sábado, 28 de abril de 2012

Liga ZON Sagres | Marítimo 0-2 FC Porto


Hoje, ao final da tarde, no Estádio dos Barreiros, o FC Porto venceu o Marítimo por 2-0, em jogo a contar para a 28ª jornada da Liga ZON Sagres. Hulk marcou os golos do encontro, ambos de grande penalidade.



Eis a constituição das equipas:

Marítimo



A época dos maritimistas está a ser brilhante, no entanto, nas últimas jornadas têm passado por uma fase negra já que perderam os dois últimos encontros e caíram para o 5º lugar.
Roberto Sousa está castigado e Fabio Felício lesionado.


FC Porto



Os dragões podem-se sagrar já campeões nacionais esta jornada caso vençam no Funchal e amanhã o Benfica escorregue em Vila do Conde, na deslocação ao terreno do Rio Ave.
Em caso de triunfo, o FC Porto iguala as suas melhores séries vitoriosas, que é de quatro seguidas, já alcançadas por duas ocasiões esta temporada.
Alvaro Pereira, suspenso pelo clube, fica de fora.


12’ Varela cruzou a meia altura para Hulk desviar para a baliza, mas Ruben Ferreira praticamente sobre a linha negou o golo.

14’ Fidélis interceptou um cruzamento na sua área com o braço, e foi assinalada uma grande penalidade que o “Incrível” converteu em golo.


O FC Porto entrou melhor na partida, povoando o meio-campo adversário, e sem estranheza conseguiu adiantar-se no marcador.

37’ Sapunaru conseguiu ganhar espaço nas costas de Sami e Rúben Ferreira, e foi à linha cruzar atrasado para James Rodríguez, que atirou para defesa de Salin.

Ao intervalo, Pedro Martins trocou João Luiz por Heldon, colocando Danilo Dias atrás do ponta-de-lança.

62’ Benachour rendeu Danilo Dias.

63’ Varela deu lugar a Djalma, troca por troca.

68’ Hulk recebeu um passe longo de Lucho, dominou com o peito, mas já pressionado por Robson, e com Salin pela frente, rematou ao lado.

69’ Fidélis obrigou Helton a defesa apertada.

71’ Benachour apareceu pela esquerda, com dois/três toques furou por entre Sapunaru e Lucho, e atirou colocado mas para fora.

75’ James Rodríguez deu lugar a Defour. O FC Porto actuava agora num 4-4-2 losango, com Lucho a ocupar a posição mais adiantada, com os dois avançados muito abertos.

81’ Pedro Martins arriscou tudo ao trocar um defesa-central, Roberge, por um avançado, Pouga.

82’ Heldon tentou meter a bola na “gaveta”, mas o seu remate saiu por cima.

87’ Hulk num grande trabalho individual pela direita conseguiu entrar na área e dar um golo feito a Lucho, mas este chutou acima do alvo.

88’ “El Comandante” foi rendido por Rolando.

89’ Rafael Miranda derrubou Djalma na área dos insulares, viu o segundo cartão amarelo, foi expulso e mais uma vez na conversão da grande penalidade, Hulk fez o 0-2.


Sem mais ocorrências até ao fim, o FC Porto acaba por conquistar uma vitória preciosa no que à luta pelo título diz respeito, num terreno difícil mas de uma forma algo atípica, dois golos de grande penalidade.
Os dragões superiorizaram-se, ainda que ligeiramente, durante a primeira parte, e com uma grande penalidade que não deixou dúvidas, colocaram-se em vantagem com alguma naturalidade, sem fazer um “pressing” assim tão alto.
No segundo tempo, defenderam o magro resultado, abdicando mesmo do habitual 4-3-3 para actuar num pouco característico 4-4-2 losango para os lados do Dragão, e mesmo numa altura em que ainda estava 0-1 e o Marítimo aumentava a pressão, já Rolando estava preparado para entrar, reforçando o eixo defensivo, no entanto, coincidiu com a hora em que Hulk, mais uma vez de “penalty”, sentenciou o resultado em 0-2.

Analisando os atletas em campo, começando pelos do Marítimo…
Salin só foi batido de grande penalidade, fora isso sempre mostrou segurança.
A Briguel calhou-lhe a fava, tendo de marcar Hulk, Robson e Roberge não cometeram grandes erros e Rúben Ferreira fez uma bela exibição, confirmando ser um dos jovens valores do nosso campeonato (e já é internacional sub-21).
Olberdam nunca permitiu que o perigo aparecesse pelo centro, João Luiz esteve apagado e foi o primeiro sacrificado, e Rafael Miranda ficou ligado ao resultado ao cometer o segundo “penalty” e ser expulso.
Danilo Dias e Sami não conseguiram gerar muitos desequilíbrios, e Fidélis, possante, lutou muito, tentou ganhar espaços mas teve poucas oportunidades e ainda ficou ligado ao resultado por ter colocado a mão à bola, originando a grande penalidade do 0-1.
Heldon, tal como os extremos da primeira parte, habituais “ciclistas”, não foi desequilibrador, Benachour trouxe qualidade de passe e alguma nota artística individual mas insuficientes para virar o resultado, e Pouga pouco tempo teve em campo.

Quanto aos jogadores do FC Porto…
Helton foi sempre seguro, Sapunaru defendeu com tranquilidade e sempre que possível aventurou-se no processo ofensivo, Otamendi e Maicon foram intransponíveis e Alex Sandro exibiu-se a bom nível.
Fernando segurou o meio-campo, João Moutinho passou discreto mas exibindo sempre capacidade de passe de ligar os sectores, e Lucho teve uma actuação positiva, especialmente na segunda parte, sendo extremamente útil a contemporizar e a ganhar faltas.
Hulk marcou por duas vezes de grande penalidade, Varela procurou sempre ganhar a linha de fundo aos defesas insulares e James Rodríguez não brilhou, mas não esteve mal.
Djalma refrescou o ataque, Defour povoou o meio-campo e Rolando no pouco tempo que esteve em campo reforçou a dimensão física no sector defensivo.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Liga ZON Sagres:

3 comentários:

  1. Boas,

    Mais um passo rumo ao Bi ... num estadio historicamente dificil o FC Porto fez o suficiente para garantir os 3 pontos. Não foi um jogo brilhante por parte do Porto, mas foi calculista e numa prova de regularidade por vezes ha que jogar feio e conquistar os 3 pontos como aconteceu na madeira.
    Para a semana em casa e contra o Sporting, ao contrario do que aconteceu hoje com os juniores, a vitoria é o unico resultado possivel para conquistarmos o campeonato em nossa casa.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Ontem o FC Porto fez um jogo à campeão.

    Concentrado, com absoluto domínio da partida e o resultado só peca por escasso.

    O Marítimo limitou-se a recolher as linhas e esperar pela nossa possível ansiedade.

    Só permitimos ao Marítimo um remate perigoso, bem defendido por Helton.
    Por tudo isto, as declarações no final do jogo de Pedro Martins e Briguel, são absolutamente ridículas.
    Os penaltis assinalados são claros, e os dois que os insulares reclamam não são também claramente penalti.

    Das duas uma, ou foi um discurso encomendado pelo lambe-botas, ou os dois elementos que compareceram na flash interview têm menos inteligência que uma simples "pica no chão".
    Na primeira parte o central maritimista deveria ter sido expulso, quando efectuou uma tesoura por trás em Hulk, um tipo de falta que ao prender a perna pode causar graves lesões.

    Os jogadores do marítimo jogaram sempre às pernas, e só a permissividade do árbitro permitiu que terminassem com 11.

    Fantástico jogo de toda a equipa. Defesa seguríssima, meio campo batalhador e ataque criativo, foram os condimentos para uma vitória justíssima que nos coloca a um passo do bi campeonato.

    Fantástica a presença da família portista no Funchal que apoiou a equipa para mais uma vitória.

    Bom domingo,

    Abraço

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...