segunda-feira, 18 de junho de 2012

EURO 2012 | Portugal 2-1 Holanda


Esta noite, no Estádio do Metalist, em Kharkiv, Portugal derrotou a Holanda por 2-1, numa partida a contar para a 3ª jornada do Grupo B do EURO 2012. Van der Vaart abriu o marcador para os holandeses, mas Cristiano Ronaldo marcou os dois golos da reviravolta portuguesa. Com este resultado, a seleção das quinas qualificou-se para os quartos-de-final onde defrontará a República Checa.



Eis a constituição das equipas:


Portugal






Para conseguir o apuramento, Portugal precisa de vencer e de que a Dinamarca não ganhe por uma diferença de dois golos à Alemanha. Em caso de empate, os nórdicos não poderão fazer melhor resultado, e se a equipa das quinas perder, não poderá ser por uma margem de dois golos, tem de esperar que os “vikings” também percam.
No primeiro jogo, Portugal perdeu frente aos germânicos por 0-1, mas no segundo derrotou a Dinamarca por 3-2, com golos de Pepe (Real Madrid), Hélder Postiga (Saragoça) e Varela (FC Porto).
Do encontro das meias-finais do EURO 2004, resta Cristiano Ronaldo.




Holanda






A Holanda está em 4º no Ranking FIFA.
A seleção laranja perdeu as duas partidas que já disputou neste EURO 2012, a primeira frente à Dinamarca por 0-1 e a segunda diante da Alemanha por 1-2, tendo Robin Van Persie marcado o tento solitário dos holandeses.
Para conseguirem o apuramento, precisam de vencer Portugal por dois golos de diferença e esperar que os comandados por Joachim Low vençam o seu encontro.
Stijn Schaars, futebolista do Sporting, e Luuk De Jong, do FC Twente, mas que tem sido apontado ao Benfica, estão entre os 23 convocados.
Da derrota em 2004, no Estádio José Alvalade, na semifinal, os únicos sobreviventes são Bouma, Robben e Van der Vaart.




A Holanda entrou melhor no encontro, impondo o seu futebol, criando imensas dificuldades para Portugal sair em ataque organizado.



4’ Na sequência de um cruzamento de Van der Wiel, os centrais portugueses conseguem impedir o cabeceamento de Huntelaar, mas a bola sobrou para Sneijder que atirou para fora.



11’ Robben, com um passe curto, colocou o esférico em Van der Vaart que de fora da área fez um belo golo.






16’ Cristiano Ronaldo fez uma diagonal da esquerda para o meio, ganhou espaço a Vlaar e rematou ao poste.



17’ Van der Wiel atrasou mal a bola para os seus centrais e dessa forma isolou Hélder Postiga, no entanto, Stekelenburg negou-lhe o empate.



18’ Fábio Coentrão cruzou pela esquerda, Mathijsen aliviou mal a bola e esta sobrou para Raul Meireles, que acertou nas malhas laterais.



Portugal estava a crescer na partida e com isso expôs as muitas fragilidades defensivas dos neerlandeses.



23’ Após cruzamento de Nani, Ronaldo cabeceou para defesa do guarda-redes da seleção laranja.



28’ No seguimento de um bom lance coletivo, João Pereira com um grande passe isolou o atacante do Real Madrid, que assim igualou o encontro.






31’ CR7 serviu Nani, que de fora da área atirou ao lado.



33’ Mais uma vez o prodígio madeirense em evidência, com um autêntico míssil do meio da rua, para boa intervenção de Stekelenburg.



35’ Na resposta a um canto cobrado por João Moutinho, Ronaldo cabeceou ao lado.



38’ Miguel Veloso, na cobrança de um livre lateral pela direita, levou a bola a passar por cima do alvo.



Intervalo.



A segunda parte destacou-se pelo equilíbrio como nota dominante, ainda que os comandados por Paulo Bento tenham fechado bem e chegassem mais facilmente com perigo à área adversária, através de ataque rápido.



64’ Nélson Oliveira rendeu Hélder Postiga.



66’ Em lance de contra-ataque, Cristiano serviu Fábio Coentrão, que em zona frontal permitiu a defesa do guardião holandês.



67’ Willems foi substituído por Afellay.



72’ Raul Meireles cedeu o seu lugar a Custódio, invertendo-se assim o triângulo do meio-campo, atuando João Moutinho à frente do médio do Sp. Braga e de Miguel Veloso.
Ronaldo progrediu pelo flanco esquerdo e assistiu Nani ao segundo poste, mas este de forma incrível permitiu a intervenção de Stekelenburg.



74’ Em mais uma jogada de contragolpe, Nani correu com a bola pela direita e serviu CR7, que tirou Van der Wiel do caminho e atirou para o fundo das redes.






82’ Van der Vaart, novamente de fora da área, acertou no poste.



85’ Mais uma vez, num contra-ataque, João Pereira assistiu o extremo do Manchester United, mas este tentou o chapéu e este saiu por cima.



86’ Huntelaar rematou ao lado após um alívio incompleto de Fábio Coentrão.



87’ Paulo Bento trocou Nani por Rolando.



88’ Após passe de Sneijder, Van Persie isolado chutou para fora.



90’ Remate de Ronaldo bateu no poste.



Sem mais ocorrências até final, Portugal confirmou a vitória que lhe garantiu o apuramento para os quartos, onde defrontará a República Checa.
A Holanda entrou melhor no encontro, impôs o seu estilo, povoou o meio-campo adversário e a única coisa que a seleção portuguesa conseguiu fazer foi pontapear a bola para longe, não conseguindo sair em ataque organizado, e passando por imensas dificuldades nos primeiros minutos, onde a pressão laranja acabou por produzir os seus efeitos quando Van der Vaart abriu o marcador aos 11’ com um belo remate de fora da área.
Com o golo sofrido, Portugal acordou e a partir daí tornou-se dono e senhor do jogo, criando diversas oportunidades em que expôs as fragilidades defensivas dos holandeses, quer aos laterais que não acompanharam o ritmo de Nani e Ronaldo, quer aos centrais que foram lentos e descoordenados, e foi com alguma naturalidade que o empate chegou.
Até ao final da primeira parte a equipa das quinas podia ter chegado à vantagem, e no início do segundo tempo foi visível a Holanda ter muito mais posse de bola, mas sem saber o que fazer com ela, pois os caminhos para baliza de Rui Patrício estavam tapados, e os portugueses só respondiam por contra-ataque, marcando mesmo através de uma transição rápida o 2-1, novamente por CR7, que já tinha feito o primeiro.
Nos últimos quinze minutos, houve oportunidades para ambos os lados mas o resultado não sofreu mais alterações.



Analisando os atletas em campo, começando pelos de Portugal…
Rui Patrício mostrou seguro, João Pereira fez a assistência para o 1-1, Pepe e Bruno Alves formaram uma dupla muito sólida e coesa, com destaque para o primeiro que “limpou” tudo o que lhe apareceu à frente, e Fábio Coentrão mostrou-se forte e intenso tanto a atacar como a defender.
Miguel Veloso ocupou bem os espaços e esteve bem no passe, e João Moutinho e Raul Meireles deram bastante rotatividade à zona central, com o médio do FC Porto a aparecer com maior frequência no último terço do terreno.
Nani foi muito vertical no flanco direito, rubricando mais uma bela exibição, coroada com a assistência para o 2-1, Cristiano Ronaldo esteve endiabrado, marcou dois golos e acertou por outras tantas vezes no poste, e Hélder Postiga falhou uma grande oportunidade, mas foi útil ao desgastar sobretudo os centrais holandeses.
Nélson Oliveira refrescou o ataque, não tendo ainda assim um papel muito ativo na partida, a entrada de Custódio inverteu o triângulo do meio-campo português, que passou a ter dois médios mais defensivos, e Rolando, tal como no encontro frente à Dinamarca, trouxe maior presença física na área lusa.



Quanto aos jogadores da Holanda…
Não foi por Stekelenburg que a seleção laranja perdeu, pois este realizou intervenções de grande nível.
Van der Wiel e Willems tiveram uma noite infernal, com Cristiano Ronaldo e Nani respectivamente pelo caminho, e Mathijsen e Vlaar formaram uma dupla de centrais lenta e descoordenada.
De Jong foi insuficiente à frente da defesa para impedir o volume de jogo ofensivo de Portugal e Van der Vaart marcou um grande golo e ainda acertou no poste em outra ocasião.
Robben fez a assistência para o tento holandês mas pouco desequilíbrio individualmente, Van Persie esteve escondido atrás do ponta-de-lança e Sneijder apesar de alguns bons movimentos interiores, mostrou-se um peixe fora de água no flanco esquerdo.
Huntelaar não teve muitas oportunidades para finalizar.
Afellay não mexeu com o jogo como lhe competia.




Com este resultado, fica assim disposta a classificação final do Grupo B:


4 comentários:

  1. Hi David, im Erik from http://kirefootballkits.blogspot.mx
    i'm interesting in a banner kind of exchange
    this is my mail
    erickmarino@live.com.mx
    send me your comments

    ResponderEliminar
  2. Oi David, sou o Luciano Campos do Fut-Race (http://www.fut-race.blogspot.com.br). Desculpe a demora em responder. Vamos fazer uma troca de apoio em divulgação ? Eu divulgo seu blog no Brasil e você me divulga na Europa. Podemos trocar matérias como colunistas de ambos os blogs. Você pode ser um correspondente para o Fut-Race e eu para o seu blog. O que acha desse intercâmbio ??? Vou colocá-lo entre os blogs parceiros do Fut-Race. Abraço e sucesso !!!

    ResponderEliminar
  3. Olá David,

    Já estou a divulgar o seu blog no meu.

    http://www.gloriosopiso3.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...