sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Liga dos Campeões | Sporting 2-5 Barcelona

Antes de mais peço desculpa por não ter postado isto ontem ou mesmo na quarta-feira mas foi-me impossivel.

O Sporting recebeu na passada quarta-feira o Barcelona num jogo a contar para a Liga dos Campeões, ambas as equipas já estavam apuradas para a próxima fase e era de esperar que jogassem descontraídas já que a única coisa que estava em jogo era o 1º lugar e para todos os efeitos, isso pouco importava.

Devido ao cansaço acumulado no jogo frente à Naval em que os leões acabaram o jogo com menos dois e porque este fim-de-semana há um jogo importante a contar para o campeonato não seria estranho se Paulo Bento fizesse descansar alguns jogadores mas tal não aconteceu, mais uma prova de má gestão de esforço dos jogadores por parte do treinador.
Já Josep Guardiola, treinador do Barcelona, fez descansar jogadores como Samuel Eto'o e pôs a jogar jovens pouco utilizados como Piqué ou Busquets.

O Sporting até nem entrou mal e até sofer o primeiro golo obtido por Thierry Henry, podia-se dizer que estava a controlar o jogo.
A equipa do Barcelona marcou o segundo três minutos depois, numa infelicidade de Anderson Polga que introduziu a bola na própria baliza.
A partir daí os jogadores leoninos tiveram uma atitude passiva no terreno no jogo, deixando os seus adversários a jogar à vontade.
Veio o intervalo e a equipa do Sporting subiu no terreno e começou a jogar melhor mas na sequência de um livre indirecto marcado de uma forma algo batoteira, Messi introduz a bola na baliza verde-branca.
A equipa portuguesa não desistiu e cerca de 15 minutos depois consegue o golo na sequência de um livre directo extremamente bem marcado por Miguel Veloso.
Um minuto depois, num passe em profundidade pelo ar, Liedson fica isolado e coloca o jogo em 2-3.
No minuto seguinte, ao tentar cortar uma bola, Caneira introduz a bola na própria baliza num golo à "ponta-de-lança".
Foi um completo balde de água fria para o Sporting mas a equipa da casa não desistiu apesar de não conseguir marcar.
Minutos depois Rui Patricio faz falta dentro da grande área e é expulso, sendo assinalada uma grande penalidade para o Barcelona que com alguma sorte Bojan Krkic transformou em golo.

Com a vitória por 5-2, o Barcelona garante desde já o primeiro lugar do grupo quando ainda falta jogar uma jornada.


Eis a constituição das equipas:

Sporting:
Rui Patricio; Caneira, Daniel Carriço, Anderson Polga e Grimi; Miguel Veloso, Pereirinha, João Moutinho e Romagnoli (Derlei '46); Yannick Djaló (Tiago '72) e Liedson (Hélder Postiga '79).

Barcelona: Victor Valdés; Daniel Alves, Marquez, Piqué e Cáceres; Xavi (Keita '74), Hleb e Busquets; Gudjohnsen, Messi (Pedrito '57) e Henry (Bojan '46).

Golos:
0-1 Henry '14
0-2 Polga p.b. '17
0-3 Messi '49
1-3 Miguel Veloso '65
2-3 Liedson '66
2-4 Caneira p.b. '67
2-5 Bojan Krkic '73 g.p.

Acção disciplinar:
Cartão amarelo mostrado a Caneira '54; Busquets '33 e Márquez '63.
Cartão vermelho mostrado a Rui Patricio '71


Videos:

domingo, 23 de novembro de 2008

Liga Sagres | Naval 0-1 Sporting

O Sporting ontem deslocou-se à Figueira da Foz e venceu a formação local por 1-0, com um golo apontado por Liedson à passagem do primeiro quarto de hora do desafio.

Num jogo atipico e com poucas oportunidades de golo, os leões sofreram para vencer pois não deslumbraram e viram dois jogadores seus serem expulsos no decorrer da 2ª parte, Derlei e Caneira.
Para o brasileiro foi mesmo a segundo explusão consecutiva.

No fundo, o que interessa é que o Sporting ganhou e está agora à condição no 3º lugar da prova a 6 pontos do lider Leixões.

Eis a constituição das equipas:

Naval: Peiser; Carlitos (Baradji '75), Paulão, Daniel (Dudu '59) e Diego; Bruno Lazaroni, Hauw e Davide (Marcelinho '59); Bolivia, Michel Simplicio e Marinho.

Sporting: Rui Patricio; Abel (Adrien '74), Daniel Carriço, Polga e Caneira; Miguel Veloso, Izmailov, João Moutinho e Hélder Postiga (Pereirinha '62); Derlei e Liedson

Golos:
0-1 por Liedson '14

Acção disciplinar:
Cartão amarelo a Diego '71, Baradji '85 e Hauw '88; Caneira '23 e '66, Rui Patricio '37, Hélder Postiga '60 e Pereirinha '90.
Cartão vermelho a Derlei '54 e Caneira '66.

Videos:

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Jogo de Preparação | Brasil 6-2 Portugal

Ontem a selecção nacional portuguesa deslocou-se ao Brasil e trouxe de lá uma derrota humilhante por 6-2.

Eu não vi o jogo de modo a que não posso fazer uma análise, apenas ouvi na rádio os primeiros 20 minutos de jogo e estaria longe de imaginar tal resultado final.

Apesar de ser um jogo amigável, o que é certo é que esta derrota fez ego em todo o mundo e não tranquilizou os adeptos portugueses que cada vez estão mais desconfiados no não apuramento de Portugal para o Mundial 2010.

Sinceramente, para dar tão má imagem e oferecer tão pouco empenho, para quê uma viagem tão longa até ao outro lado do Atlântico?

Constituição das equipas:

Brasil: Júlio César; Maicon, Thiago Silva, Luisão e Kléber (Marcelo '81); Gilberto Silva, Elano (Mancini '76), Anderson (Josué '80) e Kaká; Robinho (Alex '81) e Luis Fabiano (Adriano '67).

Portugal: Quim; Bosingwa, Pepe, Bruno Alves e Paul Ferreira; Maniche (César Peixoto '84) e Tiago (Raul Meireles '46); Simão (Hugo Almeida '77), Deco (João Moutinho '67) e Danny (Nani '46); Cristiano Ronaldo.

Acção disciplinar:
Cartão Amarelo exibido a Elano '59 e Marcelo '84; Danny '21 e Cristian Ronaldo '84

Golos:
0-1 Bruno Alves '4
1-1 Luis Fabiano '8
2-1 Luis Fabiano '24
3-1 Maicon '55
4-1 Luis Fabiano '57
4-2 Simão '61
5-2 Elano '65
6-2 Adriano '90

Videos:

sábado, 15 de novembro de 2008

Liga Sagres | Sporting 0-1 Leixões

O campeonato voltou e as equipas grandes jogaram novamente.
Já com o conhecimento da vitória do FC Porto frente ao Vitória de Guimarães o Sporting entrou em campo contra o líder Leixões.

O Sporting não teve um começo exuberante mas deu sempre o "sinal +" ao longo de toda a primeira parte, criando as principais (embora poucas) ocasiões de golo.

Na segunda parte e quando lhe eram exigidos golos, os leões foram incapazes de criar soluções ofensivas e o Leixões foi avançando no terreno, alcançando mesmo o golo da vitória a meio da etapa complementar.

Em desvantagem, o Sporting foi à mesma incapaz e os leixonenses até tiveram mais perto de ampliar a vantagem do que os leões do empate.

Embora, o Leixões tivesse jogado muito bem e segurado a vantagem de um modo expectacular, durante toda a partida o jogo foi muito equilibrado e talvez o empate até fosse o resultado mais justo.


Vejam a ficha de jogo:

Sporting: Rui Patricio; Abel, Daniel Carriço (Yannick Djaló '71), Polga e Miguel Veloso; Rochemback (Pedro Silva '35 (Grimi '44)), João Moutinho, Izmailov e Romagnoli; Liedson e Hélder Postiga.

Leixões: Beto; Vasco Fernandes, Elvis, Joel e Laranjeiro; Hugo Morais, Diogo Valente (Zé Manuel '74), Bruno China, Braga (Sandro '90) e Roberto Sousa; Wesley (Nwoko '87).


Golos:
0-1 por Roberto Sousa '66


Acção disciplinar:
Cartão amarelo a Abel'68; Joel '45 e Roberto Sousa '63.


Video do golo:

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Taça UEFA | AC Milan 1-0 Sp. Braga

Por muito que pensem aquilo que disse no nick nada tem a ver com nacionalismos e quem viu o mesmo jogo que eu vi sabe disso.

O Sporting de Braga apresentou-se em Milão sem timidez, a jogar de igual para igual e até com as principais situações de golo, houve mesmo duas oportunidades na primeira parte (de Renteria e César Peixoto) iminentes de golo.

O Braga tomou completo controlo do jogo, chegou a encostar os italianos ao seu meio-campo defensivo e prova disso foi o facto de Eduardo não ter feito uma única defesa (!).

Depois de já se falar nos comentários na Sporttv de um empate com sabor a vitória eis que veio a seis segundos de se esgotar o tempo de compensação um balde de água fria, ou seja, um (grande) golo de Ronaldinho.

Numa pequena nota, Eduardo bateu o recorde de Vitor Baía e é agora o guarda-redes português com mais minutos seguidos sem sofrer golos nas competições europeias.

Fiquem com a Ficha de Jogo:

AC Milan: Dida; Antonini, Kaladze, Senderos e Jankulovski; Emerson (Seedorf '68), Gattuso, Flamini e Alexandre Pato (Ronaldinho '63); Inzaghi e Shevchenko.

Sp. Braga: Eduardo; Frechaut, Rodríguez, Moisés e Evaldo; Vandinho, Luis Aguiar e César Peixoto (Matheus '74); Alan (João Pereira '89), Meyong (Paulo César '46) e Renteria.

Golos:

1-0 Ronaldinho '90+3

Acção disciplinar: Não houve cartões


Video do golo:





Videos dos melhores momentos:

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Liga dos Campeões | Sporting 1-0 Shakhtar Donetsk

Pela primeira vez na sua história, o Sporting chegou aos Oitavos-de-Final da Liga dos Campeões.
Já antes tinha atingido os Quartos-de-final mas a competição tinha outro formato e era ainda denominada como Taça dos Campeões.

O Sporting venceu hoje em Alvalade o Shakhtar Donetsk por 1-0, golo apontado por Derlei pouco antes do último quarto-de-hora da partida.

Na primeira parte a equipa leonina entrou algo ansiosa no jogo e os passes, controlos de bola e remates não saiam bem à equipa chegando estar em apuros durante algumas investidas dos ucranianos na frente de ataque.

No segundo tempo vimos uma nova equipa que encostou o seu adversário ao seu meio-campo defensivo e acabou por conseguir um golo apontado por Derlei que tinha acabado de entrar.

Ficha de Jogo:

Sporting: Rui Patricio; Abel, Anderson Polga, Caneira e Grimi; Miguel Veloso; Izmailov (Pereirinha'90+2), Rochemback e João Moutinho; Liedson e Hélder Postiga (Derlei'69)

Shakhtar Donetsk: Pyatov; Hübschman (Lewandowski'81), Oleksandr Kucher, Razvan Rat e Chyhrynskyi; Fernandinho, Jadson (Luiz Adriano'75), Willian e Srna; Brandão e Marcelo Moreno

Golos:
1-0 por Derlei '73

Acção disciplinar:
Cartão amarelo mostrado a João Moutinho'22 e Hélder Postiga'42; Hübschman'24, Chyhrynskyi'54, Jadson'64, Brandão'78 e Kucher'90


Video do golo:

domingo, 2 de novembro de 2008

Liga Sagres | Vit. Guimarães 1-2 Benfica



O Benfica hoje conseguiu uma vitória importantissima numa deslocação ao Minho, onde bateu o Vitória de Guimarães por 2-1.

Eis a ficha de jogo:

Vit. Guimarães: Nilson; Luciano Amaral, Gergory, Danilo (Momha'46) e Andrezinho; Wênio, Desmarets (Luis Filipe '58), Flávio Meireles (Nuno Assis'46) e João Alves; Roberto e Douglas.

Benfica: Quim; Maxi Pereira, Luisão, Sidnei e Jorge Ribeiro; Ruben Amorim (Binya '85), Katsouranis, Yebda e Reyes; Aimar (Carlos Martins '69) e Suazo (Cardozo '77)

Marcha no marcador:

0-1 por Suazo '15
0-2 por Sidnei '18
1-2 por Douglas '41

Acção disciplinar:
Cartão amarelo a Danilo '11, Flávio Meireles '34, Pablo Aimar '34, Reyes '42 e '45 e Wênio '63.
Cartão vermelho a Reyes '45 por acumulação.


Com esta vitória o Benfica alcança assim a vice-liderança do campeonato à condição, já que só amanhã o Nacional entre em campo no derby da Madeira frente ao Maritimo.


Fiquem com os videos dos golos:

sábado, 1 de novembro de 2008

Liga Sagres | Rio Ave 0-1 Sporting

O Sporting aproveitou da melhor maneira a escorregadela do FC Porto na Figueira da Foz e conseguiu vencer no dificil campo do Rio Ave.

O Sporting regressa assim às vitórias três jogos depois num terreno onde o Porto e o Benfica empataram e isso é algo motivador.

Os leões venceram por 1-0 com o golo da vitória a ser apontado por Liedson aos '41 após ter cortado um passe de Bruno Mendes, isolou-se e rematou para o lado direito do guardião Paiva.

O Sporting apresentou o seguinte onze:
Rui Patricio; Pedro Silva, Anderson Polga, Caneira e Grimi; Rochemback; Izmailov (Pereirinha '90), João Moutinho e Romagnoli (Miguel Veloso'60); Derlei e Liedson.

Pedro Silva e João Moutinho viram cartões amarelos e Derlei foi expulso após acumulação.


Com esta vitória a equipa leonina reparte à condição a liderança da Liga Sagres com Nacional e Leixões.


Fiquem com o golo que deu a vitória ao Sporting: