domingo, 29 de agosto de 2010

Um gá reflecte - A minha cidade...



Pus-me a pensar na minha cidade, o Barreiro.

Não é muito frequente os barreirenses a elogiarem ou dizerem que é um lugar de sonho, a melhor cidade para viver, um local que não trocavam por nenhum outro, mas a verdade é que nos últimos 10 anos o Barreiro tem evoluído e tornar-se cada vez melhor, de tal forma que quem orientar bem a sua vidinha não precisa de estar sempre a ir a Lisboa.

O que mudou em 10 anos?

Bem, em termos de comércio lembro-me de termos uma Feira Nova como grande referência. Era uma festa ir ao Fórum Almada, ao Colombo, ao Vasco da Gama, ao Montijo, ao Free Port…
Ok, ainda que não tenhamos grande coisa temos o nosso Fórum, não tão grande e diversificado como os anteriormente referidos, mas veio dar uma vida nova ao Barreiro, foi sem dúvida uma obra importantíssima! Ah, e ainda temos dois Modelos (três se contarmos com o de Alhos Vedros que é logo ali ao pé) e ainda um Continente a ser construído. Lidl’s e Mini Preços? Vale a pena falar disso?

Em termos de desporto e lazer, houve o melhoramento significativo de vários espaços: morreu um eucaliptal e nasceu um Parque da Cidade, e tantos foram os momentos que lá passei, já lá joguei futebol, já lá passei as sempre divertidas noites do 25 de Abril, já lá conheci pessoas, já lá cantei imagine-se, e agora utilizo-o para o meu “jogging”. Sem dúvida, uma grande obra!
Há o Polis, uma Avenida da Praia melhorada, todo o complexo do Fabril melhorado, vários espaços onde se pode passar uma tarde/noite agradável, o Espaço J, o cinemas da Feira Nova e o da Casa da Cultura mas agora há o do Fórum que os compensa, tem outra qualidade, outro nível!

A nível de transportes, ok, tem havido alguns acidentes, mas termos gerais temos bons autocarros que rapidamente nos podem levar a qualquer ponto da cidade, temos barcos que em 20 minutos nos põem em Lisboa e comboios que em meia hora nos levam a Setúbal. Ainda há os TST que nos deixam perto da praia e de outros pontos importantes do Distrito, no fundo, estando no Barreiro, estamos perto de tudo!

E vocês, o que têm a dizer sobre o Barreiro?

12 comentários:

  1. Concordo contigo, o Barreiro nestes últimos anos tem evoluído - assim como os arredores. Com o tempo vai ser uma cidade grande e moderna, espero eu...

    Obviamente não será um ponto de referência de Portugal (teríamos de melhorar bastante lol, além que em termos de turismo... não há muito para ver xD) mas temos uma boa cidade e uma boa localização geográfica!

    Gosto de viver aqui e nos arredores. :D

    ResponderEliminar
  2. para quem achava o barreiro uma terrinha deprimente.... Bem carissimo David. Acho que deverias ter referido certas coisas que não referiste e deverias ter referido que são das mais importantes.Não é so o lazer que interessa.
    Se formos ver o hospital... está uma verdadeira porcaria, com falta de médicos, porque devido à incompetencia da administração grande parte dos médicos foram-se embora para outros hospitais. Deverias referir a história da cidade, a uniao fabril (cuf), do nosso grande senhor Alfredo da Silva, da importancia que a cidade teve, sendo uma das mais importantes para os viajantes que iriam para o alentejo e algarve...
    Quanto ao cinema... o nível é exactamente o mesmo de ha uns anos atras... até as pessoas começarem todas a irem ao forum momtijo ou almada e os cinemas do barreiro abrirem falencia...
    Deverias tambem referir as modalidades, e quando digo modalidade não é so futebol... temos campeões de remo e de vela que 98% da população nunca ouviu falar. Temos os MG BOOS que ganharam o campeonato europeu de dança na polónia...
    Mas sim, o Barreiro está num sitio priveligiado e podemos ir a qualquer lado... até ao alentejo, por via TST

    e outros aspectos... Adoro ser Barreirense, para mim é um olgulho ser Barreirense.

    quero ver mais espaços destes sffv. ;)

    ResponderEliminar
  3. O hospital pode não ser o melhor, mas então, é melhor que não ter?
    É que na Margem Sul só existem dois...


    "Deverias referir a história da cidade, a uniao fabril (cuf), do nosso grande senhor Alfredo da Silva, da importancia que a cidade teve, sendo uma das mais importantes para os viajantes que iriam para o alentejo e algarve..."

    Isso é irrelevante, o que interessa é o presente, pouco me interessa o que a cidade já foi, interessa-me é o que é!


    "temos campeões de remo e de vela que 98% da população nunca ouviu falar. Temos os MG BOOS que ganharam o campeonato europeu de dança na polónia..."

    E o que é que isto contribui para argumentar que se vive bem no Barreiro?
    Também há campeões no Xadrez, eu sei disso.

    ResponderEliminar
  4. PS: Se lançarem temas, vão ver artigos destes mais vezes

    ResponderEliminar
  5. Não te interessa o passado? então que raio de barreirense és tu? Na margem sul só ha 2 hospitais?
    Temos o do barreiro, o do montijo, o de almada, o de setubal..... só existem 2??????
    O barreiro é o que é devido à sua história. Assim se vê o como está a juventude de hoje em dia... tanto conta o passado, como o presente e o futuro... é por essas razões que grandes senhores do nosso pais são esquecidos...

    ResponderEliminar
  6. LOL

    Margem Sul é diferente de Distrito de Setúbal

    Aquilo que eu perguntei foi se te dá mais conforto viveres no Barreiro pelo seu passado?

    A mim não, pouco me interessa se houve uma CUF se neste momento não se pode tirar partido dela.

    Aliás, quem fala muito do passado é porque não tem um presente do qual se orgulhe.

    O que me interessa é 2010, não é 1970, é em 2010 que eu vivo.

    O tema deste artigo é se o Barreiro é uma cidade boa para se viver actualmente, não no passado.

    ResponderEliminar
  7. achas que nao se pode tirar partido da cuf? o Barreiro faz parte de que distrito? Lisboa? Não... mesmo assim, com almada, barreiro e montijo já ´~ao 3 hospitais. Eu tenho o gosto de viver no Barrerio pelo passado da minha familia. Pelo desenvolvimento da cidade, e se não fosse a cuf esta cidade e as outras em redor não eram o que são hoje... ainda estariamos à espera de alguem que criasse fabricas e esse genero de coisas.
    Mas se não conseguem perceber isso...

    ResponderEliminar
  8. Hmm... digamos que o hospital do Montijo e o do Barreiro juntos foram um Centro Hospitalar, que é como quem diz, esses dois hospitais juntos fazem um. E não minto, podes pesquisar.

    Ora se a CUF não funciona, o que faz do Barreiro uma terra de sonho ACTUALMENTE o facto de já ter sido um sucesso no país?

    Eu não estou a falar em causa-efeito, estou a falar de actualidade, com certeza que todos esses senhores e fábricas contribuíram para que hoje se viva bem e o Barreiro seja uma boa cidade.
    Eu conheço muito mas muito bem a história da minha cidade.

    Mas com todo o respeito, que conforto me dá saber que houve coisas e pessoas importantes na nossa cidade há 40 anos.

    Ok, são pessoas, fábricas e afins que merecem o nosso elogio, que merecem homenagens, que merecem estátuas, ruas com o nome delas, etc... Mas aquilo que eu estou a perguntar é que diferença faz no presente? É apenas algo espiritual, não é algo físico, e o que eu estou a falar é físico, uma coisa é orgulhar-me da história da minha cidade, outra é orgulhar-me do PRESENTE dela.


    Para dar um exemplo um pouco fora de mão mas que compreendas, eu sou do Sporting e neste momento não me interessam os Cinco Violinos, não me interessa o Joaquim Agostinho, não me interessa que o outro estádio era bom, não me interessa se na década de 60 vencemos a Taça das Taças ou se temos 18 campeonatos... o que tem de interessar é o presente, é isso que vivo actualmente e é isso que mexe comigo neste momento.

    Assim como na cidade, ok, tem muita história... mas a questão é o PRESENTE, se se vive bem aqui ou não, e dizer "vive-se bem porque é uma cidade que tem muita história" está errado, se dissermos "vive-se bem porque tem boas infra-estruturas" está correcto.

    ResponderEliminar
  9. Mas não percebes que se não fosse o passado, o PRESENTE não era o mesmo que é? meia duzia de mercearias, meia duzia de casinhas, não havera forum, espaços J, cafe' do rio, apenas meia duzia de tabernas, nao haveriam autocarros para os mais diversos sitios, nao haveriam autocarros para as praias, não haveria nada disso????
    Aquanto ao centro hospitalar eu sei, mas o hospital do montijo continua a estar la....

    ResponderEliminar
  10. E já agora... para que serve a fabrica de oleo fula...

    ResponderEliminar
  11. Sim, isso em termos de causa-efeito é importante, mas não é disso que estou a falar.

    Estou a falar na importância que isso tem para a actualidade directamente, não tem nenhuma, a CUF já funcionou, agora não.

    Para quem vive bem no Barreiro aquilo que lhe interessa é o que há no Presente, obviamente que o passado é a chave do presente.

    Eu fiz um texto em que tento justificar a minha tese que é "Até se vive bem no Barreiro" e tu vens com o argumento "deverias ter falado na história da cidade", tipo que para quem chega ao Barreiro ou para quem agora vive nele, é como não conhecer a cidade, ter um "nada" de conhecimento sobre ela, e chegar e poder ou não gostar de viver cá, vamos por esse prisma, isso é o que estou a tentar dizer desde que fizeste o 1º comentário.

    ResponderEliminar
  12. Engraçado... por acaso também sou do Barreiro!

    www.contingentetuga.blogspot.com

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...