quinta-feira, 28 de junho de 2012

EURO 2012 | Portugal 0-0 (2-4 g.p.) Espanha


Esta noite, na Donbass Arena, em Donetsk, Espanha apurou-se para a final do EURO 2012 ao derrotar Portugal por 4-2 nas grandes penalidades, após um 0-0 que permaneceu até ao termo do prolongamento.



Eis a constituição das equipas:


Portugal






Nos quartos-de-final, Portugal derrotou a República Checa por 1-0, com um tento de Cristiano Ronaldo.
Ronaldo (3), Pepe, Hélder Postiga e Varela foram os marcadores dos golos de Portugal neste EURO 2012.
Hélder Postiga está lesionado.
Da vitória sobre os espanhóis no EURO 2004, resta apenas Cristiano Ronaldo.




Espanha






Na eliminatória anterior, “La Roja” venceu a França por 2-0, com um “bis” de Xabi Alonso.
Fernando Torres (2), Fàbregas (2), Xabi Alonso (2), David Silva e Jesús Navas marcaram os golos de Espanha na competição.
Do encontro frente à seleção das quinas em 2004, estão entre os 23 convocados Casillas, Xabi Alonso e Fernando Torres.




Portugal entrou na partida a fazer uso da circulação de bola, impedindo que fossem os espanhóis a terem-na na sua posse.



2’ Miguel Veloso quase marcava de canto direto, mas Casillas sacudiu para canto.



9’ Após um lance confuso que envolveu o ataque espanhol, Arbeloa atirou por cima.



29’ Iniesta, num remate colocado, levou a bola a passar acima do alvo.



32’ João Moutinho serviu Cristiano Ronaldo que chutou rasteiro e ao lado.



Na primeira parte foi visível um encontro muito equilibrado, com as duas equipas a terem, cada uma à sua maneira, o jogo controlado.
Espanha conseguia pressionar mais alto e dificultar imenso a primeira fase de construção da equipa das quinas, no entanto, apesar da superioridade em termos de posse de bola habitual em “La Roja”, ao contrário de exemplos anteriores, essa superioridade não foi esmagadora, apresentando-se na casa dos 55/60%.



Intervalo.



54’ Fàbregas rendeu Negredo.



57’ Hugo Almeida de fora da área atirou forte, mas por cima.



60’ Vicente Del Bosque trocou David Silva por Jesús Navas.



72’ Cristiano Ronaldo, na cobrança de um livre direto, não acertou na baliza.



81’ Nélson Oliveira substituiu Hugo Almeida.



87’ Saiu Xavi, entrou Pedro.



Final do tempo regulamentar.



A Espanha, que curiosamente teve menos dois dias de descanso, foi quem se apresentou melhor no prolongamento, quando se esperaria que acontecesse o contrário face ao desgaste, encostando Portugal à sua grande área.



104’ Jordi Alba trabalhou bem na esquerda e assistiu Iniesta, mas Rui Patrício negou o golo.



105’ Sergio Ramos, de livre direto, atirou por cima.



No intervalo do prolongamento, saiu Miguel Veloso, entrou Custódio.



111’ O guarda-redes português voltou a estar em evidência, desta vez ao parar um remate de Jesús Navas.



112’ Raul Meireles cedeu o seu lugar a Varela.



Final do tempo extra, o jogo seguiu para as grandes penalidades.



Rui Patrício defendeu o “penalty” de Xabi Alonso;
João Moutinho permitiu a intervenção de Casillas;
0-1 Iniesta;
1-1 Pepe;
1-2 Piqué;
2-2 Nani;
2-3 Sergio Ramos (à Panenka);
Bruno Alves acertou na trave;
2-4 Fàbregas;






Na chamada da lotaria das grandes penalidades, a Espanha foi mais feliz, mas no futebol é assim, e até arranjarem melhor forma de desempatar uma partida de futebol, há que ser dado mérito aos vencedores que treinam estas situações, tiveram a frieza necessária para colocar bem a bola, um guarda-redes à altura e esperar que o adversário falhasse.
Durante o tempo regulamentar assistimos a um encontro equilibrado, onde deu para constatar que “La Roja” era a equipa com mais argumentos, mas que ainda assim não traduziu essa superioridade nem em volume ofensivo e muito menos em golos, mas ainda assim dificultando a construção de jogo a Portugal e tendo superioridade na posse de bola, ainda que mais reduzida do que noutras ocasiões, apenas na casa dos 55/60%, fruto da pressão dos portugueses. Oportunidades, houve para ambos os lados, sobretudo em remates de fora da área, o que também é um indicador da concentração defensiva das duas seleções e também do pouco risco que correram.
No prolongamento, quando se pensava que os dois dias de descanso que os espanhóis tiveram se pudesse começar a traduzir dentro de campo com uma maior disponibilidade física dos portugueses, curiosamente foi a Espanha quem dominou os trinta minutos de tempo extra, praticamente todos eles disputados no meio-campo luso.
Nas grandes penalidades, Portugal até começou melhor, com Rui Patrício a defender o primeiro “penalty”, no entanto, logo de seguida, João Moutinho partiu para a linha dos onze metros demasiado expectante e acabou por permitir a intervenção de Casillas. Iniesta deu vantagem à “La Roja” e a partir daí sempre que um português cobrava uma grande penalidade, tinha maior pressão nos ombros, e se Pepe e Nani não a acusaram, Bruno Alves acertou na trave e logo a seguir Fàbregas confirmou o triunfo espanhol.



Analisando os atletas em campo, começando pelos de Portugal…
Rui Patrício esteve muito bem entre os postes e defendeu um “penalty”, João Pereira teve bastantes dificuldades com Jordi Alba e Iniesta pelo caminho mas acabou por não ficar mal na fotografia, Bruno Alves e Pepe estiveram imperiais, tanto pelo ar como pelo chão, e Fábio Coentrão foi forte a defender e a atacar.
Miguel Veloso conseguiu cortar imensos lances espanhóis, Raul Meireles foi importantíssimo a pressionar, ocupar espaços e a passar, e João Moutinho foi o português com mais alta-rotação, sendo rápido no desarme e rápido e certeiro a executar passes, mas como no melhor pano cai a nódoa, falhou a primeira grande penalidade.
Cristiano Ronaldo não conseguiu manter o nível exibicional das duas últimas partidas e apareceu sobretudo na cobrança de livres, mas esteve sempre inconformado, Nani teve dificuldades em se impor em qualquer um dos flancos, e Hugo Almeida não desgastou os defesas como Hélder Postiga tão bem o faz, mas, para poupar Ronaldo, desceu muitas vezes para ajudar a defender e na segunda parte conseguiu espaço para executar três remates, mas sem grande sucesso.
Nélson Oliveira não conseguiu mexer na equipa, Custódio refrescou o miolo e Varela entrou para tentar devolver dinâmica ofensiva a Portugal, mas sem grande sucesso.




Quanto aos jogadores de Espanha…
Casillas esteve bem quando foi chamado a intervir, Arbeloa teve dificuldades para travar Ronaldo mas acabou por ser regular e apoiar o ataque, mesmo limitado tecnicamente, Piqué e Sergio Ramos formaram uma dupla que apesar de nem sempre mostrar o melhor entendimento, conta com dois centrais de topo e o facto de não ter sido exposta ajuda a explicar o nulo no marcador, e Jordi Alba caminha a passos largos para ser considerado um dos melhores laterais-esquerdos do momento, fazendo mais uma boa atuação.
Busquets e Xabi Alonso foram importantes a compensar as subidas dos laterais, e com passes curtos mas rápidos e precisos, a contribuir para que o “tiki-taka” fosse virando de flanco.
David Silva esteve mais uma vez apagado, Iniesta foi sempre um perigo que teve a bola nos pés e Xavi andou desaparecido das zonas de último passe.
Negredo poucas vezes compareceu em zonas de finalização.
Fàbregas foi um acréscimo para a teia de passes espanhola, e Jesús Navas e Pedro deram largura ao ataque, criando desequilíbrios através da sua técnica e velocidade.

8 comentários:

  1. han terminado 0-0, no 0-1!!! jeje. bueno, españa a la final!! muy buen partido de los dos equipos: tengo que felicitar a portugal.
    un saludo desde fulltimedeportes.com!!

    ResponderEliminar
  2. Diz-me por favor que foste tu que colocaste este video no youtube e que me arranjas a letra completa.
    http://www.youtube.com/watch?v=s06x2Pau_NQ&feature=related

    Se foste consegues mandar.me a letra pra dark.angel.7@hotmail.com ?

    obrigadão

    ResponderEliminar
  3. Faltou pouco para Portugal. Uma pena não ter conquistado a classificação. Seria uma zebra, é verdade, mas esse futebolzinho da Espanha já tá ficando chato!

    Abraço
    britfoot.blogspot.com - @britfoot - fb.com/britfoot

    ResponderEliminar
  4. David, soy español (de Extremadura, región vecina de Portugal). Siento un cariño especial por tu país, por Portugal. Me parece que sois un gran país, y que España y Portugal debemos ir juntos en todos, ayudarnos, colaborar. Somos hermanos, vecinos, y siempre debemos estar juntos. Respecto al partido, me pareció que Portugal anuló a España y que se mereció pasar. Portugal me gustó mucho, también Veloso en el centro del campo, y la defensa seria y rocosa de Alves y Pepe. Me gustó la presión desde el minuto 1. Y me gustó el planteamiento de Paulo Bento, que superó en todo a Del Bosque. Portugal solo perdió por la suerte, por penaltis, que es una lotería. Debéis, los portugueses, estar orgullosos de vuestro equipo, de vuestro país y de vuestro mejor jugador, que es el mejor jugador del mundo, Cristiano Ronaldo.
    Portugal se merece ya ganar algún título. Por la generación de Eusebio, por la generación de Figo y por esta. Seguramente llegará. Os lo merecéis.
    ¡Força Portugal! ¡Viva España!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentário bonito este!

      Espanha também tem muito mérito, tem melhores opções no banco, e Portugal não tem banco praticamente. Se a Grécia lá chegou não é impossível lá chegar, mas é muito difícil e é dificil imaginar uma geração futura que venha a render esta.

      Espanha é a maior potência desportiva, não só do futebol, e domina em todos os aspectos, até na formação.

      Eliminar
    2. esta es la vierdad: Portugal jugò mejor de Espana, pero estos son los penalties. Aunque esta Espana no es buena como la del 2008 y 2010. Sin Villa y Pujol y con Torres e Xavi a mitad de loro calidad...ITALIA TIENE QUE GANAR!!

      FORZA ITALIA!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...