sábado, 17 de dezembro de 2011

Liga ZON Sagres | Benfica 5-1 Rio Ave


O Benfica goleou ontem à noite o Rio Ave por 5-1, no Estádio da Luz, no último jogo das águias em 2011.



Eis a constituição das equipas:

Benfica



Nos encarnados, Luisão e Gaitán regressam aos convocados (mas não foram titulares) após lesões e não há grandes ausências significativas.
O dia das águias ficou marcado pelo sorteio dos Oitavos-de-final da Liga dos Campeões em que o Benfica irá defrontar o Zenit.


Rio Ave



Nos vila-condenses, após um período em que os resultados não foram os mais favoráveis, a vitória frente ao Gil Vicente coloca a moral da equipa em alta, sobretudo porque num jogo num Estádio como o da Luz já eleva os níveis de motivação da equipa num patamar muito alto.
Vítor Gomes, dos melhores do Rio Ave, está ausente por lesão no ombro esquerdo e é a principal contrariedade para Carlos Brito.


O Benfica começou pressionante, com um futebol de ataque, no entanto, até foi o Rio Ave a primeira equipa a criar perigo, com um remate de fora da área de Yazalde que passou muito perto da baliza de Artur.

Mesmo com a maior posse de bola dos encarnados, os vila-condenses tentavam sempre dar um ar de sua graça sempre que chegavam aos últimos trinta metros, tentando a sua sorte sobretudo a longa distância e de bolas paradas, como foi exemplo um cabeceamento de João Tomás ao poste após livre de Tiago Pinto aos 22’.
Mas dois minutos depois, a formação de Carlos Brito abriu o marcador, gelando a Luz, após um remate de trivela rasteiro de Christian Atsu ainda de fora da área.

O conjunto lisboeta reagiu e aos 34’ beneficiou de uma grande penalidade que Cardozo converteu em golo.



Dois minutos depois, Nolito a partir da esquerda tem uma grande jogada individual e acabou mesmo por a concluir no 2-1.

Até ao intervalo, as águias iriam ampliar a vantagem, por Saviola, já perto dos descontos, após um grande passe de Pablo Aimar.

Para a segunda metade, esperava-se um passeio do Benfica e acabou por ser isso que aconteceu, dando ainda para marcar mais dois golos.
O primeiro foi logo após o interregno, através de um livre de “El Mago” direitinho à cabeça de Garay que encaminhou a bola para o fundo das redes, e o segundo aos 71’, num remate em esforço de Nolito no interior da área, fechando o resultado em 5-1, embora ambas as equipas tivessem oportunidade de terem marcado mais golos.


Fazendo uma análise ao jogo e às equipas, acabou por ser uma vitória justa dos encarnados que têm uma característica muito própria no seu jogo: sempre que os jogadores do Benfica estão com a bola, estão a atacar! É difícil encontrar um período do jogo em que se vejam os atletas a tentar contemporizar, a fazer apenas os adversários correrem atrás do esférico, a tentar somente gerir e controlar o ritmo, não, por vezes de uma forma mais e outras menos intensa, a direcção é sempre a mesma, a baliza contrária. Embora esta época tal estilo esteja a dar frutos, é uma aposta que envolve algum risco, pois para além de ser propicia em certas situações a contra-ataques, mantém sempre os níveis de concentração dos oponentes altíssimos, e aquilo que se vê em grandes clubes europeus geralmente são variações de intensidade nos diferentes períodos do jogo, de forma a aproveitar quando os adversários baixam as defesas. Ainda assim, claro, para o amante deste desporto é do melhor que pode haver.
Individualmente, Artur esteve em grande como de costume, Maxi por vezes jogou quase como extremo, Garay e Jardel foram impecáveis e o argentino ainda teve a oportunidade de marcar, e Emerson foi certinho mas pouco exuberante como é habitual.
Javi Garcia, como sempre, “limpou” o que lhe chegava por perto e era o primeiro a construir, Witsel jogou um pouco fora do seu “habitat” e por isso não foi tão vistoso, Nolito voltou às suas exibições endiabradas e bisou, e Aimar, fez uma bela exibição com duas assistências, Saviola marcou como lhe é pedido, e Cardozo, ao seu estilo, marcou de grande penalidade e foi ovacionado.

Quanto ao Rio Ave, Carlos Brito apostou numa estratégia de contenção, e sempre que possível, tentar o contra-ataque e aproveitar bolas paradas e remates de longa distância, chegando mesmo com este objectivo definido a colocar-se em vantagem.
Com a grande penalidade que deu o empate os jogadores desnortearam-se e rapidamente viram-se a perder, e logo aí a força anímica já não era a mesma, e numa altura em que o intervalo estava à porta para se recarregar baterias, Saviola fez o 3-1 e ficou tudo perdido, até porque logo a abrir o segundo tempo Garay fez o quarto.
Huanderson fez algumas boas defesas, o sector defensivo desnorteou-se com o “penalty” mas apesar dos cinco golos encaixados não é dos mais fracos desta Liga, com Tiago Pinto (filho de João Vieira Pinto) a mostrar alguns argumentos no lado esquerdo, embora tenha dado muito espaço a Maxi que praticamente foi um extremo.
Depois, na frente, há bons jogadores, que provavelmente constituem dos melhores trios de ataque do nosso futebol (três grandes à parte), com mistura de velocidade e qualidade técnica de Yazalde e Christian Atsu, com o faro para o golo de João Tomás, que embora tenha atirado ao poste e possa marcar a qualquer momento, não teve aqui um jogo propício para mostrar o que vale.


Com esta vitória do Benfica, a classificação da Liga ZON Sagres fica composta da seguinte forma:

6 comentários:

  1. Esta vitória do benfica, além de dar moral, aumentou a pressão sobre o Porto.

    Segundo desafio do Super Quiz:
    http://fcgols.blogspot.com/2011/12/super-quiz-primeiro-desafio-lancado.html

    Bola Furada d'or:
    http://fcgols.blogspot.com/2011/12/bola-dor-furada-novo-quadro-do-fc-gols.html

    ResponderEliminar
  2. Excelente comentário, em que o autor revela bons conhecimentos técnicos, sobretudo ao nível do vocabulário usado neste desporto, o futebol. Trabalho bem estruturado, aliciante para o leitor. David, faço o apelo, para continuares, pois reconheço em ti, capacidades e talento. Força!

    ROSA MENDES

    ResponderEliminar
  3. Tá adicionado em meu blog amigo!...um grande abraço...obrigado pela visita!!!... futebolemfotos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. No esta mal tampoco tu blog, cuenta con mi intercambio de links saludos

    ResponderEliminar
  5. Olá amigo, já adicionei o seu blog á minha lista, tb espero que faça o mesmo.

    Abraços e um feliz natal, e ano Novo

    ResponderEliminar
  6. Olá, David!

    Como sempre, dando um show nas notícias de Portugal, textos bem elaborados... Parabéns!

    Aproveitando a ocasião, queria lhe perguntar se você tem algum e-mail pra contato?

    Caso tenha me mande para esse e-mail: voceabolaeeu@hotmail.com ou entre em contato comigo pelo www.voceabolaeeu.com.

    Gostaria de tratar um assunto com você, de nosso interesse.

    Fico na espera de uma resposta.

    Abraços,
    Geano Souza
    www.voceabolaeeu.com

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...