em 2007, com Javi Martínez;
Em 2011 (campeã em título), com Álvaro Morata;




2’ Gerard Deulofeu combinou com Oliver Torres e isolou-se, mas Rafael Veloso negou-lhe o golo.



A Espanha entrou melhor no jogo, exercendo uma pressão muito alta e intensa sobre os jogadores portugueses.



8’ Tiago Ilori falhou na antecipação ao lance, e esta sobrou para Oliver Torres que desmarcou Jesé Rodríguez, que foi mais rápido que João Cancelo e na cara do guarda-redes atirou para o fundo das redes.



11’ Depois de um remate André Gomes interceptado pelos defesas espanhóis, no ressalto a bola sobrou para ele que serviu Bruma que em boa posição empatou a partida.



14’ Betinho trabalhou bem sobre Alejandro Grimaldo e libertou o esférico para João Cancelo que progrediu em alta velocidade pelo flanco direito e chutou por cima.



16’ Suso ganhou espaço a Daniel Martins e de fora da área rematou rasteiro e ao lado.



23’ Oliver Torres com um grande passe desmarcou Gerard Deulofeu, que tirou Tiago Ilori do caminho mas não acertou na baliza.



Portugal conseguiu suster a pressão de “La Roja”, mas ainda assim era a Espanha quem tinha o ascendente na partida e conseguia chegar à baliza contrária com maior frequência e com mais perigo.



28’ Jesé Rodríguez driblou Tiago Ferreira, passou por Daniel Martins em velocidade e já bem posicionado na área voltou a dar vantagem à sua selecção.



32’ Jonás Ramalho rendeu o lesionado Javi Manquillo.

Joni passou para lateral-direito.



Os pentacampeões da Europa na categoria de Sub-19 exploravam imenso o seu flanco esquerdo, com Alejandro Grimaldo, Oliver Torres e Gerard Deulofeu em grande evidência, e também, os passes para as costas da defesa.



39’ Na sequência de um canto cobrado por Bruma, André Gomes antecipou-se a Joni e colocou o resultado em 2-2.



44’ Gerard Deulofeu lançou Jesé Rodríguez que ganhou a Tiago Ferreira em velocidade, tentou o chapéu a Rafael Veloso, mas acertou nas malhas laterais.



Intervalo.



48’ Gerard Deulofeu recebeu um passe na esquerda, fez o que quis de Ricardo Esgaio e João Cancelo, e serviu Jesé Rodríguez que já na pequena área fez o “hat-trick”.



Sem abdicar da posse de bola, a Espanha foi recuando no terreno, proporcionando um crescimento da equipa das quinas no encontro.



62’ Gerard Deulofeu cedeu o seu lugar a Juanmi.



67’ Edgar Borges trocou Betinho por Ivan Cavaleiro.



71’ João Cancelo foi substituído por Pedro Almeida.



74’ João Mário com um passe fantástico descobriu Ivan Cavaleiro que obrigou Kepa Arrizabalaga a uma boa intervenção.



75’ Rafael Veloso negou o “poker” a Jesé Rodríguez, num lance de contra-ataque espanhol.



79’ Saiu André Gomes, entrou Tó-Zé.



80’ Denis Suárez rendeu Jesé Rodríguez.



83’ Tó-Zé de livre directo obrigou Kepa Arrizabalaga a aplicar-se, e na recarga Tiago Ferreira com tudo para marcar permitiu nova defesa do guardião espanhol.



90’ Alejandro Grimaldo derrubou Ricardo Esgaio, e foi assinalada uma grande penalidade que João Mário converteu em golo.



Sem mais ocorrências até final, confirmou-se um empate 3-3 num jogo muito bem disputado.

A Espanha mostrou ser mais madura, melhor tecnicamente e com mais argumentos, começando a partida exercendo uma pressão alta muito intensa, e marcou ainda nos primeiros dez minutos.
Pouco depois, num lance confuso Portugal empatou e conseguiu equilibrar o jogo, a “roja” fez o 1-2 perto da meia hora mas ainda antes do intervalo os comandados por Edgar Borges repuseram a igualdade.
No segundo tempo, a formação orientada por Julen Lopetegui entrou praticamente a ganhar, com o terceiro golo de Jesé Rodríguez no encontro, e foi controlando praticamente até final fazendo uso da posse de bola, baixando o bloco e apostando no contra-ataque, mas num último “pressing”, Ricardo Esgaio ganhou uma grande penalidade que João Mário aproveitou para colocar o resultado final num empate a três.



Analisando os atletas em campo, começando pelos de Portugal…

Rafael Veloso (Sporting) não teve culpas nos golos sofridos e foi fazendo defesas importantes, João Cancelo (Benfica) teve uma tarde para esquecer com Gerard Deulofeu a fazer-lhe a vida negra, Tiago Ilori (Sporting) e Tiago Ferreira (FC Porto) também tiveram um jogo bastante complicado com bastantes dificuldades para acompanharem a velocidade e o poder de desmarcação de Jesé Rodríguez, e embora os espanhóis não tenham atacado tanto pelo seu lado, Daniel Martins (Benfica) também teve algumas complicações com Suso e o próprio Jesé.
Agostinho Cá (Sporting) teve dificuldades para travar os passes para as costas das defesas e a lançar os atacantes em velocidade por parte do meio-campo espanhol, João Mário (Sporting) sempre tranquilo e com uma grande capacidade para entregar a bola aos companheiros, marcou de grande penalidade, e André Gomes (Benfica) marcou e deu a marcar.
Ricardo Esgaio (Sporting) até nem estava a ter certamente um dos seus melhores jogos mas ganhou o “penalty” que originou o 3-3, Bruma (Sporting) apontou o 1-1 e fez a assistência para o 2-2, e Betinho (Sporting) mostrou alguns bons apontamentos, mas não se conseguiu impor perante os defesas adversários.
Ivan Cavaleiro (Benfica) agitou com a equipa, tal como Tó-Zé (FC Porto), já Pedro Almeida (União de Leiria) rendeu o pouco afortunado João Cancelo no lado direito da defesa.



Quanto aos jogadores de Espanha…

Kepa Arrizabalaga (Athletic Bilbao) mostrou bons reflexos e qualidade nas saídas a cruzamentos, Javi Manquillo (Atlético Madrid) lesionou-se gravemente ainda na primeira parte, Joni (Celta de Vigo) deixou-se antecipar por André Gomes no lance do 2-2, e revelou alguma descoordenação com Derik Osede (Real Madrid) no eixo da defesa espanhola, e Alejandro Grimaldo (Barcelona) deu imensa profundidade ao flanco esquerdo, mas cometeu, numa altura crucial, o “penalty” que originou o 3-3.
José Campaña (Sevilha) foi o homem mais recuado do meio-campo, ocupou bem os espaços e mostrou boa capacidade passe, tal como Saúl Ñíguez (Atlético Madrid), e Oliver Torres (Atlético Madrid) foi o homem das assistência, revelando uma grande capacidade para descobrir espaços nas costas da defesa e entregar autênticos “golos feitos” aos homens mais adiantados.
Suso (Liverpool) é muito tecnicista, Gerard Deulofeu (Barcelona) é o homem com maior capacidade técnica de “La Roja”, criando imensos desequilíbrios com o seu drible e velocidade, e no eixo do ataque, Jesé Rodríguez (Real Madrid) apontou um “hat-trick”, e apesar de tal feito, não é um ponta-de-lança puro, é muito móvel e revelou um grande poder de desmarcação, e até de drible, quer curto, quer através da ultrapassagem de oponentes através da sua rapidez.
Jonás Ramalho (Athletic Bilbao) nem sempre se entendeu da melhor forma com Derik Osede, o seu companheiro no centro da defesa, Juanmi (Málaga) refrescou o ataque e criou alguns desequilíbrios, e Denis Suárez (Manchester City) teve tempo para muito pouco.




Com este resultado, fica assim disposta a classificação do Grupo A deste Campeonato da Europa de Sub-19:


5 comentários:

  1. Pedro Almeida Únião de Leiria

    ResponderEliminar
  2. Fantástico post, buen partido ayer entre dos de las grandes favoritas al título.
    Un saludo desde http://laesenciadelgol.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
  3. hOLA soy Wilo de www.1x2calcio.blogspot.it

    No riezco a buscar el mi enlaces (link) sobre tu blog, adonde lo poneste?

    Gracias y sigue con tuyo buen trabajo!

    Wilo

    ResponderEliminar
  4. Olá Amigo David Pereira!
    Parceria ok.Já adicionei o teu link no meu blog no meu blog.
    Boa sorte !

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...