segunda-feira, 26 de março de 2012

Distritais | Barreirense 5-0 Alfarim



Esta tarde, no Campo da Verderena, no Barreiro, o Barreirense goleou o Alfarim por 5-0, num jogo a contar para a 21ª Jornada da 1ª Divisão da AF Setúbal, mantendo desta forma a liderança na prova. Nuno Dias (2), Vasco Firmino (g.p.), Valter e Nélson Costa apontaram os golos.



Eis a constituição das equipas:

Barreirense



Os alvi-rubros são os lideres da 1ª Divisão Distrital da AF Setúbal, com mais dois pontos que o Vasco da Gama (de Sines), e têm a melhor defesa da prova. Curiosamente, dão-se melhor nos jogos fora do que em casa. Actualmente, estão numa série de três vitórias consecutivas.
Amadeu, Daniel Lourenço, Yoruba, João Nuno, Jorge Palma, Cláudio Canina e Diogo Chaleira foram o lote de lesionados. Em sentido inverso, Vasco Firmino está de regresso à competição.


Alfarim



O Alfarim ocupa o 7º lugar, estando numa série de três jogos sem perder. Nas últimas oito partidas, venceram cinco e marcaram 23 golos, dando uma média praticamente de 3 por jogo.
Curiosamente, também têm mais pontos conquistados fora de portas do que em casa.


Os visitantes até começaram melhor, com um cabeceamento a passar pouco por cima logo no minuto inicial.

Na resposta, Bailão obrigou o guardião do Alfarim a uma boa intervenção.

Perto de se cumprir a primeira dezena de minutos, Nuno Dias quase marcava num cruzamento/remate.

Por esta altura, o Barreirense dava o sinal “+” na partida, jogando num 4-3-3 com um “pivot” ofensivo como está representado no gráfico acima, mas com uma posição variável entre os três homens da frente, era comum ver Vasco Firmino num dos flancos ou um dos extremos no eixo do ataque, confundido desta forma as marcações e também libertando mais esse trio de atletas.

A meio do primeiro tempo, David Martins viu Sérgio Mata adiantado e fez o chapéu mas a bola passou por cima.
Imediatamente a seguir, ainda antes de ser marcado o pontapé de baliza, Luís Marques foi expulso por se ter excedido nas palavras para com o árbitro da partida.
Tacticamente, o 4-4-2 dos forasteiros transformou-se num 4-4-1, com Gonçalo Costa sozinho no eixo do ataque.

Aos 35’, Bailão passou de trivela para o flanco esquerdo onde estava Nuno Dias, que flectiu para o meio e atirou para o 1-0.

Perto do intervalo, David Martins de longe, mas desta vez em força, voltou a tentar marcar, mas o guarda-redes da formação do concelho de Sesimbra voltou a negar-lhe o golo.

Em inferioridade numérica e no marcador, o Alfarim nunca baixou os braços, recusaram deitar a toalha ao chão apenas com o 0-1, mas a meio da segunda parte Ricardo Marinheiro cometeu grande penalidade ao colocar o braço à bola, e na sua conversão Vasco Firmino ampliou a vantagem dos alvi-rubros.

A partir daí, só deu Barreirense, e aos 73’, Bruno Costa cabeceou ao poste e no ressalto a bola sobrou para Valter que à boca da baliza colocou o resultado em 3-0.

Três minutos depois, João Racha (tinha substituído Sérgio Canas) serviu Nuno Dias mas este atirou por cima.

À entrada dos últimos dez minutos, Miguel Gomes progrediu pelo seu flanco e cruzou rasteiro e atrasado para a entrada da área onde Nélson Costa rematou enroscado para o fundo das redes.

Já nos descontos, depois de um conjunto de remates interceptados pelos defesas forasteiros, a bola sobrou para Nuno Dias que livre de marcação fez o último golo do jogo, confirmando a goleada do Barreirense por 5-0.

Até ao segundo golo dos líderes da 1ª Divisão da AF Setúbal, foi uma partida característica destas divisões distritais, nem sempre bem jogada, com falhas, falta de soluções ofensivas, decisões dos atletas que esteticamente não são agradáveis para a vista do espectador, equilíbrio como nota dominante e uma expulsão que acabou por minimizar as possibilidades do Alfarim conquistar outro resultado no Barreiro. Essas possibilidades ficaram ainda mais reduzidas com o 1-0, e já na segunda parte, a grande penalidade convertida por Vasco Firmino acabou por decidir o vencedor do jogo, e até final, para gáudio da plateia os alvi-rubros chegaram ao 5-0, resultado final.


Destacando alguns atletas em campo, começando pelos do Barreirense…
José Carlos não teve muito trabalho, Miguel Gomes esteve bem a defender e atacar, tendo feito uma assistência, Valter e Bruno Costa foram sólidos a defender e participaram activamente no 3-0, e Marcelino foi provavelmente o pior elemento dos alvi-rubros em campo, falhando passes e chegando atrasado a alguns lances, nunca foi seguro.
David Martins deu nas vistas pela sua capacidade em remates de meia-distância e Sérgio Canas pela sua dimensão física e qualidade de passe, já Nélson Costa foi o armador de jogo.
Bailão foi o elemento mais móvel do ataque, o que mais baixava no terreno para receber a bola, Nuno Dias apontou dois golos e Vasco Firmino regressou em grande com alguns bons apontamentos e acrescentando presença física na área adversária, tendo marcado de grande penalidade.
João Racha, China e Cansado não acrescentaram muito à equipa, até porque os dois últimos entraram quando o jogo já estava resolvido, mas vieram refrescar a formação orientada por Duka.


Quanto aos jogadores do Alfarim…
O destaque para a positiva vai talvez para Gonçalo Costa que pareceu sempre ser o mais inconformado, embora tenha reagido mal à sua substituição, não cumprimentando [6] (que o rendeu), e indo directamente para o balneário.
Pela negativa, é preciso referenciar Luís Marques que foi expulso ainda durante a primeira parte e demorou algum tempo até sair do campo.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da 1ª Divisão da AF Setúbal:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...