domingo, 15 de janeiro de 2012

Liga ZON Sagres | Sp. Braga 2-1 Sporting



O Sp. Braga venceu esta noite o Sporting por 2-1, num jogo disputado no Estádio AXA, e com este resultado isola-se no 3º lugar da Liga ZON Sagres. Hélder Barbosa e Lima marcaram para os da casa, Carrillo para os lisboetas.



Eis a constituição das equipas:

Sporting de Braga



Hugo Viana, que tinha estado a cumprir castigo na partida frente ao Beira Mar, volta a ser opção para Leonardo Jardim, relegando Rivera para o banco de suplentes.
Os arsenalistas podem ultrapassar o seu adversário desta noite, e ficar com três pontos de vantagem, depois de o Sporting ter chegado a ter quatro pontos de vantagem sobre os bracarenses.


Sporting



Este jogo fica marcado pelo regresso de Domingos Paciência a Braga, onde foi muito feliz durante dois anos.
Fora da convocatória para esta partida ficaram Wolfswinkel (lesão) e Renato Neto (opção técnica), que tinham sido titulares diante do Nacional.
Em relação a esse encontro a meio da semana, Rodríguez substitui Polga no eixo da defesa, Evaldo alinhará como lateral-esquerdo, Insúa será extremo, Matías jogará como falso 10 e Capel voltará a jogar de início, e Ribas estreia-se e logo a titular.


O Braga entrou melhor, e logo no segundo minuto, Hugo Viana rematou colocado, mas a bola bateu em Lima e acabou por sair ao lado.

O Sporting reagiu, conseguiu ter a posse da bola e aos 9’ Capel atirou à malha lateral.

Cinco minutos depois, Viana assistiu Mossoró e este obrigou Rui Patrício a grande defesa.

A meio da primeira parte, Matías através de um livre directo e Insúa de cabeça em resposta a um cruzamento de Diego Capel viram os seus remates travados por Quim.

Perto do intervalo, ‘Matigol’ criou perigo ao atirar com força, mas por cima.

Logo no início da segunda metade, novamente o chileno, de pé esquerdo, depois de um excelente lance individual, viu o poste negar-lhe o golo.

Como quem não marca sofre, foram os bracarenses a colocar-se e, vantagem. Mossoró descobriu Lima no flanco direito, e este com um cruzamento rasteiro serviu Hélder Barbosa que com bastante frieza fez o golo. A defesa do Sporting não ficou nada bem na fotografia.

Aos 55’, novamente Hugo Viana no remate e novamente Rui Patrício a responder com uma bela defesa.

Oito minutos depois, Rodríguez falhou um passe no meio-campo barcarense, e no contra-ataque os arsenalistas não perdoaram. Mossoró isolou Lima e este na cara do guarda-redes fez o 2-0.

Aos 73’, após um canto cobrado por Matías pela esquerda, Quim falhou ao tentar socar a bola e esta sobrou para Carrillo que a atirou para dentro da baliza, reduzindo assim a desvantagem leonina.

Nesta altura, já sem Mossoró em campo e posteriormente sem Hélder Barbosa também, o Sp. Braga foi perdendo poder de contra-atacar com maior velocidade e qualidade, e o Sporting estava por cima no jogo.

O Braga acabou mesmo por vencer, e com justiça, por 2-1, naquela que foi uma partida muito disputada e sempre emocionante.
Os bracarenses entraram melhor, criaram perigo desde inicio, mas com o passar do tempo o Sporting equilibrou, teve mais bola, criou as suas ocasiões, e na segunda parte, logo após um lance em que os leões estiveram perto de marcar (remate de Matías ao poste), foram os arsenalistas quem marcaram, e posteriormente dobraram a vantagem. Nos últimos 15/20 minutos a formação de Domingos Paciência reagiu, mas apenas conseguiu fazer o 1-2 por Carrillo.


Analisando as equipas, o Braga surgiu no Estádio AXA bem organizado. Os jogadores e o seu treinador sabiam para o que vinham, sabiam a sua função em campo e é difícil apontar-lhes algo face às suas capacidades.
Quim falhou no golo do Sporting mas respondeu bem a várias intervenções, Leandro Salino foi muito agressivo a defender do seu lado e apagou Insúa, os centrais estiveram impecáveis, e mesmo com mais dificuldades, perante Capel na primeira parte e Carrillo durante grande período na segunda, Elderson esteve em bom plano.
A Custódio calhou a fava, marcar Matías em noite inspirada do chileno. Já Hugo Viana obrigou Elias a dedicar-se sobretudo a tarefas mais defensivas e sempre que possível aparecia em zona de tiro para pôr em prática o seu remate forte. Alan foi dinâmico como é costume, Mossoró fez um grande jogo e a equipa teve a pior fase do jogo quando o médio-ofensivo brasileiro foi substituído, e Hélder Barbosa, apesar de ter estado apagado no primeiro tempo, acabou por ser decisivo com o primeiro golo dos arsenalistas.
Lima fez o que lhe competia, marcou e ainda deu a marcar. De entre os jogadores que entraram, destaco Paulo César que foi importantíssimo a segurar a bola e a mantê-la afastada da sua área na fase final.

Quanto ao Sporting, os principais pontos fracos foi a ausência quantitativa e qualitativa de jogo do seu flanco esquerdo durante a primeira parte, o buraco que foi aberto constantemente no espaço entre Rodríguez e Evaldo, e a falta de uma homem-golo na frente de ataque.
Rui Patrício fez algumas boas intervenções mas no último minuto cometeu um erro que já lhe começa a ser característico, João Pereira tentou empurrar a equipa para a frente mas também ele não conseguiu interceptar o cruzamento de Lima no primeiro golo, Onyewu nada pôde fazer face à velocidade dos atacantes bracarenses, e Rodríguez e Evaldo estiveram umas nódoas.
Elias não tem estado a atravessar uma boa fase, mas como é o jogador mais caro da história do Sporting continua (e continuará) a ser titular e nesta partida dedicou-se apenas a seguir Hugo Viana. Schaars esteve bem dentro do possível. Matías foi a melhor unidade do Sporting, dos poucos que sabia sempre o que fazer à bola no último terço do terreno e que dava soluções aos companheiros. Insúa esteve apagado e Capel embora não tivesse brilhado, mostrou sempre vontade para remar contra a maré, mas era preciso que os colegas tivessem em melhor nível. Ribas andou sempre desaparecido, e Bojinov quando entrou esteve mais em jogo mas não cumpriu a missão. Carrillo (que ao que parece não foi titular porque esteve com febre durante a semana) foi mais uma vez o grande dínamo ofensivo dos leões, e André Martins vai ganhando cada vez mais o seu espaço como um bom suplente.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Liga ZON Sagres:

2 comentários:

  1. saluti laziali :)

    http://mondobiancoceleste.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Hola :

    Me llamo Jimena San Martín soy administradora de un sitio web. Tengo que decir que me ha gustado su página y le felicito por hacer un buen trabajo. Por ello me encantaria contar con tu sitio en mi web, consiguiendo que mis visitantes entren tambien en su web.

    Si estas de acuerdo hazmelo saber enviando un mail a jimena.sanmartin@hotmail.com
    Jimena San Martín

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...