quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Liga dos Campeões | Benfica 1-1 Manchester United



No regresso das grandes noites europeias ao Estádio da Luz, o Benfica empatou frente ao Manchester United a uma bola, na primeira jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões.

O Benfica apresentou a seguinte equipa: Artur; Maxi, Garay, Luisão e Emerson; Javi Garcia e Witsel; Rúben Amorim (Nolito), Aimar (Matic) e Gaitán (Bruno César); Cardozo.

Já o Manchester United: Lindegaard; Fábio da Silva (Jones), Smalling, Evans e Evra; Fletcher (Chicharito), Carrick e Giggs; Park Ji-Sung, Valencia (Nani) e Rooney.


Jorge Jesus só surpreende pela inclusão de Rúben Amorim no «onze» em vez de Nolito ou Bruno César como era previsível. O Benfica perde assim alguma velocidade e poder de contra-atacar, no entanto, pode ganhar no que concerne à posse de bola, o que pode indicar que a equipa encarnada iria querer assumir o jogo desde inicio.

Já Alex Ferguson mexeu muito na sua equipa. Já se sabia que Ferdinand não podia dar o seu contributo à equipa, no entanto, homens como De Gea, Anderson, Ashley Young e Nani também ficaram de fora. O Manchester United mantém muita qualidade, no entanto, na minha opinião, perde algum poder de fogo no ataque sem Young e Nani, apesar da qualidade de Park e Valencia. Seria estratégia secreta do técnico escocês ou estaria a poupar os melhores jogadores para o clássico com o Chelsea no próximo domingo?

O jogo começou muito equilibrado, com as duas equipas a demorarem alguns minutos a encaixarem uma na outra e ambas a quererem assumir o jogo, no entanto, foi o Benfica que foi atacando mais e chegando mais próximo da baliza contrária, embora o Manchester United tivesse mais posse de bola, ainda que fosse uma posse de bola muito inofensiva, maioritariamente entre os homens do meio-campo e a linha defensiva.

O Benfica estava bem, atacava bem, defendia com muita concentração e solidez, e rematava, algo que os ingleses não faziam, e fizeram-no com algum perigo duas vezes por Gaitán na esquerda e outra por Cardozo de pé direito, permitindo a defesa a Lindegaard. Mas afinal, o paraguaio só estava a ameaçar, pois aos 24’, após um passe espectacular de trivela de Gaitán, Cardozo domina, troca as voltas a Evans e com o seu pior pé rematou forte, fazendo o 1-0.

A partir daí, a equipa de Manchester acordou, embora se mantivesse algo inofensiva, e o Benfica sentiu isso e procurou novo golo, no entanto, tal não veio a acontecer.
Ora a defesa e o meio-campo defensivo do Benfica que estava muito concentrado, distraiu-se momentaneamente e permitiu que Giggs fosse progredindo no terreno, e quando chegou perto da área encarnada, desferiu um remate forte, colocando de novo o jogo empatado. Estavam decorridos 42 minutos.

Algo injusto, mas o futebol é assim, e quando se têm jogadores como o Manchester United tem, todo o cuidado é pouco, pois em qualquer jogada podem descobrir o caminho para o golo. O jogo ía para intervalo com um 1-1, com dois belos golos já marcados, e 45 minutos que prometiam muito ainda por decorrer, visto que o resultado estava em aberto, o Benfica estava a jogar muito bem a todos os níveis mas os “red devils” têm a equipa que têm e ainda tinha muitas (e melhores) opções no seu banco de luxo.

Na segunda parte, o Manchester United jogou mais avançado no terreno, mostrou mais o que vale, povoou mais o meio-campo do Benfica, no entanto, criou poucas situações, sendo que a única que assustou os benfiquistas verdadeiramente foi um remate cruzado de Valencia que foi muito bem desviado por Artur.

Depois, o Benfica mostrou que ainda não tinha dito a sua última palavra e que não estava conformado com o empate, criando algumas oportunidades que tiveram muito perto em dar em golo. Lindegaard foi obrigado a fazer duas grandes defesas, uma a remate de Nolito e outra a remate de Gaitán, e destaque ainda para remates de Aimar, Emerson e do próprio Nolito novamente que não passaram longe.
Aqui os encarnados conseguiram retirar alguma pressão que o United estava a fazer e conseguiram ter mais bola, curiosamente, quando o inicio da segunda parte indicava o contrário e quando Matic já estava em campo do lado do Benfica, mas sobretudo, Nani e Chicharito também já estavam em jogo do lado dos ingleses.


Em relação às equipas, devo dizer que os centrais do Benfica estiveram muito bem, sobretudo Luisão que para mim foi o melhor em campo. A escolha que recaiu em Rúben Amorim pareceu ajustada da forma como Jesus abordou o jogo, possibilitando mais posse de bola e ajudando Maxi a parar a dupla que se previa estar no lado esquerdo Evra/Ashley Young que merecia ter cuidados redobrados, tanto pela qualidade do extremo inglês, como do lateral francês, no entanto, não jogou Young mas sim Park, e Amorim foi útil sobretudo em manter a posse de bola e não tanto em termos defensivos, apontando uma boa exibição, e quando a equipa atacava, por não ser um extremo, ocupava terrenos mais interiores para ser Maxi a subir pelo corredor direito do Benfica até a área contrária. De resto pouco há a dizer, boa exibição do Benfica, toda a defesa esteve muito concentrada, o meio-campo foi criativo e possibilitou ao ataque algumas oportunidades de golo, que desta vez só resultaram num tento.

Quanto ao Manchester United, viu-se aqui alguma falta de preocupação com a vitória neste jogo, possivelmente a pensar no jogo de domingo com o Chelsea no qual a liderança dos “red devils” está ameaçada. No entanto, cumpriram os objectivos mínimos e certamente encararão este resultado como normal, até porque não compromete em nada o apuramento dos ingleses.
Não opino sobre que «onze» devia ter começado o jogo porque houve claramente gestão do plantel e porque é o primeiro jogo que vejo do United este ano, no entanto, esperava mais ambição por parte daquele que é afinal o vice-campeão europeu. Apenas dois remates perigosos é muito, mas muito pouco.
Este jogo não foi muito feliz para Ferguson, porque o meteu Nani e Chicharito para dar maior poderio ao jogo ofensivo da sua equipa, no entanto, despovoou a zona central e o Benfica aproveitou bem para controlar o jogo pelo meio, e ao mesmo tempo fechou bem as alas, onde Nani esteve muito apagado no pouco tempo em que jogou. Chicharito não teve hipóteses frente a Garay e Luisão, Rooney não teve oportunidades, o flanco esquerdo não funcionou tanto quanto podia, no entanto, creio que o Manchester não ficou de qualquer forma incomodado com o resultado e talvez por isso tenhamos visto alguma falta de ambição.

Num último pormenor, destaque para o jogador mais assobiado em campo, que foi… Nani, um português. É favor tirar conclusões.

No outro jogo do grupo, o Basileia venceu por 2-1.

15 comentários:

  1. Hola David José. Soy el administrador del blog http://calcionapolienespanol.blogspot.com para informar que agregué tu blog en mis links lo nombré "Fútbol Portugués"

    Cuando puedas agregar el mio en tu blog. Gracias

    Paolo P.

    ResponderEliminar
  2. Julgo que ontem, se assitiu a um belo jogo, com um ambiente fabuloso, e duas grandes equipas.
    O Benfica foi muito inteligente na abordagem do jogo, com Jesus a ler muito bem a partida, pelos motivos que explico no meu post e que seria longo aqui descrever.
    Cardozo mais uma vez calou os energúmenos do assobio, com um golaço, Giggos mostrou que aos 37 anos é ainda um enorme jogador, enfim, um belo jogo que o Benfica merecia vencer, até porque se o adversário teve posse de bola, foi sempre em zonas mais recuadas, fruto do bom preenchimento do meio campo por parte do Benfica, o qual nunca caiu na tentação de ir para essas zonas atrás da bola.
    Belo jogo a que tive a felicidade de assistir in loco.

    ResponderEliminar
  3. Hola David José. Soy el administrador del blog http://partidosentreselecciones.blogspot.com para informar que agregué tu blog en mis links

    Cuando puedas agregar el mio en tu blog. Gracias

    ResponderEliminar
  4. Hola David , decirte que soy español, del Real Betis Balompie , entonces por mi encantado de leerte pero no entiendo el idioma tio ¡ Un saludo ¡

    ResponderEliminar
  5. Hola soy de Deporta2 ya te agregue a mis blogs recomendados, espero aparecer en los tuyos.- gracias por pasar por mi blog.. saludos!

    ResponderEliminar
  6. Felcidades por el blog. Me alegro de tener un seguidor portugués en mi Espada de Damokles. Saludos.

    ResponderEliminar
  7. Hola David, muy completo el blog.
    Acepto tu propuesta de intercambio de links . De hecho, ya he ubicado tu blog en mi lista de sitios recomendados, espero que guste de hacer los mismo.
    Saludos desde
    http://bargasnahuel.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Hola!!
    Tu blog también está muy bien! :) Además es un placer unir tu blog a mi lista!
    Aunque no entiendo el portugués, con el traductor google se puede hacer algo! jeje

    Un saludo!

    ResponderEliminar
  9. Hola amigo David, "hermano" portugues. Encantado de que te guste mi blog "la lupa del deporte". Ya me hice seguidor de tu blog y enseguida le pongo en mi lista de enlaces (también me gustaría que hicieras tu lo mismo en tu blog).
    Un saludo!

    ResponderEliminar
  10. Caramba David¡¡¡ veo muchos blogeros conocidos ¡¡¡Salut SENTIR . me pasaré por aquí.

    ResponderEliminar
  11. Olá :)

    Desculpa pelo meu mau português, eu passo as férias em Portugal e falo como podo jaja

    Muito obrigado por visitar o meu blogue, si te fazes seguedor do meu blog, eu vai colocar o teu blogue na minha lista de blogues favoritos :)

    Um saludo!!!

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Hola, añadido a mi lista de blogs ;)

    Saludos y gracias por pasar por mi blog, gran blog el tuyo también!

    ResponderEliminar
  14. Excelente post! te he agregado y he agregado tu blog a mi lista de favoritos.
    Saludos!
    http://laesenciadelgol.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...