sábado, 24 de setembro de 2011

Liga ZON Sagres | Sporting 3-0 Vit. Setúbal



O Sporting conseguiu hoje vencer pela primeira em casa esta temporada para o campeonato naquela que foi a exibição mais consistente até agora, batendo o Vitória de Setúbal por expressivos 3-0.


Eis a constituição das equipas:

Sporting



Domingos Paciência volta a apostar nos mesmos onze que começou o jogo com o Rio Ave. Pereirinha, Jeffren e Izmailov estão lesionados, e no meu entender esta é a melhor equipa do Sporting de entre os jogadores que estão disponíveis.
Sobre este jogo, há três curiosidades: se Rui Patrício se iria apresentar mais tranquilo, se Wolfswinkel ía conseguir a sua melhor sequência de sempre e marcar em quatro jogos consecutivos (conseguindo também o seu primeiro em Alvalade) e se a equipa leonina ía conseguir derrotar uma formação com que no ano passado perdeu duas vezes em três encontros disputados, incluindo um jogo que valeu a eliminação da Taça de Portugal.


Vitória de Setúbal



Do Vitória, só tinha assistido a um jogo esta temporada, quando me desloquei ao Bonfim para ver o jogo frente ao Sporting de Braga.
Parece-me melhor que a generalidade do ano passado, manteve as peças nucleares (Diego, Neca e Pitbull), reforçou-se bem e acredito que possa fazer um campeonato tranquilo.
A grande surpresa no “onze” na minha opinião é a ausência de Neca, no entanto, mais pelo que tenho lido nos jornais, parece que Zé Pedro está a fazer um bom inicio de temporada e por isso é o ex-Belenenses a merecer a confiança de Bruno Ribeiro.


O Sporting mais uma vez entrou a vencer no jogo, logo aos 2’, numa grande arrancada de Carrillo começada ainda antes da linha de meio-campo, o peruano foi progredindo no terreno, rematou perante a passividade de Anderson do Ó que (para não libertar João Pereira que estava na direita) não abordou o lance, Diego defende para a frente e Schaars na recarga empurra a bola para dentro da baliza sadina.

Poucos minutos depois, foi o Vitória a quase marcar, após um mau alívio de Rui Patrício (que começou nervoso mas que foi ganhando confiança no decorrer da primeira parte), a bola bate no braço de João Silva, o árbitro nada assinala, no entanto na sequência do lance Rinaudo consegue interceptar a bola perto da linha de baliza. Após esse lance, os homens de Setúbal voltaram a criar perigo, novamente por João Silva, mas desta vez Patrício respondeu com uma grande defesa.

No minuto seguinte, João Pereira faz um grande passe em profundidade para Wolfswinkel, que completamente desmarcado e sem oposição de nenhum defesa, rematou forte e fez o 2-0, estavam decorridos 7 minutos.

O Vitória entretanto respondeu num livre directo de Pitbull que enviou a bola à trave, aos 10’, estávamos a assistir a um grande jogo.

Aos 14’, o Sporting voltaria a marcar! Canto marcado na direita para o centro da área, a bola vai para Elias que subtilmente a endossa para Wolfswinkel que num remate colocado, consegue o 3-0 ainda que o esférico tenha acertado na trave antes de bater nas redes de Diego.

A partir daí, mesmo mantendo um ritmo muito forte, a equipa leonina arrefeceu um pouco o jogo, mas desta vez, jogando muito mais longe da sua baliza, praticando um futebol nada passivo, mas sim muito vistoso, com algumas jogadas bonitas e ao primeiro toque. Em jeito de brincadeira, posso dizer que o Sporting jogou com “Nota Artística”, como diria Jorge Jesus.
Mas há que dizer que também o fez devido à passividade dos setubalenses a defender, pois houve lentidão e pouca agressividade na abordagem dos lances, provavelmente efeitos da veterania de muitos dos seus jogadores.

Na segunda parte, o mesmo filme. O Sporting aprendeu com os erros de Vila do Conde e tentou a ampliar um resultado em vez de jogar de forma passiva, e por diversas vezes esteve perto do 4-0. Wolfswinkel esteve diversas vezes perto do “hat-trick”, no entanto, nunca o conseguiu, por algum demérito é verdade, mas sobretudo por mérito de Diego, grande guarda-redes do Vitória, que esteja a equipa bem ou mal, é sempre dos melhores, é raro falhar e é um caso curioso um “goleiro” desta categoria, com a idade que tem, estar a jogar num clube sem grandes ambições. É dos melhores desta Liga, senão mesmo o melhor, tem reflexos extraordinários e é muito completo!

Os leões só acabaram por abrandar nos últimos 15 minutos, quando já pouco tempo havia para jogar, os jogadores vitorianos estavam desgastados e pouco acreditavam num resultado que lhes pudesse dar pontos. Foi nesse período de jogo que a qualidade técnica de homens como Zé Pedro e Neca (entrou ao intervalo) se fez mais notar, no entanto, nada a fazer, nem um golo sequer. Vitória justíssima do Sporting, que só pecou por escassa.


Analisando as equipas, começando pelo Sporting, penso que dentro dos disponíveis foi apresentado o melhor “onze”. São jogadores que já começam a ganhar algum entrosamento e que têm muita qualidade. Izmailov e Jeffren estão lesionados, no entanto, Carrillo e Schaars melhoram de jogo para jogo, é impressionante! Hoje o peruano esteve muito bem, mostra que tem qualidade técnica, que certamente acrescentará muito mais do que Yannick Djaló e que vai fazer Jeffren esforçar-se muito para recuperar o seu lugar na equipa.
Rui Patrício foi ganhando confiança ao longo deste jogo, os centrais estiveram bem, Insúa esteve ao nível que nos tem habituado e João Pereira esteve endiabrado.
Rinaudo é uma autêntica “dona de casa”, varre todas as jogadas ofensivas dos adversários que passam perto de si. Elias na minha opinião, fez o seu melhor jogo de leão ao peito, com momentos fantásticos e erros muito escassos. Schaars está cada vez melhor e está a formar uma dupla terrível no lado esquerdo do meio-campo com Capel que continuou com o nível exibido frente ao Rio Ave, ainda que se note algum desespero para marcar golos, eles hão-de aparecer! A falar em golos, Wolfswinkel é o novo “homem-golo” do Sporting, bateu o seu recorde de jogos consecutivos a marcar (4), leva um registo que faz lembrar Liedson e parece posicionar-se melhor e conseguir melhores oportunidades de jogo para jogo, procurou o “hat-trick” a todo o custo, mas infelizmente para ele, não conseguiu.
Quanto aos suplentes que entraram, Polga fez esquecer que Rodríguez tinha jogado na primeira parte (saiu devido a lesão ao intervalo), Matías mostra ser uma alternativa no meio-campo e estou convicto de que será titular diante da Lazio (Elias não pode jogar nas competições europeias e Bojinov precisa de golos para ganhar confiança, um pouco à imagem do que se sucedeu com Wolfswinkel.

No que diz respeito ao Vitória de Setúbal, penso que a linha defensiva é muito lenta, fruto da idade avançada que os seus jogadores têm. Dos 11 titulares, 7 são trintões (!) e os outros quatro são atletas de características mais ofensivas. Apenas João Silva tem menos de 27 anos na equipa sadina. Foram diversas as vezes que os defesas do Vitória foram ultrapassados em velocidade, e face a esse “handicap” muitas vezes adoptaram por alguma violência, especialmente Ricardo Silva, que coloca o chamado agressivo Bruno Alves a um canto nesse aspecto. O meio-campo também foi pouco pressionante, até porque os seus jogadores tinham características mais ofensivas, e não haja dúvidas que ofensivamente os sadinos têm qualidade, fizeram muitos remates, têm jogadores com muito bom toque de bola, com muita qualidade de passe e facilidade de remate, certamente que apesar dos números de hoje e do jogo há duas semanas no Dragão farão um campeonato tranquilo.


Com esta vitória, o Sporting fica a três pontos de FC Porto, Benfica e Braga (que hoje venceu o Nacional), as três equipas que partilham a liderança da Liga.
Já o Vitória de Setúbal, tem sete pontos e vai ocupando uma posição folgada na tabela classificativa.

29 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, e parabéns ao Sporting, pela vitoria!Abraço!

    http://porpabloparaosapaixonadosporfutebol.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. David, me alegro mucho de que te guste. Ya está incluido tu gran blog entre mis enlaces. Un saludo.

    ResponderEliminar
  3. Hola! Tu blog ya está colocado en el mío ;) Un saludo desde www.elfutbolinmerengue.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Olá amigo David!

    Pensei que estavam de ramadão!
    Hehehe!

    Um abraço grande!

    ResponderEliminar
  5. Hola, perdoname pero eu nao falo portugues, y espero que tu entiendas el espanol o el ingles.

    I accept your link exchange and I just added your blog to my blog roll!!!

    Let me know when you will do the same :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Hi, I came across your site and wasn’t able to get an email address to contact you. Would you please consider adding a link to my website on your page. We are happy to offer you a 10% discount to our Online Store if you do so. Please email me back and I would be happy to give you our link.

    Thanks!

    Frank
    frank641w@gmail.com

    ResponderEliminar
  7. Já adicionamos o seu link. Aguardamos que retribua :)
    Saudações!
    http://diario-de-um-benfiquista.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Incluído tu blog en el mío
    http://dominguezfc.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Ciao,
    ho aggiunto il tuo blog nei miei link. Spero che ricambierai.

    Saluti

    http://calciorum.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Embora ache que o Setúbal ajudou muito à festa, cioncordo que foi a mais consistente e espetacular exibição do Sporting esta época, embora os jogos com a Lazio e em Guimarães, determinem que real sporting haverá esta época.

    ResponderEliminar
  12. O real Sporting desta época só se saberá quando esta terminar, uma equipa é avaliada pela sua regularidade e não pelo que faz pontualmente em alguns jogos.

    Todas as equipas têm oscilações, e mesmo que o Sporting vença os jogos com a Lazio e com o Guimarães pode perder duas vezes seguidas para o campeonato e deitar tudo a perder, tal como pode não vencer estes dois jogos e depois arrancar para uma série invicta de quatro ou cinco jogos.

    ResponderEliminar
  13. Olá, parabéns pelo seu blog, muito precisas e detalhadas, uma das melhores vistas até agora. Nós propomos uma troca de links com meu blog www.scombettiamo.com
    com a perspectiva de uma futura colaboração!
    saudações!

    ResponderEliminar
  14. this is my link http://worldsportsholic.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. David,
    peço desculpas pela demora na resposta, mas estava de férias e só retornei hoje.
    Parcerias são sempre bem vindas....
    Já estou como seu seguidor e seu link já esta na minha lista de parceiros, fico no seu aguardo, tanto no link como seguidor.

    Um grande abraço e parabéns pelo blog.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Olá David, peço desde já desculpas por estar a fazer isto num post e pela demora na minha resposta. Não sei se te recordas de mim, mas pediste para colocar o link do teu blog no meu, faço-o de bom grado se fizeres o mesmo ao, que necessita imenso de divulgaçao. Se me explicares como fazer, faço-o logo.
    Brigado

    ResponderEliminar
  17. David, respondendo ao teu pedido no Blog do Manuel informo que já adicionei o teu link em LINKS DESPORTIVOS do meu.

    Se quiseres seguir o Blog também retribuirei!

    Cumps.

    ResponderEliminar
  18. Siento la tardanza ya te he enlazado en mi blog. Forza Sporting y forza Diego Capel. Mucha suerte en esta temporada.
    Un saludo desdemisevillismo@blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. sorry I'll remove your blog link in my blog because you did not add my link on your blog. thanks

    ResponderEliminar
  20. Hello, I just added your link on my blog, expect you to exchange parts,

    hello

    ----------------------

    Olá, Acabei de adicionar seu link no meu blog, espero que você troca de peças,

    Olá

    ---------------

    http://tipscommessa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. I ad your blog to my blogroll please insert my link "Le Scommesse Facili di Max" to your blogroll...

    http://www.lescommessefacilidimax.com/

    Thanks Max

    ResponderEliminar
  22. Olá, David!

    Nós que fazemos o blog VBE! agradecemos pelos elogios citados ao nosso blog. Claro que podemos adicionar o seu link, só pedimos um pouco de paciência, no, mas tardar 24 horas, seu link estará em nosso blog, outra coisa, iremos fazer um banner para o seu blog, pois trabalhamos com banner e não com link. Novamente, agradecemos pelos elogios, e boa sorte no ramo.

    Abração!
    Geano Souza
    www.voceabolaeeu.com

    ResponderEliminar
  23. Ciao David, I'm sorry but I can't write in portuguese!
    Congrats, your analysis are so precious :D

    I've added your link to my useful links list, as you requested. Please exchange.
    La Compagnia della Bolletta:
    http://lacompagniadellabolletta.blogspot.com

    Soon we'll move our blog on a new domain, so please stay tuned!

    ResponderEliminar
  24. Ya estas enlazado en mi blog, espero que me enlaces, un saludo.

    http://sevillistasdesdelacuna.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  25. Olá! Seu Blog é muito bom coloquei seu link na minha lista.
    Abraços'

    Futebol, arte! http://maelycampos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  26. querido amigo,
    como me pediste, hace ya mucho tiempo que enlace tu blog.a lo mejor te has olvidado enlazar el mio.
    un saludo

    ResponderEliminar
  27. ya estas incluido en mi blog , decirte que tienes un gran blog

    ResponderEliminar
  28. Temos que adicionar seu banner na coluna da esquerda e na seção links: http://winningbetpronostici.blogspot.com/2011/01/scambio-link-o-banner.html
    Aguardamos suas respostas para adicionar nosso link em seu site...
    Obrigado pela sua colaboração,
    FYI, Winningbet pronotici pessoal...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...