quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Liga dos Campeões | Shakhtar Donetsk 0-2 FC Porto



O FC Porto foi esta noite à Ucrânia vencer o Shakhtar Donetsk por 2-0, com golos de Hulk e Rat (p.b.), em jogo a contar para a Fase de Grupos da Liga dos Campeões.


Eis a constituição das equipas:

Shakhtar Donetsk



Os ucranianos precisam forçosamente de uma vitória para conseguirem chegar à Liga Europa e beneficiam hoje do factor casa e de o seu adversário estar num mau momento.
Do que vi da sua deslocação ao Dragão em Setembro, gostei particularmente de Willian, Jadson e Luiz Adriano, mas só dois deles serão titulares esta noite.
Mircea Lucescu não poderá contar o lesionado Chigrinskiy (defesa-central) e o castigo Srna (lateral-direito).


FC Porto



Os dragões estão numa sequência de maus resultados, mas já provaram que nos momentos mais críticos sabem dar resposta e a dúvida é saber que face deste FC Porto jogará hoje em Donetsk.
Em relação à equipa que foi goleada em Coimbra, Helton, Defour e Djalma entram no onze e Bracali, Belluschi e Kléber voltam ao banco.


Na primeira parte o jogo foi maioritariamente equilibrada, ainda que com algum ascendente do Shakhtar que criou as principais oportunidades de golo, sobretudo um remate ao poste por Luiz Adriano aos 17’.

Os ucranianos entraram bem, remataram mais, tiveram mais posse de bola, tinha mais facilidade em chegar à área dos dragões e só aos poucos é que o FC Porto foi saindo do seu meio-campo e guiados por Hulk foram chegando perto da baliza adversária.


No segundo tempo, a formação portuguesa tinha que arriscar mais e foi isso que fez, subiu no terreno, melhorou os índices de posse de bola e foi à procura de um resultado que lhe fosse mais favorável.

Apesar das temperaturas negativas, o jogo aqueceu nos últimos 20 minutos com um remate de Fernandinho ao poste aos 72’, e alguns minutos depois, com o primeiro golo dos portistas, por Hulk, após um passe de João Moutinho que o isolou. Foi um tento que se adequa à superioridade da equipa na segunda parte, e é extremamente justo para o brasileiro que batalhou imenso para dar alcançar esta vantagem.

Com o 0-1 o FC Porto foi dominando as operações, e acabam por fazer o segundo, já nos 90’, através de um auto-golo de Rat que desviou um remate torto de Maicon para a sua baliza, resolvendo desta forma o jogo.


Acabou por ser um resultado que se aceita por aquilo que os azuis e brancos fizeram na segunda parte, onde mostraram acima de tudo vontade e garra para conseguir chegar à última jornada numa posição menos incómoda e ainda com aspirações de sonhar com os Oitavos.
Confesso que os meus níveis de atenção ao jogo estavam longe dos 100%, não quero ser injusto ou falar do que não sei, mas a exibição de Hulk foi a que mais deu nas vistas, o brasileiro pareceu sempre o mais inconformado quando as coisas não corriam tão bem.
João Moutinho também esteve em bom plano e Helton foi seguro, e em jeito de brincadeira, porque não elogiar os postes que evitaram dois golos dos ucranianos?

Quanto ao Shakhtar, esteve bem na primeira parte, sobretudo nos minutos iniciais, conseguiu superiorizar-se ao FC Porto muitas vezes durante o jogo, foi perigosa ao ponto de justificar pelo menos um golo, mas não o conseguiu e desta forma não jogará sequer na Liga Europa nos primeiros meses de 2012.


Com esta vitória dos dragões, fica assim ordenada a classificação do Grupo G:

6 comentários:

  1. Boas,

    Era exactamente isto que faltava ao Porto ... pragmatismo ... independentemente de não termos sido brilhantes em termos futebolísticos tivemos algo que nos diferencia e que nos faltava, coesão, vontade e atitude.
    Na minha opinião é por aí que devemos começar ... e depois sim dar "show de bola".
    Espero que esta vitoria seja o virar da atitude, fundamentalmente, dos jogadores.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. ESPERO QUE SEJA O CLICK PARA UMA NOVA ATITUDE POR PARTE DOS JOGADORES ...O VITOR TEM DE MOSTRAR MAIS ...

    ResponderEliminar
  3. Vitória com alguma felicidade mas merecida.
    Julgo que seria importante 2 equipas nos 1/8 da Champions e agora isso é mais possível que nunca.

    ResponderEliminar
  4. Caros bloguistas,

    Sou de Lisboa e por vezes falta-me pessoal para umas jogatanas durante a semana e descobrir campos para jogar. Conheci este site que é basicamente uma rede social de desportistas que permite ao pessoal que tenham falta de jogadores para jogar à bola convidar pessoas que queiram jogar, coordenar o jogo facilmente e ainda, marcar os campos online. Acho que poderá ser importante para criar uma comunidade não só de futebol mas tb de outros desportos (btt, ténis, corrida, etc.), fazer com que o pessoal se conheça, e claro, que jogue mais. Por isso estou a divulgar. Vejam em www.spoortal.com !!!

    Abraço, Ricardo Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Vejam este portal que é bastante melhor do que aquele que indiquei em cima:

    http://www.easysports.pt

    Bons jogos!

    Abraço, Ricardo Oliveira

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...