domingo, 13 de novembro de 2011

III Divisão | GD Fabril 0-3 Farense



O Farense foi esta tarde ao Barreiro vencer o GD Fabril por 3-0, num jogo a contar para a III Divisão Nacional – Série F.


Eis a constituição das equipas:

GD Fabril



O Grupo Desportivo Fabril, é um clube do Barreiro (cidade onde vivo), e de 1937 a 1977 foi conhecida como CUF, tendo estado no principal escalão português por 23 vezes, chegando a qualificar-se para as competições europeias por três ocasiões, com a curiosidade de ser a única equipa portuguesa a se poder gabar de ter derrotado o AC Milan num jogo oficial disputado em Portugal. Em 1977, o clube passou a chamar-se Quimigal e finalmente, em 2000, por Fabril.
Actualmente joga na Série F da III Divisão, ocupando o 3º lugar, com 15 pontos, menos três que o seu adversário à entrada para esta jornada, não tendo ainda perdido nenhum ponto no seu reduto.
Em relação a nomes, o seu treinador é Alfredo Almeida, provavelmente um dos técnicos mais jovens dos campeonatos nacionais (28 anos), e no que concerne a jogadores, há alguns que jogaram nos escalões de formação do Sporting por exemplo, como Bruno Cruz e Rúben Guerreiro, e um dos pontas-de-lança é Catarino, antigo jogadores de dezenas de clubes (incluindo Vitória de Setúbal, Nacional e Olhanense), e que com 39 anos já apontou 252 na sua carreira (seis deles esta temporada) e é conhecido como “Jardel do Viso”.


Farense



Em relação ao Sporting Clube Farense, é um clube com uma história recente no principal escalão português, esteve lá por 23 vezes também, sendo a última há dez anos, tendo também participado em competições europeias, mas apenas por uma vez. É para muitos o principal emblema algarvio de todos os tempos.
Na actualidade está igualmente na Série F da III Divisão Nacional, na 2ª posição, com 18 pontos, a apenas um do líder Esperança de Lagos.
O seu técnico é o popular Manuel Balela, que chegou a orientar o clube na I Liga.
Em relação a jogadores, há alguns com experiência nos escalões profissionais como o guada-redes Serrão e Caniggia.


O jogo começou equilibrado, ainda que o GD Fabril desse o sinal “+”.

Como a primeira meia hora não teve grandes oportunidades de golo, deu para reparar em algumas movimentações interessantes, como trocas de posição entre Rúben Guerreiro e Bruno Cruz por parte dos homens da casa, e uma alternância nas alas dos forasteiros por Vila, Chiquinho e até mesmo Pituca, havendo os tais desdobramentos típicos do futebol moderno.

Os algarvios logo no inicio tiveram uma grande contrariedade, a lesão de Igor, dando lugar à entrada de Robert, e até foi dos pés do brasileiro que surgiu o primeiro remate perigoso do jogo, aos 28’, quando após assistência de Pituca rematou para defesa de Álvaro.

O relvado também não estava a beneficiar o espectáculo, dado que prendia muito a bola e não a deixava circular com fluidez.

No minuto seguinte, Catarino picou a bola para a entrada da pequena área onde Rúben Guerreiro com pouco ângulo proporcionou que desta vez fosse o guarda-redes do Farense a brilhar.

Aos 32’, o golo dos Leões de Faro. Numa bola bombeada para o ataque, Rúben Guerreiro falhou o alívio e possibilitou que Chiquinho ficasse isolado e rematasse para a baliza. Paulo Letras ainda tocou a bola numa tentativa de corte, mas esta bateu no poste e acabou por entrar.

O Fabril respondeu bem e logo a seguir, Bruno Cruz rematou à entrada da área mas o esférico foi desviando para canto por um defesa que interceptou o lance.

Pouco antes do intervalo, Pituca isolou Vila e este com toda a calma do Mundo fez o 2-0. Mais um golo pelo flanco esquerdo.


Na segunda parte, a formação do Barreiro entrou forte e com vontade de marcar cedo para chegar pelo menos ao empate, criando várias oportunidades nos dez primeiros minutos, sobretudo pelo inconformado Ju, que aos 49’ rematou enrolado para uma defesa a dois tempos de Serrão e aos 55’ estoirou fora de fora da área para uma grande defesa do guarda-redes algarvio.

Depois destes momentos de perigo, o Farense foi conseguindo aliviar a pressão, foi chegando mais perto da baliza fabrilista e controlando o jogo, e aos 68’ voltou a marcar, com um desvio de Robert ao primeiro poste após cruzamento de Pituca pela direita.

Como se não bastasse a desvantagem de três golos, quatro minutos depois Bruno Cruz levou o segundo amarelo e foi expulso, envolvendo-se posteriormente em trocas de palavras algo acesas com um suposto adepto do Fabril.

Até ao final da partida, foram mesmo os de Faro que estiveram mais próximos de novo golo, com Robert a desperdiçar duplamente uma oportunidade a partir de um cruzamento de Caniggia, primeiro rematando para defesa do guarda-redes e depois por cima, quando estavam decorridos 80 minutos.


Em termos de análises às equipas, para que conste, Alfredo Almeida, treinador do Fabril, estava castigado e viu o jogo da bancada, não podendo orientar a sua formação que até começou bem o jogo mas cometeu erros defensivos, deu espaço ao seu adversário sobretudo do seu lado direito e foi daí que surgiram os primeiros dois golos do Farense.
Se tiver que destacar um jogador nesta equipa, falarei (como já o fiz há três anos noutro sítio da Internet) de Bruno Cruz, centro-campista do Fabril, que apesar da expulsão, mostrou mais uma vez uma qualidade de passe e organização de jogo que está muito acima do que é exigido numa III Divisão, é um jogador para outros campeonatos e causa-me estranheza ainda andar naquela que é o quarto escalão do futebol português.

Quanto ao Farense, mostrou ter melhor equipa em termos gerais, são coesos a defender, ocupando bem os espaços, e fazem transições com qualidade, nota-se aqui o bom trabalho de Manuel Balela. É sem dúvida uma formação candidata à subida de divisão e em voltar à II Divisão.
Em termos individuais, destaco Pituca, que fez duas assistências, mas sobretudo Jordan, centro-campista inglês que é um típico jogador britânico, com estampa física, bom a defender e ainda melhor a organizar e a distribuir jogo.


O resultado acaba por ser um pouco pesado para a equipa do Barreiro, creio que 0-2 ou 1-3 teria sido mais justo, no entanto, não é isso que conta no futebol, e com esta vitória o Farense, beneficiando de resultados alheios, ascendeu à liderança da Série F, enquanto o Fabril caiu para 5º, em igualdade pontual com a União de Montemor, como se pode ver em baixo.

5 comentários:

  1. Parabéns pela Reportagem. É sempre bom saber da nossa equipa quando jogamos bastante longe de casa. O nosso objectivo é fazer o maior número de pontos possíveis nesta primeira fase do campeonato. Parabéns ao Fabril, também deve conseguir andar bem na 2ª fase, fase de subida.

    Malta de Faro (Bancada Não Sócios)

    ResponderEliminar
  2. Bom artigo, quem não foi ver o jogo agradece.
    Continua o bom trabalho.

    Farense

    ResponderEliminar
  3. Obrigado amigos de Faro!

    Como pessoa do Sul, espero que o Farense volte depressa aos grandes palcos!

    ResponderEliminar
  4. Amigo gostei do seu comentario , continue sempre assim vc disse bem na verdade o fabril tem uma equipa fraca , mas tem um jogador fabuloso bruno cruz este jogador bem preparado , e com motivaçao e jogador da primeira liga mt superior a qualquer outro jogador daqueles que jogaram no domingo no estadio alfredo da silva ,tem passe certeiro mete a bola onde quer e tem um dominio de bola impressionante , tb me admiro que empresarios que querem lucro ainda nao vissem as pontencialidades deste jogador mt acima da media como disse e mt bem , traga mais comentarios destes pq queremos pessoas como vc neste futebol portugues um bem haja...obrigado,,,

    ResponderEliminar
  5. Amigo gostei do seu comentario , continue sempre assim vc disse bem na verdade o fabril tem uma equipa fraca , mas tem um jogador fabuloso bruno cruz este jogador bem preparado , e com motivaçao e jogador da primeira liga mt superior a qualquer outro jogador daqueles que jogaram no domingo no estadio alfredo da silva ,tem passe certeiro mete a bola onde quer e tem um dominio de bola impressionante , tb me admiro que empresarios que querem lucro ainda nao vissem as pontencialidades deste jogador mt acima da media como disse e mt bem , traga mais comentarios destes pq queremos pessoas como vc neste futebol portugues um bem haja...obrigado,,,

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...