quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Liga Europa | FC Zurique 0-2 Sporting



O Sporting foi hoje à Suiça vencer o FC Zurique por 2-0, em jogo de abertura da Fase de Grupos da Liga Europa.


O FC Zurique apresentou a seguinte equipa: Johnny Leoni; Raphael Koch, Mathieu Béda, Jorge Teixeira e Ricardo Rodriguez; Marco Schönbächler (Nikci), Oliver Buff (Margairaz), Chikhaoui (Chermiti) e Gajic; Admir Mehmedi e Alexandre Alphonse.

Já o Sporting: Rui Patrício; João Pereira, Rodríguez, Onyewu e Insúa; Pereirinha, Rinaudo e Schaars; André Carrillo (André Santos), Van Wolfswinkel (Diego Rubio) e Diego Capel (Evaldo).


Domingos Paciência não inventou e manteve praticamente o mesmo «onze» que começou o jogo em Paços de Ferreira, no entanto, por força de já ter jogado pelo Atlético Madrid esta época o internacional brasileiro Elias não pode jogar e entra na equipa inicial Carrillo, fazendo recuar Pereirinha para médio interior. Esperava-se que fosse Izmailov a substituir o brasileiro, no entanto, o russo nem apareceu nos 18 convocados, possivelmente devido a lesão. Wolfswinkel, que resolveu o jogo da Mata Real, vai ser titular, roubando o lugar a Bojinov.

Do Zurique, pouco ou nada tenho a dizer sobre esta equipa totalmente desconhecida para mim.


O jogo começou equilibrado, com as equipas a encaixarem uma na outra, no entanto, o Sporting cedo abriu o marcador. Livre de Schaars a meio do meio-campo do Zurique, e Insúa responde com um bom cabeceamento à entrada da área para fazer o 0-1, estavam decorridos três minutos.

O jogo manteve-se equilibrado, no entanto, com o Sporting a dar sinal mais, a manter-se por cima do jogo, com mais posse de bola, e maior volume de jogo ofensivo, e foi com alguma naturalidade que chegou ao 0-2 aos 20’. Grande combinação de Schaars com Insúa no flanco esquerdo, com o argentino a centrar rasteiro para uma conclusão à ponta-de-lança de Wolfswinkel. Foi a segunda assistência do ex-Liverpool para o avançado holandês em dois jogos, provavelmente, foram tantas as assistências para golo que Insúa fez em dois jogos do que Evaldo desde que pertence ao Sporting.

Pelo meio, assistimos a um “deja-vú” do jogo da Mata Real, com Onyewu a cortar uma bola que Rui Patrício veio a agarrar. O árbitro entendeu que foi atraso e foi marcado mais um livre indirecto, no entanto, Rodríguez, lateral-esquerdo do Zurique, enviou a bola ao ferro.

A partir daí, o Sporting começou a gerir o jogo, com muita posse de bola entre os homens da defesa e do meio-campo, de forma a fazer os suíços correrem atrás da bola, gerir o esforço e aproveitar qualquer erro de marcação dos homens do Zurique para lançar mais um ataque.
Os helvéticos tiveram as suas oportunidades, aproveitando alguns passes errados da defesa e meio-campo leoninos, no entanto, não conseguiram marcar. O mesmo para o Sporting, que também esteve perto do 0-3, com um remate de Capel a resultar numa grande defesa de Leoni.

A equipa portuguesa ía assim para intervalo com um resultado muito conveniente, no entanto, ao mesmo tempo perigoso e fácil de contornar.

Na segunda parte o Zurique entrou forte, povoou mais o meio-campo sportinguista, impediu as trocas de bola entre a defesa e o meio-campo do Sporting, que não estava a conseguir fazer chegar o jogo aos homens da frente.

No entanto, Domingos lê bem o jogo e tira Carrillo para fazer entrar André Santos, Pereirinha ocupa o lugar do peruano mas ocupa uma posição mais interior e o Sporting ganha logo capacidade de posse de bole, e a partir daí consegue ter mais bola, consegue construir mais jogo e foi a partir desse momento que conseguiu criar algumas oportunidades na segunda parte, sobretudo com a entrada do mais tecnicista Rubio para a saída do mais posicional Wolfswinkel.
Capel também acabou por sair para entrar Evaldo, para ajudar a dificultar os ataques suíços, a missão dos jogadores que entraram na segunda parte foi cumprida e a vitória ficou cada vez mais próxima, apenas à distância do apito final para ficar confirmada.

No entanto, nos segundos 45 minutos o Zurique pregou alguns sustos, especialmente com dois remates ao jogo, o primeiro por Mehmedi e o segundo por Ricardo Rodríguez, na conversão de um livre directo.


Analisando tacticamente o jogo, penso que Domingos acertou no «onze», sem Jeffren e Izmailov a opção por Carrillo foi bem tomada, e embora não se mostrasse muito explosivo, parece ter mais qualidade técnica do que Yannick Djaló, e como muito novo que é, com maior entrosamento, adaptação e progressão pode-se vir a tornar uma mais-valia.
A defesa esteve bem, não sofreu golos, no entanto, ainda apanhou uns sustos desnecessários. Quem ganhou o lugar é Insúa, que defende bem, mas é a atacar que mais se tem revelado, com um golo na partida de hoje, mas especialmente já soma duas assistências em dois jogos com a camisola do Sporting. Era o lateral que a equipa precisava para o lado esquerdo.
No meio-campo, a meu ver Rinaudo foi o melhor em campo indiscutivelmente! O homem recuperou bolas, teve uma eficácia de passe a rondar os 100%, e destruiu ataques e contra-ataques onde eles devem ser destruídos, logo no inicio, ainda no meio-campo defensivo dos adversários. Schaars fez uma das melhores exibições de leão ao peito, estando nos dois golos, no entanto ainda falhou muitos passes. Pereirinha esteve bem, Capel continua a ser uma unidade importante a causar desequilíbrios, mas pessoalmente penso que agarra-se demasiado à bola e vai demasiadas vezes para cima dos defesas em vez de procurar ir para os flancos fugir deles e tentar cruzamentos. Já Wolfswinkel cumpriu o seu papel.

Quanto aos helvéticos, provaram que as equipas da Suiça já começam a ganhar estatuto no futebol europeu e mostraram argumentos, criaram situações de golo, no entanto, insuficientes para bater hoje o Sporting.
Destaco os tunisinos da frente (que têm muito boa capacidade técnica e física) e o lateral Rodríguez, que é um bom lateral, tem muita raça, é forte na cobrança de livres e tem uma enorme margem de progressão, porque tem apenas 19 anos, não me admirava se ouvisse falar dele nu grande clube futuramente.

No outro jogo do grupo, o FC Vaslui (Roménia) foi a Itália empatar com a Lazio por 2-2.

18 comentários:

  1. Muy buen blog.
    Saludos desde España.

    http://elrinconperico.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Boas.

    Já che comentei no meu blogue que com moito gosto adicionei o teu blogue á lista do meu.

    Parabéns também pelo teu blogue, semelha moito interessante.

    Cumprimentos desde a Galiza! ;)

    ResponderEliminar
  3. http://ligabbvaspain.blogspot.com/
    ya te he agregado a la lista de blogs amigos, muchas gracias por seguir mi blog, ¡un saludo desde Andalucía, España!.

    ResponderEliminar
  4. Olá! David!

    Muitos agradecimentos para seus pensamentos amáveis.

    Naturalmente nós lig a seu blogue para fora em ' TDT recommends' seção.

    Nós gostamos do seu demasiado - prossiga o bom trabalho!

    Esperança ouvir-se outra vez de você.

    Equipe de TDT

    www.thedirtytackle.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Excelente blog, e colocar o seu link no meu blog os links, deixo o meu aqui, http://wwwnuestro-futbolcom.blogspot.com/, se você quiser marcá-lo como colombianos no exterior.

    Exitos.
    ¡

    ResponderEliminar
  6. amigo, ya te he agregado, espero que hagas lo mismo, saludos

    www.futbolistasconhistoria.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Tienes un gran blog.

    Acepto el intercambio.

    Saludos desde El Rincón Del Deporte

    ResponderEliminar
  8. Hola, soy el dño de www.javiervg12.blogspot.com
    Acpeto el intercambio. Ya estas añadido a mi lista. Si uieres tambien podemos hacer un intercambio de seguidores. Saludos y gran blog

    ResponderEliminar
  9. Gran victoria del Sporting , lo que unido a lempate de Lazio hace que la jornada sea redonda para los franjiverdes .

    PD : Ya te agregué a mi lista de blogs

    Un saludo

    ResponderEliminar
  10. Grandísimo blog. Gran victoria del Sporting.

    Es una lástima que un equipo que ha generado tanto talento no tenga mejor posición a nivel europeo.

    Un fuerte abrazo,

    Manu

    porlabandaderecha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Hola David!

    Tal como dijiste en mi blog, por supuesto que intercambiamos links.

    El tuyo ya está enlazado en mi página.

    Gran blog. Saludos!
    http://coliseodeportivo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Ya te he añadido en www.mallorcagol.com, espero que hagas lo mismo

    ResponderEliminar
  13. Gran victoria para empezar la andadura europea. Saludos.

    ResponderEliminar
  14. ¡Hola! El link de tu blog ya está en el mío :)

    Un saludo y muy buen trabajo!

    www.elfutbolinmerengue.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Grande analise ;)

    Entrevista exclusiva com Maykon , jogador que representa no Leiria ,e já passou por Paços de Ferreira e Belenenses. O Brasileiro conta tudo : A mudança para o Leria , balaço que faz das 2 epocas no Paços , objectivos para este epoca entre outras exclusivas perguntas !
    A não perder em
    http://contra-ataque1.blogspot.com/
    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Hola David. Encantado de intercambiar links contigo. Ya te añadí en mi lista de blogs amigos. Ahora ya tengo otro gran club portugés para seguir. Saludos y suerte en la temporada.

    ResponderEliminar
  17. Ya te añadi, un gran blog! Felicidades!!

    Un saludo!

    ResponderEliminar
  18. gosto moito deste blogue
    ja te adicionei a minha lista
    Forza Benfica e Força Barça
    um saudo desde Galicia

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...