terça-feira, 6 de setembro de 2011

Liga ZON Sagres | União de Leiria 2-5 FC Porto



O FC Porto foi hoje à Marinha Grande, casa empresta da União de Leiria, bater o seu adversário por uns esclarecedores 5-2.

Eis a constituição das equipas:

União de Leiria: Gottardi; Ivo Pinto, Diego Gaúcho, Edson e Shaffer; Manuel Curto (Marcos Paulo), André Almeida, Maykon e Elvis (Cacá); Bruno Moraes (Robinho) e Djaniny.

FC Porto: Helton; Fucile, Rolando, Maicon e Alvaro Pereira; Fernando (Souza), João Moutinho (Defour) e Belluschi; Hulk (Varela), James e Kléber.

Vitor Pereira não foi de meias medidas e mudou meia equipa em relação ao «onze» inicial que tinha defrontado o Barcelona para a Supertaça Europeia há uma semana e meia. Saiu Sapunaru, Otamendi, Souza, Guarin e Cristián Rodriguez e entraram para os seus lugares Alvaro Pereira, Maicon, Fernando, Belluschi e James, respectivamente.

A União de Leiria entrou com uma atitude bastante positiva no jogo, assumindo as despesas da partida, olhou o FC Porto nos olhos e em determinados momentos do jogo conseguiu encostar os dragões à sua defesa por instantes, fazendo uma boa pressão alta e jogando muitas vezes no meio-campo adversário, chegando mesmo a ter em determinada fase do jogo mais remates que os portistas e estavam a golear em cantos.

O FC Porto não estava a conseguir fluir o seu jogo, não conseguia assumir as despesas, e procurava sobretudo aproveitar a pressão alta dos leirienses para os apanhar desprevenidos com contra-ataques rápidos, mas em determinadas ocasiões, por falta de engenho e arte mas também por culpa de um relvado mal tratado, que não beneficia quem gosta de jogar com a bola nos pés e de pé para pé, as coisas não estavam a sair bem aos jogadores azuis-e-brancos.

Mas tudo mudou aos 28’, num minuto em que a União esteve quase a marcar após um cruzamento perigoso da direita em que Helton não ficou nada bem na fotografia, o FC Porto iniciou o contra-ataque numa transição bastante rápida, culminando num golo de James de pé esquerdo, a passe de Moutinho.

Cerca de sete minutos depois, com a formação de Leiria a ir à procura do empate, mas mostrando algum desalento por já se encontrar em desvantagem, face à pressão alta do FC Porto, Manuel Curto perdeu a bola junto à sua grande área para Belluschi, que progride no terreno e assiste Kléber, possibilitando o primeiro golo em jogos oficiais do brasileiro pelo seu novo clube.

Assim foi o jogo para intervalo, com a vitória praticamente entregue ao FC Porto, que não costuma vacilar nestas situações, e que face à atitude ofensiva dos leirienses, não me surpreenderia se na segunda parte os dragões aumentassem a vantagem.

No inicio da segunda parte, a União surpreendeu ao conseguir reduzir de um modo algo afortunado, após um corte da defensiva do FC Porto num canto a favor dos leirienses, André Almeida faz o 1-2, depois de um desvio de Maicon para a própria baliza.

Aos 57’, momento caricato no jogo, regista-se um apagão na Marinha Grande que durou um quarto de hora, curiosamente o segundo envolvendo o FC Porto em cinco meses (o outro foi em Abril no Estádio da Luz), e mais uma vez, os dragões provaram que quando há apagões têm sucesso e poucos minutos depois do jogo ter sido reatado, fazem o 3-1 por intermédio de James, um golo que encostou o Leiria às cordas definitivamente.

Depois, veio o 4-1 por Kléber aos 74’, os leirienses reduziram poucos minutos depois, no entanto, perto do fim, Varela sentenciou o resultado em 5-2, dando a terceira vitória em três jogos para os dragões, e a terceira derrota nos mesmos jogos para a União de Leiria.


Analisando o jogo, penso que o FC Porto jogou praticamente com aquela que é a sua melhor formação, excepção feita a Maicon que na minha opinião é inferior a Otamendi. Penso que os dragões entraram pouco agressivos, permitiram que a União assumisse o jogo nos primeiros 25/30 minutos, no entanto, também o podem ter feito de forma a apanhar a equipa da Beira Litoral desprevenida e lançar contra-ataques venenosos.
Nesse aspecto foi bastante importante o papel de Belluschi, sendo por diversas vezes o motor ofensivo da equipa, e claro, a qualidade de James, que se não acontecer nada de extraordinário será certamente dentro de anos dos melhores jogadores do planeta, marcando dois golos e dinamizando o ataque, que grande jogador! Kléber, não sendo um prodígio e não tendo a capacidade de marcar golos como Falcao, bisou e deu conta do recado, ainda que em certos momentos da temporada não me admirava nada se a sua falta de mobilidade fosse contestada, um pouco à imagem de Cardozo no Benfica.
Quando entraram, Defour e Varela cumpriram o seu trabalho, tendo os dois feito assistências para o golo, sendo que o segundo acabou mesmo por marcar.

Já o Leiria, mostrou ambição, garra e vontade, e até alguma capacidade para jogar no meio-campo do adversário, no entanto, em termos defensivos especialmente há muito trabalho a fazer, foram cometidos muitos erros, a equipa errou nas transições, os jogadores estavam mal posicionados quando o FC Porto atacava, e prova disso foi o espaço que alguns jogadores portistas tiveram para rematar à baliza.

Com esta vitória, o FC Porto torna-se o primeiro líder isolado do campeonato, e a União de Leiria é cada vez mais a “lanterna vermelha”.

23 comentários:

  1. Amigo David!

    Depois de uma temporada de trabalho com na realizações de festas, cá estou eu já com menos trabalho e com mais disponibilidade para o que gosto que são os meus blogues e seguidores.

    Sempre em sima da bola!

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia David,

    Ontem foi uma boa vitória mas ainda temos algum caminho a fazer. A partida não foi brilhante mas soubemos tirar daí os aspectos positivos e assegurar a maior vitória (até agora) do campeonato português. James? Não tenho palavras para o que este jovem fez e faz. Mais uma grande partida, com excelentes momentos e dois golos mais que merecidos, que neste momento o deixam em melhor posição pela titularidade do que o Varela.

    No meio-campo estava tudo bem, até aparecer um Fernando. Não fez a pior exibição do Mundo, mas ainda não gosto do que vejo. Posso estar a ser demasiado pessimista mas neste momento prefiro o Souza. Claro que cada jogo é um jogo, e tanto o Polvo como o Souza têm características diferentes mas mesmo assim, neste momento prefiro o ex-Vasco da Gama. Acredito numa melhoria do Fernando mas ainda tem que galgar muito.

    O Belluschi esforçou-se imenso para batalhar num campo miserável e Kléber apontou dois tentos o que lhe decerto irá fazer subir a moral. Acredito imenso nas capacidades deste homem-golo e quando tiver no seu grande momento, irá ser um atleta que irá surpreender muitas pessoas. Uma palavra de apresso para o Steven Defour, que teve a sua estreia e jogando simples e entrando no sistema de jogo, ainda conseguiu a assistência para o quinto golo. Parabéns para o belga.

    Cumprimentos,
    Nuno Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Oi amigo. Uma grande vitória e merecida com uma grande exibição da James entre outros, já adicionamos o seu link esperamos que adicione o nosso sim.
    Muito sucesso!
    Melhores cumprimentos.
    http://tertuliaportista.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Ola amigo, obrigado pelo comentário,já coloquei o seu link no meu blog.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Caro David Pereira

    Conforme solicitado, o link do seu blogue já se encontra no Alguidar.

    Fique bem!

    Jobar

    ResponderEliminar
  6. Blog adicionado como pediste.

    http://orgulhosamentelampiao.blogspot.com

    Abraço,
    Bruno Pereira

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pela visita e pelos elogios ao meu blog.

    Já adicionei o teu blog à lista! AbraÇo

    http://benfica-world-order.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  8. AMIGO DAVID
    ESTAS ADICIONADO AOS MEUS FAVORITOS NO BLOG DA FORÇA NÃO TÃO JOVEM DO AVAI.
    www.ntjovem.blogspot.com

    ricardo
    PRESIDENTE VIRTALICIO

    ResponderEliminar
  9. Jogamos muito bem, mas ainda estou preocupado com a nossa capacidade defensiva, parece-me menos capaz que a do ano passado...

    ---
    http://evolution-okt.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Bom Dia,

    Eu encontrei-o finalmente! É o David não é?

    Eu criei um fórum de wrestling e gostava que se registasse e que participasse! Quero que seja o melhor fórum de sempre e a sua presença era optima! Temos crónicas, uploads, entre outros...

    http://forum.wrestlingalaxy.com/

    Gostava que se registasse e que escrevesse crónicas, na Wrestling Galaxy!

    ResponderEliminar
  11. Gran equipo el Porto. Espero que puedan suplantar a Falcao. ¿Qué tal anda Otamendi?
    Saludos.

    ResponderEliminar
  12. David,

    Já te adicionei. No próximo post que fizeres deves aparecer.



    Xenrik,
    http://vitoriavem.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Otamendi esteve com a selecção da Argentina, mas é um habitual titular no FC Porto

    ResponderEliminar
  14. Caro David,

    Recebemos o seu comentário no nosso blog de apoio ao atleta Marat Izmailov e iremos adicioná-lo à nossa lista. Pedimos desculpa pelo atraso na resposta, mas estivemos com o blog encerrado.

    Cumprimentos,

    Blog Izmailov7 (http://izmailov7.blogs.sapo.pt)

    ResponderEliminar
  15. O link do seu blog já foi adicionado em http://discussoesbenfiquistas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. OLA MEU AMIGO
    DESCULPA A DEMORA NA RESPOSTA, MEU BLOG ESTAVA COM PROBLEMA NOS COMENTARIOS...OK VOU ADICIONAR NO MEU BLOG SIM, MUITO BOM SEU TRABALHO TB ,PARABENS!!! VAMOS SIM FAZER UMA BOA PARCERIA, INCLUVISE TEM MINHA AUTORIZAÇÃO PARA FAZER UMA MATERIA SOBRE OS CUBBE DE FUTEBOL POR AI, PENSE NISSO. E QUALQUER COISA ME FALE, VOU AJUDAR NA SUA DIVULGAÇÃO TB.
    MEU MSN: christian.gcalmeida@yahoo.com.br
    abraços.
    Christian Gama - Futebolartpaper.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Amigo
    Acabei de divulgar seu blog no meu ,ok!?
    de uma olhada abraços

    futebolartpaper.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Oi David, sou o rodrigo sylva dono do Universe of Wrestling,vou colocar, o seu link lá nos parceiros.

    Depois passe por la e confirme e faça o mesmo aki.


    Obrigad

    ResponderEliminar
  19. Olá! É bom saber que gostas do nosso blog! :)
    Já te adicionámos aos nossos afiliados, assim que puderes, faz o mesmo :)
    Cumprimentos, Radamel Falcao - Fans.

    ResponderEliminar
  20. Tal como pediste no nosso blog já constas dos nossos parceiros.

    Agora esperamos a retribuição ;)
    Continuação de bom trabalho

    http://epluribusunum1904.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Muito obrigada David :D
    Já adicionei e já o sigo.
    Parabéns pelo teu blog, muito bom também

    ResponderEliminar
  22. Hi! I put the link of your nice blog among my "the blogs I follow"! We may exchange banners, too. All the best!
    http://crno-bela-nostalgija.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  23. Situaţia utilizatorului
    În Blogger din august 2007
    Vizualizările profilului (aprox.) 12865

    isse é qué Jão

    8230 mensages automatas....

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...