terça-feira, 1 de maio de 2012

Liga ZON Sagres | Sporting 2-1 Académica


Esta noite, em Alvalade, o Sporting venceu a Académica por 2-1, num jogo a contar para a 28ª jornada da Liga ZON Sagres. Carrillo e Wolfswinkel marcaram para os leões, e Polga na própria baliza para os estudantes.



Eis a constituição das equipas:

Sporting



Este jogo é o primeiro pós-eliminação na Liga Europa, perante o Athletic Bilbao (3-4 no agregado).
Rinaudo e Rodríguez por lesão, e Diego Rubio, por castigo, são baixas confirmadas.
No decorrer do aquecimento, Marat Izmailov ressentiu-se de uma lesão e não pode dar o seu contributo à equipa.


Académica



Os estudantes estão numa série de quinze jogos sem conhecer o sabor da vitória, e face à vitória do Feirense diante do União de Leiria, mergulharam para baixo da linha de água.
Orlando, Éder, Pape Sow e Reiner Ferreira estão lesionados, e Flávio e Hélder Cabral castigados.


4’ Adrien do meio da rua atirou por cima.

9’ Nivaldo, também de longe, obrigou Rui Patrício a defesa apertada.

O Sporting não entrou muito forte, não estava a conseguir criar perigo, e sentia bastantes dificuldades em construir jogo, dado o comportamento defensivo da Académica num bloco médio e em 4-2-4, com os defesas leoninos a não serem pressionados, mas com os quatro homens mais adiantados da “briosa” a marcarem bastante perto os médios leoninos.

29’ Diego Capel ganhou a linha de fundo a Cédric Soares e cruzou para o segundo poste onde Carrillo foi mais rápido que Nivaldo a atacar a bola e cabeceou para o fundo das redes.


O Sporting chegou à vantagem que ainda não justificava, dado a toada do encontro.

40’ Rui Miguel conseguiu encontrar espaço na área adversária mas o Patrício negou-lhe o golo.

44’ Anderson Polga desviou um cruzamento de Nivaldo para a própria baliza.


Ao intervalo, Pedro Emanuel trocou David Simão por Edinho, fazendo recuar Rui Miguel para as costas do ponta-de-lança.

56’ Diogo Valente conduziu um ataque e fletiu com a bola controlada da esquerda para o meio, e posteriormente serviu Marinho, mas o remate deste saiu por cima.
Nos leões, André Martins rendeu Elias.

61’ João Pereira, tocado, deu lugar a Bruno Pereirinha.

67’ Diogo Valente foi substituído por Saulo.

76’ Na ressaca de um pontapé de canto favorável ao Sporting, Carrillo atirou à trave e na recarga Wolfswinkel cabeceou para o 2-1.


79’ De forma a voltar a equilibrar o meio-campo, Sá Pinto colocou Daniel Carriço no terreno, retirando Matías Fernández.

83’ Pedro Emanuel esgotou as alterações: Diogo Melo pelo mais ofensivo Danilo.

Até final, sem mais ocasiões para ambas as partes, acabou por se confirmar o triunfo suado do Sporting, em que o resultado foi melhor que a exibição. Do lado dos estudantes, terminam a jornada em zona de despromoção, situação impensável no início do campeonato, onde a formação de Coimbra apresentou bom futebol (capacidade que continua a ser demonstrada em jogos grandes e que não reflete a classificação da equipa).
Os leões não entraram pressionantes, até marcaram na primeira situação de golo que tiveram, no entanto, a Académica, apesar da boa disposição no processo defensivo (já aqui foi falado do 4-2-4 a defender, com os quatro homens da frente a pressionarem Elias e Schaars, os elos de ligação entre sectores, algo que os estudantes também fizeram frente ao Sp. Braga, por exemplo, mas aí com Hugo Viana e Custódio a serem os visados), no entanto, também não se superiorizaram e maioritariamente só com remates de meia distância criaram relativo perigo.
Depois do golo encaixado, a “briosa” reagiu e chegou ao empate num lance infeliz de Anderson Polga, introduzindo a bola na sua própria baliza.
No segundo tempo, a toada equilibrada e com poucas oportunidades manteve-se, com a Académica a não abdicar do seu sistema defensivo, apesar de não se tratar de nenhum autocarro e de pregar alguns sustos aos adeptos sportinguistas, que já desesperavam pelo golo que viria a garantir os três pontos e a aproximação aos bracarenses no 3º lugar, apontado já na reta final do encontro por Wolfswinkel.

Analisando os atletas em campo, começando pelos do Sporting…
Rui Patrício fez algumas defesas complicadas mas falhou nos passes longos, João Pereira defendeu bem mas não se envolveu muito no ataque e saiu lesionado, Polga foi infeliz, marcando na própria baliza, Onyewu continua à procura de ritmo e Insúa lutou imenso, como é habitual, mas nem sempre se conseguiu entender com Carrillo, quando fizeram dupla no flanco esquerdo.
Elias e Schaars não deram dinâmica ao meio-campo, Matías Fernández esteve apertado mas sempre que arranjou espaço foi um perigo à solta.
Diego Capel foi um guerreiro, Carrillo esteve nos dois golos mas demonstrou alguma participação e falta de brio em certas situações e Wolfswinkel marcou o tento decisivo, e mostra estar a evoluir no que a segurar a bola diz respeito.
André Martins deu a tal dinâmica que faltava ao meio-campo, Pereirinha deu mais profundidade ao flanco direito e Carriço entrou para reequilibrar a equipa.

Quanto aos jogadores da Académica…
Peiser esteve seguro, apesar do pouco trabalho, Cédric foi batido em velocidade por Capel no lance do 1-0, mas maioritariamente fez boa figura em todos os momentos do jogo, Abdoulaye e João Real “varreram” o que lhes apareceu à frente, e Nivaldo não acompanhou Carrillo no primeiro golo leonino, mas redimiu-se e fez a “assistência” para o tento dos estudantes, apontado por Polga.
Diogo Melo e Adrien Silva foram importantes à frente da defesa e no apoio aos laterais, e David Simão esteve ofuscado.
Marinho esteve perto de colocar a Académica em vantagem já na segunda parte, Diogo Valente foi um “ciclista” no flanco esquerdo, que guiou muitos dos ataques, e Rui Miguel começou como ponta-de-lança, acabou como “10”, mas passou discreto.
Edinho agitou ofensivamente a equipa, e Saulo e Danilo não tiveram nada para se destacar.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Liga ZON Sagres:

1 comentário:

  1. viva o bom futebol.
    Que todos os jogos primem pelo espectáculo desportivo de arte e saber jogar sem ofender nem destruir.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...