sábado, 2 de junho de 2012

Jogo de Preparação | Portugal 1-3 Turquia



Esta noite, no Estádio da Luz, a Turquia venceu Portugal por 3-1, num jogo de preparação para o EURO 2012. Umut Bulut (2) e Pepe na própria baliza marcaram para os turcos, e Nani para os portugueses.



Eis a constituição das equipas:

Portugal



Este será o jogo de despedida da seleção portuguesa dos seus adeptos antes do EURO 2012.
Este ano civil, Portugal ainda não conseguiu marcar um único golo, mas também ainda não venceu, tendo registado um nulo nos dois encontros já efetuados, diante da Polónia e da Macedónia.


Turquia



A Turquia ocupa o 33º lugar no Ranking FIFA.
Os turcos falharam o apuramento para o EURO 2012, depois de se terem classificado em 2º no Grupo A, atrás da Alemanha e à frente da Bélgica, Áustria, Azerbaijão e Cazaquistão. No “Play-Off”, caíram aos pés da Croácia.


1’ Hugo Almeida cabeceou por cima após cruzamento de Cristiano Ronaldo.

7’ O prodígio madeirense de livre directo obrigou Volkan Demirel a defesa apertada.

Portugal entrou na partida de uma forma muito pressionante, defendo logo à entrada da área da Turquia.

Entretanto, as assistências das equipas médicas às lesões do guarda-redes turco e de Fábio Coentrão e Nani quebraram o ritmo, e o jogo desceu de intensidade.

30’ Na sequência de um canto de João Moutinho, Pepe desviou de cabeça ao primeiro poste para Hugo Almeida à boca da baliza cabecear à trave.

33’ Hamit Altintop na cobrança de um livre directo enviou a bola ao poste.

35’ Sercan Sararer fez um grande trabalho no lado direito ganhando espaço a Miguel Lopes, e perante a passividade de Rui Patrício e também de Bruno Alves, Umut Bulut antecipou-se a Fábio Coentrão e deu vantagem à Turquia.


45+1’ João Moutinho após uma boa rotação fez um excelente passe para Cristiano Ronaldo, isolando-o, mas Volkan Demirel negou-lhe o golo.

Intervalo.

52’ Miguel Veloso, á entrada da sua área, fez um mau passe para Bruno Alves, interceptado por Burak Yilmaz, que serviu Umut Bulut para o 0-2.


57’ Cristiano Ronaldo recebeu um passe de Fábio Coentrão em zona central, e assistiu Nani na direita, que reduziu a desvantagem.


60’ Bruno Alves cabeceou ao lado, após um pontapé de canto cobrado por Raul Meireles.

61’ Abdullah Avci trocou Burak Yilmaz por Tunay Torun.

64’ Miguel Lopes foi derrubado na área por Emre, e foi assinalada uma grande penalidade, que Cristiano Ronaldo desperdiçou, permitindo a defesa a Volkan Demirel.

69’ Saíram Bruno Alves e Miguel Veloso, entraram Custódio e Ricardo Costa.

71’ Rui Patrício e Hugo Almeida cederam os seus lugares a Eduardo e Nélson Oliveira.
Nuri Sahin e Selcuk Inan renderam Emre e Sercan Sararer.

82’ Arda Turan foi rendido por Caner Erkin.

86’ Miguel Lopes e Raul Meireles foram substituídos por Quaresma e Hélder Postiga.

Portugal estava a efectuar um “forcing” final muito intenso, à procura pelo menos de um empate, para dar mais confiança para os jogos a doer.

88’ Na sequência de um cruzamento de Selcuk Inan, Eduardo falhou na intercepção ao esférico, e Ricardo Costa na tentativa de alívio, chutou contra Pepe, e a bola acabou por entrar na baliza portuguesa.


90+2’ Topal saiu, entrou Engin Baytar.

Portugal entrou bem no jogo, muito pressionante, com um ritmo forte, e esteve perto de marcar nos primeiros minutos. Entretanto, fruto de assistências a algumas lesões, a partida teve algumas paragens, a intensidade diminuiu, e tal favoreceu a Turquia, que sem fazer muito para isso, adiantou-se em vantagem por Umut Bulut.
No recomeço, Miguel Veloso fez uma oferta a Burak Yilmaz, que posteriormente assistiu Umut Bulut, que assim bisou. A partir daí, e com os assobios vindos das bancadas, os jogadores portugueses voltaram a intensificar o ritmo, reduziram para 1-2, e não fosse a grande penalidade falhada por Cristiano Ronaldo, teriam alcançado o empate. Até final, num lance algo fortuito, Ricardo Costa aliviou a bola contra Pepe e esta entrou na baliza que na altura já era defendida por Eduardo.
Portugal pecou na finalização, esteve mal defensivamente e notou-se que a partir do momento em que Fábio Coentrão e Nani foram assistidos pelos responsáveis médicos da selecção ainda na primeira parte, pairou o fantasma das lesões que poderiam retirar jogadores do EURO 2012, o que terá pesado certamente na abordagem aos lances.

Analisando os atletas em campo, começando pelos de Portugal…
Rui Patrício foi passivo no lance do 0-1, Miguel Lopes deu espaço a Sararer nesse primeiro golo, mas ganhou uma grande penalidade, Pepe marcou na própria baliza, Bruno Alves esteve lento na abordagem aos lances, e Fábio Coentrão deu a habitual profundidade ao seu flanco, mas deixou-se antecipar por Umut Bulut no tento inaugural.
Miguel Veloso ofereceu o ‘ouro ao bandido’ na jogada que viria a originar o 0-2 e defendeu numa posição sempre muito adiantada, e João Moutinho e Raul Meireles quando introduziram um ritmo forte levaram o processo ofensivo luso para outra dimensão.
Cristiano Ronaldo deu nas vistas na primeira parte por um túnel a Hamit Altintop, desperdiçou um “penalty” e fez a assistência para o golo de Nani, que esteve endiabrado a partir do 0-2, e saiu lesionado, causando alguma preocupação. Hugo Almeida foi demasiado perdulário e saiu sob um coro de assobios.
Quanto aos suplentes utilizados, Eduardo e Ricardo Costa ficaram mal na fotografia no 1-3, Custódio equilibrou a equipa, e Nélson Oliveira, Hélder Postiga e Quaresma não conseguiram trazer a sua influência para o resultado, no pouco tempo que estiveram em campo.

Quanto aos jogadores da Turquia…
Volkan Demirel esteve muito bem entre os postes, defendendo uma grande penalidade de Cristiano Ronaldo e apresentando como particularidade o facto de se colocar muito junto à linha, mas ainda assim, maioritariamente no caminho da bola.
Hamit Altintop protagonizou um duelo interessante com CR7 e acertou no poste de livre directo, Ömer Toprak e Bekir Irtegün apesar de lhes faltar alguma velocidade formaram uma dupla de centrais de qualidade, e Hasan Ali Kaldirim, apesar de ser um central de raiz, deu profundidade ao flanco esquerdo.
Topal ocupou bem os espaços no meio-campo defensivo, e Emre continua com um bom pé esquerdo apesar da idade, tendo ainda assim cometido o “penalty”.
Umut Bulut bisou, Arda Turan foi o organizador de jogo, e Sercan Sararer apareceu praticamente apenas no lance do 0-1, progredindo em velocidade pelo flanco esquerdo, mostrando boa técnica para ganhar espaço a Miguel Lopes e assistindo o seu colega.
Burak Yilmaz mostrou velocidade e a assistência para o 0-2.
Quanto aos suplentes utilizados, há que destacar sobretudo Selcuk Inan, que participou no lance do 1-3, e Tunay Torun, que se desequilibrou sozinho, caiu no relvado e provocou um momento de riso nas bancadas.

1 comentário:

  1. Caro David

    Link do vosso blog já foi adicionado.

    Saudações leoninas
    Armando Miguel
    http://lovingsporting.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...