quarta-feira, 8 de junho de 2011

Liga Zon Sagres | Onze Ideal 2010/2011

A temporada 2010/2011 já acabou e agora é tempo para um balanço da época, e é por isso que hoje apresento a “Equipa Ideal” da Liga Zon Sagres 2011.

Neste post vou colocar aqueles que para mim foram os melhores da Liga Portuguesa nas suas posições, assim como também o melhor treinador.


Guarda-Redes



Esta época foi talvez a melhor de Helton em Portugal, aquela em que Rui Patrício ganhou maior notoriedade e em que Roberto se tornou talvez o guarda-redes mais vezes tema de conversa em Portugal, no entanto, para mim o “goleiro” que mais se destacou foi o brasileiro Diego, do Vitória de Setúbal.
Talvez o tenha escolhido porque vi três jogos dele ao vivo este ano, mais que qualquer outro guarda-redes da Liga, e nos três ter feito exibições fascinantes, permitindo ao Vitória de Setúbal pontuar e conseguir a permanência, no entanto, a verdade é que Diego foi sempre a figura mais regular dos sadinos, sendo apelidado de São Diego pela massa associativa do Vitória e como o melhor jogador do clube. Defendeu, durante os 30 jogos do campeonato… 4 grandes penalidades (!), é obra!
Fala-se que poderá dar o salto para o Sporting de Braga neste defeso, o que seria um prémio mais que merecido.


Defesas-Centrais:



O FC Porto, sobretudo na última década e meia sempre foi uma equipa que se pode gabar de ter grandes defesas-centrais, muitos dos quais vendidos a peso de ouro, e esta época não foi excepção.
Depois de Aloísio, Fernando Couto, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Pepe e Bruno Alves, foi a vez da revelação de Rolando, que teve sempre lugar cativo na defesa dos dragões, com bons desempenhos quer com Otamendi e com Maicon, dois que rodaram ao lado do português durante a época.
Se este ano o FC Porto só sofreu 16 golos, bem que lhe pode agradecer. Fala-se de um interesse muito sério da Juventus na sua contratação.




Sem qualquer dúvida que, sobretudo no campeonato, não fez uma época tão brilhante como a anterior, e mesmo na Liga Europa, ficou com a imagem algo manchada depois do erro que originou do golo do FC Porto, mas não haja dúvidas que Alberto Rodríguez foi mais uma vez uma pedra nuclear na zona mais defensiva dos bracarenses durante este ano.
Importantíssimo na estratégia defensiva do Sporting de Braga em muitos dos jogos da Liga Europa, deu o salto para o Sporting, clube que vai representar em 2011/2012.


Defesas-Laterais:



Não haja dúvidas que a grande revelação desta temporada foi o Lateral do Sporting de Braga, Sílvio, porque foi talvez o jogador da nossa Liga que mais depressa passou do anonimato para a ribalta, já que começou a época como reforço dos minhotos vindo do Rio Ave, demorou poucos jogos a conquistar a confiança de Domingos Paciência e até mesmo as dos seleccionadores nacionais, a meio do ano já se falava do interesse de alguns clubes, sendo dada como certa uma transferência para o FC Porto, no entanto, foi o Atlético de Madrid que o levou, segundo sei, a troco de 7 milhões de euros, a transferência que permitiu maior encaixa financeiro na história do Sporting de Braga.




E quem mais poderia ser? O melhor jogador do Benfica durante esta época, o mais regular nos bons e nos maus momentos, e o mais inconformado quando as coisas não corriam bem aos encarnados, de tal forma que era estranho ver o futebolista mais endiabrado da equipa a dezenas de metros da baliza adversário. Questiono-me até que ponto Jorge Jesus não pensou em colocar Fábio Coentrão mais perto da grande área contrário para que todos os seus movimentos pudessem ser mais decisivos.
Basicamente este provou o que já tinha mostrado durante a época passada e no Mundial 2010, é um sério candidato a melhor Lateral-Esquerdo do Mundo, e fala-se que durante este Verão dê o salto para o Real Madrid.
Foi o melhor jogador da Liga no mês de Fevereiro, e o segundo melhor em Setembro e Outubro.


Médios:



Outras das revelações da temporada e sem dúvida alguma uma das poucas coisas boas que o Sporting teve durante a mesma foi André Santos, trinco que no ano anterior tinha estado emprestado à União de Leiria, mais um produto da formação leonina.
Embora com uma tenra idade e com um enorme potencial, revelou já uma grande maturidade competitiva, premiada com uma internacionalização pela selecção portuguesa.
Importante defensivamente e o primeiro a tomar iniciativa na construção de jogo da equipa.
É uma das grandes apostas do Sporting para a temporada que se adivinha.




Discreto mas ao mesmo tempo uma peça fundamental neste Sporting de Braga, assim é Vandinho, um veterano dos relvados, capitão dos minhotos, decisivo na recuperação de bolas e na primeira fase de construção de jogo da equipa, com 33 anos, marcou por exemplo, o golo no Estádio da Luz que acabaria por ser decisivo na passagem dos Guerreiros do Minho à final da Liga Europa.
Na época que se avizinha, fala-se que irá actuar por uma equipa do Médio-Oriente que tem um ordenado milionário para lhe oferecer.




Por último, no meio-campo deste Onze Ideal temos João Moutinho, o nome mais polémico do último defeso, ao transferir-se do Sporting para o rival FC Porto, naquela que foi a maior transferência de sempre entre clubes portugueses, e segundo o próprio, fê-lo porque queria ser campeão, e verdade seja dita, cumpriu o objectivo no final da temporada, sendo um dos indiscutíveis da equipa azul-e-branca, fazendo provavelmente a sua melhor época de sempre e conquistando um lugar na selecção nacional ao lado de Raul Meireles e Carlos Martins, depois de ter sido estranhamente afastado do Mundial 2010.
Este ano conquistou tantos troféus como em seis anos de Sporting: 4!
Foi o terceiro melhor jogador da Liga em Novembro.


Avançados:



Embora não jogasse propriamente a avançado, nem fosse necessariamente um extremo, a asa direita do meio-campo do Benfica foi a grande revelação dos encarnados desta época, falo de Salvio.
Chegou à Luz como um dos muitos reforços sul-americanos da equipa, demorou a ganhar o seu lugar no onze, mas nas últimas jornadas da primeira volta agarrou-o com unhas e dentes e só o deixou no final da temporada, fruto de uma lesão.
Num ano em que Cardozo não se afirmou como no passado e em que a equipa sentiu muito a falta de Di Maria, Salvio foi mesmo dos principais produtores de jogo ofensivo da equipa, contribuindo com muitos golos e assistências.
Agarrou um lugar na equipa à 14ª Jornada no jogo com o Rio Ave, no qual bisou, e a partir daí a equipa só venceu no campeonato, até ao jogo em Braga (onde não jogou por castigo), ou seja, no melhor período da equipa durante a época. Há que também dizer que o Benfica só foi eliminado da Taça de Portugal e da Liga Europa quando o mesmo já se encontrava lesionado.
O seu passe custa 15 milhões de euros e parece que assim é difícil os encarnados o contratarem em definitivo ao Atlético Madrid, fala-se agora no interesse da Fiorentina.
Foi o segundo melhor jogador da Liga em Janeiro, e o terceiro em Fevereiro.




Foi o melhor marcador do campeonato com 23 golos, e certamente o melhor jogador também, tendo recebido o premido de melhor jogador do mês por quatro ocasiões durante a época (Setembro, Outubro, Novembro e Janeiro), e por outras duas ocupou os restantes lugares do pódio (2º lugar em Fevereiro e 3º em Março), portanto, é indiscutível a presença de Hulk neste onze, isto apesar de um final de época em que o seu rendimento caiu um pouco de qualidade.
Tem uma cláusula de rescisão cifrada em 100 milhões de euros e segundo o presidente dos Dragões, Pinto da Costa, não sai do clube por um valor abaixo desse, nem que seja por um cêntimo a menos, no entanto, propostas não faltam e a sua permanência no FC Porto não está 100% assegurada em 2011/2012.
Foi igualmente decisivo na conquista da Liga Europa e Taça de Portugal.




E por fim, como não poderia deixar de ser, aquele que para mim é o sucessor de Liedson como melhor ponta-de-lança a jogar em Portugal com as características lutadoras, de bom cabeceador apesar da baixa estatura e de com uma alta eficácia frente à baliza contrária que o Levezinho também possuía, falo claro, de Falcao.
A temporada do FC Porto foi excepcional, praticamente sem pontos baixos, pode-se dizer que se dividiu em duas partes: Aquela em que a equipa ganhava e jogava bem e aquela em que a equipa ganhava mas sem “nota artística”, e esse período menos espectacular da equipa atravessou a última metade de Janeiro e a primeira metade de Fevereiro, período em que os dragões se viram privados de Radamel Falcao.
No campeonato marcou 16 golos, foi o segundo melhor marcador da competição, a seguir ao seu companheiro Hulk que fez 23, e tendo uma média de 0,73 golos por jogo, ajudou a resolveu a Supertaça com 1 golo, marcou 3 na Taça de Portugal e ainda facturou 18 na Liga Europa, incluindo o golo decisivo que deu o troféu ao FC Porto, tendo sido o melhor marcador dessa competição.
Acabou por ser igualmente o melhor marcador das provas da UEFA esta época, batendo mesmo alguns recordes.
“El Tigre” é neste momento um dos avançados mais apetecíveis da Europa, e com uma cláusula de 30 milhões, não será muito fácil segurá-lo na Invicta.


Treinador:



Quem mais poderia ser? Aos 33 anos bateu imensos recordes!
Tantos que nem me recordo de todos, mas acima de tudo treinador mais jovem a ter conquistado uma competição europeia e responsável pelo único campeonato do FC Porto que terminou sem derrotas, um feito que apenas o Benfica tinha conseguido há muitos anos atrás.
André Villas Boas só não venceu a “cagativa” Taça da Liga, e não o fez porque apostou sempre numa equipa secundária para os jogos dessa competição, porque de resto venceu a Supertaça, Campeonato, Taça de Portugal e Liga Europa de uma forma imaculável, tendo vitórias bastante convincentes sobre o Benfica (5-0) e sobre outros emblemas com algum nome no futebol europeu como Villarreal, Spartak e CSKA de Moscovo. E tudo isto, numa altura em que o futebol cada vez é mais equilibrado e é mais difícil marcar golos.
Na Liga Portuguesa tiveram o melhor ataque, melhor defesa, melhor marcador, não sofreram qualquer derrota, perderam apenas seis pontos (!) ao longo da época e conquistaram o título em pleno Estádio da Luz, casa do Benfica, o seu maior rival.
É pretendido por clubes europeus de topo como o Chelsea e Atlético de Madrid.


E fico-me por aqui, se não concordarem gostava que dissessem qual é para vocês o Onze Ideal na caixa de comentários.

10 comentários:

  1. o André santos ainda é naquela, agora o vandinho...=S

    ResponderEliminar
  2. Oi David,

    Vim conhecer seu blog!
    Vc deixou seu link no Falando de bola...
    E coloquei seu link em minha lista!
    Tá linkado!

    Vc é flamenguista?

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Eu sou português Mylla, e cá em Portugal o meu clube do coração é o Sporting.

    Aí no Brasil gosto que os "portugueses" Deco e sobretudo Liedson tenham sucesso no Fluminense e Corinthians.


    Quando ao ti Mário, isto não é propriamente um "All Stars", mas sim um conjunto de jogadores que se destacaram durante a época e que foram determinantes.
    O Vandinho embora discreto, foi determinante.

    ResponderEliminar
  4. Fala, David!

    Seleção excelente. Sem pensar muito em time por time, acho que só senti falta do Freddy Guarín.

    Sobre o Diego, gozava de grande prestígio por aqui em seus tempos de Atlético Paranaense, quando foi vice-campeão da Copa Libertadores, e não me falha a memória já foi convocado para a Seleção Brasileira, mas sua carreira entrou em declínio quando se transferiu para o Fluminense em 2006, amargando três anos de reserva.

    Esse ano foi fantástico para o Sílvio, até aquelas partidas diante do Sevilla ninguém o conhecia, e 9 meses depois é jogador do Atlético de Madrid e Seleção Portuguesa.


    Abraços!

    ResponderEliminar
  5. O Diego é mesmo um grande guarda-redes, ele faz a baliza parecer pequena

    ResponderEliminar
  6. Não pus o Guarin porque ele a maior parte dos jogos não foi titular, mas pensei em colocá-lo no lugar do Vandinho.

    ResponderEliminar
  7. Olá meu caro David, uma bela e respeitosa seleção de craques, parabéns paro futebol português.

    um abraço amigo,

    c@urosa

    ResponderEliminar
  8. parabéns pelo blog
    seja meu seguidor também,
    coloquei seu link em minha lista!
    Tá linkado!

    Vc é flamenguista?

    ResponderEliminar
  9. Boas..

    David, sem dúvida alguma que foi uma boa escolha, já que referiste os melhores da época transacta.


    Abraço


    Mattos...paixaodabola.blogspot.com

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...