sexta-feira, 15 de junho de 2012

EURO 2012 | Ucrânia 0-2 França


Esta tarde, na Donbass Arena, em Donetsk, a França derrotou a Ucrânia por 2-0, num jogo a contar para a 2ª jornada do Grupo D do EURO 2012. Menez e Cabaye apontaram os tentos dos “bleus”.



Eis a constituição das equipas:


Ucrânia






A Ucrânia ocupa o 52º lugar no Ranking FIFA.
A seleção do leste europeu é um dos organizadores deste EURO 2012, e por isso, qualificou-se diretamente. Na primeira jornada, derrotaram a Suécia por 2-1 e assumiram a liderança do Grupo D, com dois golos do inevitável Andriy Shevchenko, agora com 35 anos e ao serviço do Dínamo Kiev.




França






Na ronda inaugural, os franceses empataram frente à Inglaterra a um golo, tendo o golo sido apontado por Samir Nasri, médio do Manchester City.




5’ Fruto da chuva intensa que se fazia sentir em Donetsk, o árbitro ordenou a suspensão da partida.



Cerca de 25 minutos depois de o jogo ter sido parado, foi anunciado que o seu recomeço se iria dar às 18:00, algo que se confirmou.



A Ucrânia apresentava uma postura defensiva, na qual os extremos recuavam bastante para ajudar os laterais, com Voronin e Shevchenko a serem os únicos jogadores que não ficavam atrás da linha da bola.



25’ Descaído pela direita, Yarmolenko puxou a bola para o pé esquerdo e rematou rasteiro ao lado.



26’ Ribéry recuperou a bola a Nazarenko na área ucraniana, e serviu Menez atirou por cima.



29’ Tymoshchuck atrasou mal a bola para Mikhalik, e Ribéry conseguiu ganhá-la e assistir Menez, mas Pyatov negou-lhe o golo.



34’ Selin com um passe longo, isolou Shevchenko pela esquerda, que obrigou Lloris a aplicar-se.



39’ Na sequência de um livre lateral de Nasri pela esquerda, Mexès antecipou-se a Selin e cabeceou para defesa do guarda-redes da selecção do Leste-Europeu.



Ao intervalo, Oleg Blokhin trocou Voronin por Devic.



48’ Benzema isolou Menez, mas Pyatov impediu que o atacante do Paris SG marcasse.



49’ Na resposta ao lance de perigo francês, Shevchenko, descaído pela esquerda, ganhou espaço a Rami e rematou por cima.



50’ Devic serviu Tymoshchuck, que à falta de melhores opções, tentou alvejar a baliza, mas a bola passou acima do alvo.



Nem sempre bem jogado tecnicamente, até pelas próprias condições do relvado (que até melhoraram na segunda parte), o encontro estava a ser muito disputado, com muito espírito combativo dos intervenientes.



53’ Benzema assistiu Menez na direita, que conseguiu ganhar espaço a Selin e rematar de pé esquerdo para o fundo das redes.






56’ O avançado do Real Madrid voltou a estar em destaque, ao fazer mais uma assistência, desta vez para Cabaye, que apareceu entre Mikhalik e Gusev, e fez o 0-2.






60’ Milevskyi rendeu Nazarenko.



65’ Após uma longa sequência de passes entre os gauleses, Cabaye em zona frontal acertou com estrondo no poste.



68’ M’Vila e Aliyev substituíram Cabaye e Yarmolenko, na França e Ucrânia, respectivamente.



72’ Ribéry, de livre directo, atirou para fora.



73’ Menez foi rendido por Marvin Martin.



76’ Benzema cedeu o seu lugar a Giroud.



A partir do momento em que se colocou em vantagem, e reforçando esse aspecto a partir do segundo golo, os comandados por Laurent Blanc controlaram a partida através da posse de bola, até mesmo junto à área ucraniana.



87’ Nasri, de livre directo, obrigou Pyatov a aplicar-se.



A chuva inicial que levou a interrupção do jogo aos 5’, e que durou quase uma hora, tornou o relvado num piso que complicou a prática do futebol, e foi com alguma normalidade que a partida destacou-se mais pela combatividade e menos pela técnica, sobretudo no primeiro tempo, pois na segunda parte, com o terreno em melhores condições, já foi visível melhor circulação de bola, nomeadamente através do ataque francês, que expôs ao erro a defesa ucraniana.
A Ucrânia manteve o onze que derrotou a Suécia, mas adoptou uma postura defensiva, com dois médios defensivos à frente dos quatro defesas, um dos quais bastante posicional, dois extremos que recuavam bastante no apoio aos laterais e apenas Voronin e Shevchenko sem grandes preocupações no que concerne a fechar espaços atrás da linha da bola. A França mudou ligeiramente o seu sistema táctico, mudando de um 4x3x3 com um único “pivot” para um 4x2x3x1, fazendo Nasri ocupar a função de “10” e retirando um dos médios interiores (Malouda), para a entrada de Menez, que foi para ala-direita.
Na primeira parte, como já foi referido, o estado do relvado proporcionou um futebol mais combativo e menos técnico, mas no segundo tempo, já deu para se colocar em campo aquilo que os craques melhor sabem fazer com a bola nos pés, e antes de se atingir a hora de jogo, os gauleses já ganhavam por 2-0.
Até final, foi gerir o esforço e a partida através de uma posse de bola a fazer lembrar o Barcelona, com inúmeros passes seguidos, e bem perto da área adversária.



Analisando os atletas em campo, começando pelos da Ucrânia…
Pyatov apesar dos golos sofridos fez uma excelente exibição, impedindo a goleada.
A defesa revelou, sobretudo na segunda parte, em que o relvado permitiu melhor circulação de bola, alguma falha de concentração nas marcações, e daí, Selin foi batido no lance do 0-1 e Gusev e Mikhalik no 0-2, Khacheridi acabou por ser o elemento em melhor rendimento no sector defensivo.
No duplo “pivot” defensivo, Tymoshchuck foi mais posicional e Nazarenko mais móvel, não estando ambos isentos de responsabilidades nas trocas de bola pelos seus sectores, que originaram os golos gauleses.
Yarmolenko e Konoplyanka foram dois extremos com bastante tendência a flectir para o meio, até porque estavam no lado aposto ao seu melhor pé, com destaque para o primeiro, que esteve mais em jogo, mais lutador e mais possante.
Voronin esteve apagado e Shevchenko quando apareceu foi perigoso, mas acabou por inconsequente.
Devic trouxe mais à partida que Voronin, mas sem grandes resultados, e Milevskyi e Aliyev pouco acrescentaram.



Quanto aos jogadores da França…
Lloris foi obrigado a uma defesa complicada e viveu mais uma tarde com poucos sobressaltos.
Debuchy e Clichy acabaram por não dar tanta profundidade como o lateral do Lille e Evra tinham feito frente a Inglaterra, mas a alteração táctica que Laurent Blanc promoveu também não convidou a isso, e a Mexès e Rami nada há a apontar.
Aliou Diarra foi um muro à frente da defesa e Cabaye um médio-defensivo com características de “8”, que se libertou da sua posição para subir no terreno para fazer o 0-2, e só o poste impediu o 0-3.
Menez fugiu sempre do seu flanco para ocupar zonas mais interiores e abriu o marcador, Nasri apareceu a espaços, não se adaptou bem ao terreno, e Ribéry foi uma autêntica carraça para os defesas.
Benzema continua em branco no EURO 2012, mas foram dele as duas assistências.
M’Vila reforçou o meio-campo defensivo, e Marvin Martin e Giroud refrescaram o ataque, sem ter estado em grande evidência.




Com este resultado, fica assim disposta a classificação provisória do Grupo D:


7 comentários:

  1. Olá David, vim avisar que já adicionei o link de seu BLOG para o meu.

    Excelente trabalho por aqui, boas analises!!

    Valeu um grande abraço!!!

    ResponderEliminar
  2. Hola David
    Ok. Ya he enlazado tu blog en mi sidebar
    mi saludo

    ResponderEliminar
  3. este es un resultado que entra dentro de lo normal, aunque Ucrania ha tenido sus ocasiones.
    saludos desde Malaga

    ResponderEliminar
  4. OLÁ DAVID. JÁ ADICIONEI O LINK DO TEU BLOG NO ESCUDOS DO MUNDO INTEIRO. SEJA BEM VINDO. ABRAÇOS

    ResponderEliminar
  5. http://futeboldasbeiras.blogspot.pt/
    já adicionamos o seu

    ResponderEliminar
  6. Olá amigo, queria dizer que aceito a troca de links !!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...