terça-feira, 13 de março de 2012

Liga dos Campeões | Bayern Munique 7-0 Basileia



Esta noite, na Allianz Arena, o Bayern Munique goleou o Basileia por 7-0 na segunda mão dos Oitavos-de-final da Liga dos Campeões, apurando-se para a próxima eliminatória com um agregado de 7-1. Arjen Robben (2), Müller e Mario Gómez (4) fizeram os golos da partida.



Eis a constituição das equipas:

Bayern Munique



Os bávaros apuraram-se para os Oitavos-de-final com facilidade, num grupo que se previa muito difícil com Nápoles, Manchester City e Villarreal, no entanto, nesta eliminatória, perderam na Suiça por 1-0.
No campeonato alemão, perderam há semanas a liderança que detinham deste praticamente o inicio da época para o Borussia Dortmund e estão já a cinco pontos dos rivais, com Jupp Heynckes a ser alvo de contestação e um dos seus jogadores mais influentes, Arjen Robben, a mostrar insatisfação pelo momento da equipa. Ainda assim, no último sábado golearam o Hoffenheim por 7-1, com um “hat-trick” de Mario Gómez, melhor marcador da Bundesliga.


Basileia



Os suíços conseguiram qualificar-se para esta fase ao ficar em 2º num Grupo em deixaram para trás o Manchester United, e ainda o Otelul Galati, ficando apenas atrás do Benfica.
A formação orientada por Heiko Vogel está na liderança do campeonato suíço, estando numa série de três vitórias consecutivas e não perdendo há dezassete jogos.
Será curioso avaliar o desempenho de Xherdan Shaqiri, uma das estrelas do Basileia, mas que já tem tudo acertado para representar o Bayern Munique na próxima temporada.


Em desvantagem na eliminatória, o Bayern entrou com vontade de sair dessa situação adversa, iniciando o jogo de uma forma muito pressionante, intensa e ofensiva, e a primeira grande oportunidade surgiu logo aos 6’ quando Arjen Robben fez uma diagonal pela direita e atirou à malha lateral.

Depois da ameaça, quando se completava uma dezena de minutos, os bávaros inauguraram o marcador e logo pelo extremo holandês que aproveitou o ressalto de um remate de Kroos que embateu num defesa suíço.

Logo após, Mario Gómez teve duas oportunidades para ampliar o marcador mas Sommer negou-lhe o golo em ambas as ocasiões, a primeira de calcanhar a passe de Ribéry, e a segunda servido por Luiz Gustavo.

A meio da primeira parte, o guarda-redes do Basileia voltou a estar em destaque ao defender um cabeceamento de Müller na sequência de um pontapé de canto cobrado por Robben.

Aos 37’, Kroos do meio da rua atirou forte mas o esférico saiu por cima.

Os helvéticos a pouco e pouco iam-se soltando da pressão do Bayern e chegando com mais frequência ao último terço do terreno, e exemplo disso foi um lance em que numa transição rápida, Streller apareceu para a esquerda a bombear a bola para área onde Frei ao segundo poste rematou acima do alvo.

Ainda assim, foram os germânicos que voltaram a facturar, com Müller a desviar ao primeiro poste um cruzamento de Robben para o fundo das redes.

Antes do intervalo, Kroos bateu um livre lateral pela esquerda para o segundo poste onde Badstuber colocou a bola em Mario Gómez que com a baliza à sua mercê fazer o 3-0.

Nos primeiros minutos da segunda parte, Ribéry progrediu pelo seu flanco e fez o cruzamento para a área onde o ponta-de-lança ex-Estugarda atirou para a o quarto dos germânicos, bisando na partida.

“El Torero” ainda não estava satisfeito com dois golos, e aos 57’ teve perto de marcar novamente mas Sommer evitou o quinto.

Quando se concluiu uma hora de jogo, Gómez chegou ao “hat-trick” com um cabeceamento em resposta a novo cruzamento de Ribéry, após bom trabalho do francês pela esquerda.

Seis minutos depois, a dupla Ribéry/Gómez voltou a produzir mais um golo, novamente o extremo ex-Marselha na assistência e o avançado alemão a finalizar com classe, o seu quarto tento no encontro!

Aos 80’, Schweinsteiger (tinha rendido Müller) com um passe espectacular isolou Arjen Robben que driblou o guardião do Basileia e com a baliza deserta fez o 7-0.

Foi uma goleada justa dos bávaros, que cilindraram o adversário do primeiro ao último minuto. Ainda assim, uma despedida inglória para o Basileia que animou a fase de grupos e venceu o Bayern por 1-0 na Suíça na primeira mão.
Os alemães começaram muito fortes, marcaram cedo, entretanto, os helvéticos foram-se soltando da pressão, mas até foi nesse período que Müller e Gómez fizeram o segundo e terceiro golos, acabando praticamente com as esperanças do conjunto orientado por Heiko Vogel.
Na segunda parte assistiu-se a um jogo de sentido único, com os germânicos a cilindrar e a marcar por mais quatro vezes.

Analisando os atletas em campo, começando pelos do Bayern…
Neuer teve muito pouco trabalho, Lahm numa rara actuação no lado direito esteve a bom nível e confirmou o seu estatuto como um dos melhores laterais do Mundo, os centrais estiveram bem das poucas vezes que tiveram que intervir, com destaque para Badstuber que participou num dos golos, e Alaba mesmo pisando terrenos que habitualmente não são os seus, foi importante ao apoiar Ribéry.
Luiz Gustavo não teve grandes dificuldades defensivamente e esteve bem, Kroos ligou os sectores e mostrou um bom pontapé, Ribéry fez o que quis de Steinhöfer e fez três assistências para golo, Robben marcou por duas vezes e exibiu-se a alto nível, e Müller facturou por uma vez e fez uma actuação também muito positiva.
Mario Gómez fez um “poker”, são precisas mais palavras para falar da prestação daquele que actualmente é um dos “matadores” mais temíveis do planeta?

Quanto aos jogadores do Basileia…
Pelo que fizeram com a bola nos pés é difícil destacar alguém, Streller e Frei construíram o único lance de perigo dos helvéticos e Shaqiri esteve muito apagado.
No entanto, no que concerne a correr atrás do esférico, Sommer impediu números ainda mais históricos, mas tanto ele como os jogadores mais defensivos dificilmente esquecerão o trio Ribéry/Gómez/Robben, que esteve em todos os golos da partida. Steinhöfer, por exemplo, foi gato-sapato do extremo francês durante todo o encontro, e quando foi substituído, mostrou toda a sua frustração por não conseguir travar o seu oponente directo.

1 comentário:

  1. Que jogão do Bayern !!!
    Quando querem, sao mesmo dos melhores da europa !

    Participe já na nova jornada de "Quem é o Puto ?" em contra-ataque1.blogspot.com

    Abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...