sexta-feira, 20 de abril de 2012

Liga ZON Sagres | Paços de Ferreira 1-1 Sp. Braga


Esta noite, no Estádio da Mata Real, Paços de Ferreira e Sp. Braga empataram a uma bola, num jogo a contar para a 27ª jornada da Liga ZON Sagres. Vítor abriu o marcador para os pacenses, mas Nuno Gomes empatou a partida.



Eis a constituição das equipas:

Paços de Ferreira



O conjunto orientado por Henrique Calisto está numa posição tranquila, com a manutenção praticamente garantida.
Arturo Álvarez, Tony e Manuel José falham a partida por lesão.


Sporting de Braga



Depois de duas derrotas consecutivas para o campeonato, que colocaram os bracarenses longe do título, a formação de Leonardo Jardim pretende voltar às vitórias, para que, ainda à condição, possa passar a noite em 2º lugar.
Leandro Salino lesionado, Ruben Amorim à procura da melhor condição física, e Hugo Viana castigado, ficam de fora para o encontro da Mata Real.


10’ Michel serviu Vítor que rematou colocado do meio da rua à trave.

Início de jogo equilibrado na Mata Real apesar do Paços já ter criado muito perigo.

18’ Numa transição rápida, Melgarejo progride no terreno flectindo da direita para o centro e ainda de longe atirou ao lado.

O ritmo lento marcava a partida.

21’ Vinicius viu o segundo cartão amarelo e foi expulso, após falta sobre Luiz Carlos.

A jogar com dez, Leonardo Jardim colocou Alan na zona central, na posição que era de Vinicius, e entregou o corredor direito a Miguel Lopes, com Hélder Barbosa a receber liberdade para ocupar qualquer dos dois flancos, conforme as necessidades da equipa.

27’ Depois da tal ameaça ao décimo minuto, Vítor marcou num remate muito colocado de fora da área.


41’ Caetano cometeu uma falta duríssima sobre Elderson, em que lhe acertou com os pitons no peito e viu o vermelho directo.

Ao intervalo, o técnico bracarense trocou Elderson por Nuno Gomes e passava agora a jogar em 3-4-2.

52’ Luisinho entrou de forma dura sobre Miguel Lopes, e viu o segundo cartão amarelo e consequente expulsão.

53’ Livre lateral cobrado por Hélder Barbosa foi desviado pelo cabeceamento de Lima mas Cássio negou o golo.

56’ Nuno Santos rendeu Michel, e a jogar com nove, o Paços actuava num 4-3-1 com o recém-entrado jogador a ocupar a lateral-esquerda, o meio-campo a manter-se e com Melgarejo sozinho no ataque.

63’ Lima rematou com perigo ao lado, ainda com um pequeno toque de Ricardo a alterar a trajectória da bola.

65’ Leonardo Jardim abdicou de mais um defesa e substituiu Miguel Lopes por Carlão. Henrique Calisto refrescou o meio-campo, retirando André Leão e colocando no terreno Josué.

66’ Custódio chutou em jeito de fora da área, mas o esférico foi para fora.

74’ Saiu Hélder Barbosa, entrou Paulo César, troca de alas.

O Paços de Ferreira nesta altura do jogo já tinha renunciado à posse de bola, pertencendo esta exclusivamente ao Sp. Braga. Só em cortes e em breves tentativas de sair em transições rápidas é que os “castores” tocavam na redondinha.

78’ Custódio rematou frosco à entrada da área, Douglão ainda desviou o esférico para uma melhor direcção mas acertou no poste.

80’ Lima assistiu Carlão no interior da área que rematou ao ferro, e na recarga Nuno Gomes empatou a partida.


89’ Nuno Gomes tabelou com Paulo César e serviu Alan que em zona frontal e com a baliza à sua mercê desperdiçou de forma incrível uma grande oportunidade.

Sem mais ocorrências até final, acabou por ser um empate que se ajusta ao que se viu nas quatro linhas, um espectáculo maioritariamente pobre e com um ritmo baixo, fruto das situações actuais das equipas. O Paços de Ferreira já tinha a manutenção praticamente assegurada, não matematicamente, mas pouco faltava, e o Sp. Braga depois de duas derrotas consecutivas, diante de FC Porto e Benfica, ficou com o objectivo do título a ser-lhe praticamente impossível de atingir, e como a presença nos três primeiros está perto de estar segura, viu-se sobretudo na primeira parte pouca ambição dos arsenalistas, assim como também menos confiança, e claro, a ausência de Hugo Viana também não ajudou.
Os pacenses entraram melhor, criaram as primeiras oportunidades, e num espaço de cinco minutos viram-se em vantagem numérica (expulsão de Vinicius) e colocaram-se em vantagem no marcador, com um bom golo de Vítor.
A partir daí, o Braga intensificou ligeiramente o ritmo do seu jogo, fez subir as suas linhas e procurou o empate, beneficiando das expulsões de Caetano (fim da primeira parte) e de Luisinho (inicio da segunda) para encostar os “castores” à sua área. Já na recta final, e apenas com dois defesas e com uma grande quantidade de jogadores de ataque, Nuno Gomes igualou o jogo, mas os arsenalistas não conseguiram completar a reviravolta.

Analisando os atletas em campo, começando pelos do Paços de Ferreira…
Cássio fez algumas boas intervenções, Filipe Anunciação dedicou-se exclusivamente a tarefas defensivas, fechando o seu corredor muito próximo dos centrais, Ricardo e Cohene formaram uma dupla sólida, e Luisinho teve como nota de destaque a sua expulsão.
André Leão foi importante no momento da recuperação de bola à frente da defesa, Vítor marcou um grande golo, e tal como Luiz Carlos, foi incansável.
Caetano tinha-se visto pouco na partida, e num acto de negligência, viu o vermelho directo em dia de aniversário (21 anos), Melgarejo foi desequilibrador mas a desvantagem numérica dos pacenses não permitiu que brilhasse na segunda parte e Michel foi provavelmente o homem mais perigoso do ataque, pela força, mobilidade e técnica que deu a esse sector.
Nuno Santos ocupou a lateral-esquerda, fechando-a sem comprometer, e Josué refrescou o fatigado meio-campo.

Quanto aos jogadores do Sp. Braga…
Quim até nem teve que fazer muitas defesas complicadas, Miguel Lopes teve muita liberdade para subir pelo seu flanco e geralmente fê-lo bem, Nuno André Coelho e Douglão foram consistentes e na segunda parte a maioria das suas tarefas até foram… ofensivas, ao construir os ataques, e Elderson, como lateral posicional que é, em certo momento foi inútil aos arsenalistas e portanto foi substituído ao intervalo.
Custódio e Vinicius não deram um ritmo alto à partida, e o brasileiro foi expulso logo aos 21’, Mossoró apareceu sobretudo na segunda parte, em situações em que flectiu da esquerda para o meio, Alan teve de recuar no terreno, ocupou a zona central do meio-campo e o conjunto de tarefas que teve de cumprir limitou-o, e Hélder Barbosa tentou desequilibrar mas maioritariamente não conseguiu fazer a diferença.
Lima lutou muito mas teve poucas oportunidades para alvejar a baliza de Cássio.
Nuno Gomes trouxe mais dinâmica ao ataque, tabelando com os colegas, trazendo mais poder de ataque e critério na hora de atacar, e marcou o tento do empate. Carlão trouxe presença na área e Paulo César refrescou a ala direita.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Liga ZON Sagres:


1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...