sábado, 16 de junho de 2012

EURO 2012 | Grécia 1-0 Rússia


Esta noite, no Estádio Nacional de Varsóvia, a Grécia venceu a Rússia por 1-0, na 3ª jornada do Grupo A do EURO 2012, e desse modo apura-se para os quartos-de-final, onde irá defrontar o 1º classificado do Grupo B. Karagounis marcou o tento solitário do encontro.



Eis a constituição das equipas:


Grécia






Os gregos estão em 15º no Ranking FIFA.
Para chegar ao EURO 2012, foram líderes do Grupo F na qualificação, à frente de Croácia, Israel, Letónia, Geórgia e Malta.
Na 1ª jornada, empataram frente à Polónia por 1-1, com um golo de Dimitris Salpingidis (PAOK), e perderam diante a República Checa por 1-2, tendo Theofanis Gekas (Samsunspor) marcado o tento solitário. Os helénicos estão assim em último no grupo, mas ainda com hipóteses de chegarem aos quartos-de-final.
Da derrota em 2008 com os russos (0-1), restam Karagounis, Torosidis, Katsouranis, Liberopoulos e Gekas.
O seleccionador é o português Fernando Santos, e dois dos seus atletas, Karagounis e Katsouranis, já representaram o Benfica.
O guarda-redes Chalkias está lesionado.




Rússia






Na primeira jornada, a Rússia goleou a República Checa por 4-1, com dois golos de Alan Dzagoev (CSKA Moscovo), e um de cada de Roman Shirokov (Zenit) e Roman Pavlyuchenko (Lokomotiv Moscovo).
No segundo jogo, os russos empataram a um com a Polónia, tendo o seu tento sido marcado por Dzagoev, que elevou assim a sua conta pessoal para três golos no EURO 2012, um dos melhores marcadores a par do alemão Mario Gómez e do croata Mario Mandzukic.
Da vitória em 2008 diante dos helénicos, estão nos 23 convocados Akinfeev, Anyukov, Ignashevich, Zhirkov, Zyryanov, Semshov e Pavlyuchenko.
Kokorin e Zyryanov estão lesionados, sendo que o primeiro não joga mais na competição.




6’ Na sequência de um canto de Karagounis, Katsouranis desviou ao primeiro poste mas Malafeev estava atento.



A Grécia entrou bem no jogo, povoando o meio-campo contrário, conseguindo aproximar-se da área contrária.



10’ Arshavin antecipou-se a Torosidis e desviou um cruzamento de Dzagoev, mas para defesa de Sifakis.



13’ Kerzhakov, de fora da área, atirou ao lado.



Com o passar do tempo, a Rússia conseguiu equilibrar a partida e até impor o seu estilo e controlar o jogo.



40’ Zhirkov, após a cobrança de um canto, fez uma diagonal da direita para o centro e rematou por cima.



45+2’ Após uma falha incrível da defesa da Rússia, que parecia estar a dormir, sobretudo Zhirkov e Ignashevich, Karagounis apareceu isolado e fuzilou Malafeev.






Ao intervalo, Pavlyuchenko rendeu Kerzhakov.



Com o resultado a seu favor, os helénicos colocaram o “autocarro” à frente da sua baliza.



57’ Denisov, de fora da área, atirou com perigo mas ao lado.



61’ Karagounis, no entender do árbitro, simulou uma grande penalidade, viu o cartão amarelo, e falhará o encontro dos quartos-de-final.



64’ Fernando Santos trocou Gekas por Holebas.
Samaras foi para o eixo do ataque e Holebas ocupou a posição de extremo esquerdo, para ajudar a fechar esse flanco.



67’ Karagounis foi substituído por Makos.



70’ Tzavelas, de livre directo, acertou na trave.



72’ Pogrebnyak entrou para o lugar de Glushakov.



No outro jogo do Grupo A, a República Checa ganhou vantagem sobre a Polónia, e com esta conjugação de resultados, a Rússia estava eliminada.
Apesar desta situação, os russos estavam-se a revelar impotentes para chegar à baliza adversária.



75’ Denisov, novamente fora da área, rematou rasteiro para defesa apertada de Sifakis.



81’ Anyukov foi rendido por Izmailov.



83’ Saiu Salpingidis, entrou Ninis.



84’ Na sequência de um cruzamento de Arshavin, Dzagoev cabeceou ao lado.



90+4’ Holebas foi admoestado com um cartão amarelo e ficará de fora do encontro dos quartos-de-final.



Sem mais ocorrências, a Grécia confirmou a vitória e o apuramento para os quartos-de-final, onde irá defrontar o 1º classificado do Grupo B, onde está incluído Portugal.
A formação orientada por Fernando Santos entrou melhor, o que é habitual na Rússia, que gosta de iniciar as suas partidas na expectativa, ao observar o adversário, e passado o primeiro quarto de hora, começava a impor o seu futebol, algo que se verificou nesta partida também.
Os russos até estavam a dominar na primeira parte, no entanto, praticamente no seu último lance, na sequência de um lançamento lateral a favorecer os gregos, Zhirkov e Ignashevich deixaram fugir Karagounis que progrediu em direcção à baliza e deu vantagem à sua equipa.
No segundo tempo, à imagem do que tinha mostrado no EURO 2004, os gregos colocaram o “autocarro” à frente da sua baliza, fecharam todos os caminhos aos soviéticos, e foi esperando pelo apito final, permitindo poucos lances perigosos.



Analisando os atletas em campo, começando pelos da Grécia…
Sifakis esteve bem quando foi chamado a intervir.
A linha defensiva composta por Torosidis, Kyriakos Papadopoulos, Papastathopoulos e Tzavelas, juntamente com os médios mais defensivos Katsouranis e Maniatis limitaram-se praticamente a correr sem bola, tapando os caminhos para a sua baliza.
Karagounis foi o homem das bolas paradas e revelou-se oportunista ao marcar o golo dos helénicos, mas viu o cartão amarelo ao simular, no entender do árbitro, uma grande penalidade, e falhará o jogo dos quartos-de-final.
Salpingidis foi vertical sobre o lado direito e Samaras apesar de ser lento, segurou muito bem a bola e ganhou imensas faltas.
Gekas deu trabalho aos defesas russos sobretudo no jogo aéreo, nas bolas paradas.
Holebas (viu amarelo e também está de fora do próximo encontro) fechou bem o flanco esquerdo, Makos reforçou o meio-campo e Ninis (reforço do Parma na próxima temporada), refrescou o ataque.



Quanto aos jogadores da Rússia…
Malafeev até nem teve muito trabalho, Anyukov teve bastantes dificuldades com Samaras pela frente, Aleksei Berezutskiy acabou por ser o homem do sector defensivo que ficou melhor na fotografia ao longo da partida, e Ignashevich e Zhirkov ficaram “a dormir” no lance do golo grego, embora este último, no decorrer do jogo, sobretudo na primeira parte, tenha dado muita profundidade ao flanco esquerdo.
Denisov mostrou-se bastante inconformado mas também precipitado ao tentar por muitas vezes o remate a longa distância, num meio-campo que não foi constituído novamente pelo trio do Zenit, pois Zyryanov esteve lesionado, e Glushakov, do Lokomotiv Moscovo, não deu a mesma dinâmica.
Arshavin e Dzagoev, devido ao aglomerado de jogadores gregos no seu meio-campo, não conseguiram trazer o seu bom jogo interior, e Kerzhakov revelou ansiedade, na perseguição ao seu primeiro golo no EURO 2012.
Pavlyuchenko e Pogrebnyak foram dois avançados lançados mas que pouco ou nada acrescentaram, e Izmailov entrou na tentativa de dar poder de penetração à sua selecção, mas teve tempo para pouco.




Com este resultado, fica assim disposta a classificação final do Grupo A:


10 comentários:

  1. David,

    Seu blog foi adicionado ao meus parceiros.

    Aguardo a publicação do meu link em seu blog.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Amigo, atualmente não trabalho com sistema de parcerias, mas agradeço o convite. Colocarei sim o seu blog no meu menu por 1 ou 2 meses. Deixo-lhes a vontade para colocar ou não o meu link na sua página.

    Atenciosamente,

    Luan Nascimento
    facebok.com/luanvitornascimento
    twitter.com/esptotalmossoro
    twitter.com/luanvitornas
    esportotalmossoro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Olá David! Aqui é a Aninha do Blog Mulher Colorada! Tudo bem?Em resposta ao seu comentário gostaria de dizer que podemos sim trocar links.
    Colocarei o link do seu Blog no meu Blog e peço que faça o mesmo por mim.
    Estarei aguardando!
    Um abraço! Aninha

    ResponderEliminar
  4. Boa noite David.
    O link do teu blog já se encontra no Rivais à Mesa.
    Obrigado nós pelo interesse :)
    Continuação de bom trabalho.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Olá David, aceito a troca de links,porém eu queria saber aonde que você coloca os links nos qual você adiciona,pois vi que no seu blog não tem exposição dos links.Obrigado.

    Alysson Afonso
    http://quatisports.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Olá David, aceito a troca de links, coloquei o link do seu blog no meu blog, espero voçe adicione o meu. Obrigado pelo convite :)

    Abraço

    Santiago
    http://acruxsport.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Hola David, soy el bloguero sevillista Drago's Sur, gracias por querer hacer el intercambio, te añado a mi blogosfera y te envío mi dirección:

    http://dragossur.blogspot.com.es/

    mis correos
    VALEFER44@gmail.com y DRAGOSSUR@gmail.com


    Si te interesa te puedo enviar varios números del periodico del SEVILLA FC en formato pdf, en los dos últimos se habla de Negredo y Jesús Navas en la Eurocopa 2012


    Si te interesa saber algo más sobre el sevillismo, puedes visitar la página web de nuestra Asociación de Sevillistas en la Red "Pepe Brand"

    www.sevillistasenlared.net

    Aquí puedes encontrar blogs dedicados a la historia de nuestro club y de opinión propia, ya somos más de 360 en la red, gracias y un abrazo.

    ResponderEliminar
  8. Hola David! ya te agregue a mis blogs!
    un saludo grande! muy bueno el blog!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...